Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

4 de janeiro de 2011

Sarcáustico ganha o Prêmio de Incentivo à Pesquisa Teatral no Teatro de Arena para 2011




2010 não poderia terminar de forma mais estupenda: depois de termos recebido 4 Troféus Açorianos de Teatro, incluindo Melhor Espetáculo e Direção para "Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá", acabamos de descobrir que também fomos agraciados com o Prêmio de Incentivo à Pesquisa Teatral no Teatro de Arena para o primeiro semestre de 2011. Este prêmio prevê a ocupação do Teatro de Arena em 2011, com a realização de uma temporada de trabalho inédito.
Nosso espetáculo será a adaptação cênica dos contos de David Foster Wallace intitulados "Breves Entrevistas com Homens Hediondos", reunidos em livro homônimo. Nossa pesquisa objetiva discutir outras possibilidades para a direção teatral gaúcha através de debates, ensaios abertos e oficinas. Além disso, cada ator do espetáculo estará encarregado de dirigir um dos colegas em sua "entrevista". Resumo: a peça será um mosaico de "breves espetáculos". Acharam confuso? Estranho? Diferente? Pretensioso? Vocês ainda não viram nada...


Os textos de Wallace têm a cara do Sarcáustico, com seu humor mordaz e sua profunda conexão com questões contemporâneas; prá nós, é uma verdadeira honra estar podendo trazer à cena o trabalho de um dos maiores - e mais experimentais! - escritores estadunidenses, tão pouco conhecido no Brasil.

E prá deixar todo mundo com água na boca, abaixo as palavras proferidas por um desses homens hediondos:



"E se não fosse o povo judeu no Holocausto, se fosse só eu no Holocausto? Quem você acha que ia se importar? Acha que alguém se importou com Victor Frankl ou admirou a humanidade dele até ele dar a todos O homem em busca de sentido? Não estou dizendo que aconteceu comigo, com ele ou com minha esposa nem mesmo que aconteceu, mas e se aconteceu? E se eu fizesse isso com você? Bem aqui? Te estuprasse com uma garrafa? Acha que faria alguma diferença? Por quê? O que você é? Como você sabe? Você não sabe merda nenhuma."
David Foster Wallace




E a todos que nos acompanham, desejamos um Feliz 2011! Que ele seja