25 de abril de 2011

Escola enfrenta desperdício de alimentos com música

Foto: Carolina Cottens/PMPA
Redução do desperdício de alimentos já é verificado na escola Moradas da Hípica Redução do desperdício de alimentos já é verificado na escola Moradas da Hípica
Foto: Divulgação / PMPA
Sete letras de músicas ajudam a racionalizar uso de alimentos Sete letras de músicas ajudam a racionalizar uso de alimentos
No final do ano passado, enquanto acompanhava uma turma de alunos no refeitório, a professora de música da Escola Municipal de Ensino Fundamental Moradas da Hípica, Angela Sanchotene, observou que alguns deles serviam comida em excesso e deixavam sobras que iam para o lixo. Surgiu a ideia, então, de levar essa questão para os próprios estudantes, dando início a um projeto de música que ganha novos adeptos a cada dia.
O projeto piloto envolveu os 36 alunos da turma C20, antiga 7ª série e atual 8º ano, e que atualmente frequentam a C30 (correspondente à antiga 8ª série). “No final de setembro de 2010, motivamos esses jovens a comporem músicas tratando do tema do alimento desperdiçado e de como seria possível evitar esse comportamento”, explica Angela. As produções textuais foram bem significativas e as letras ganharam acompanhamento musical.
Hoje, as paredes do refeitório exibem sete letras de músicas abordando o tema. A intenção, revela a professora de música, é, ainda neste mês, fazer com que o grupo passe nas outras turmas, levando, em forma de música, a ideia de que é possível, evitar o desperdício e melhor aproveitar os alimentos.
Enquanto o trabalho segue em desenvolvimento, os números registram queda no desperdício de comida durante as refeições na Moradas de Hípica. Entre setembro e dezembro, quando o projeto foi iniciado, a escola, ao final das três refeições (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), recolhia 4,5 quilos por dia de lixo, fruto das sobras deixadas nos pratos. “Hoje, conseguimos reduzir esse desperdício em 68,6%”, informa Josefina Gonçalves Olympio, técnica em nutrição da escola.
Satisfeita com os resultados obtidos até agora, ela destaca a importância do envolvimento dos alunos na elaboração de letras de músicas e também dos professores que continuam orientando os estudantes sobre como evitar as sobras de alimentos nos pratos.