Foto: Mirele Pacheco/Divulgação PMPA
Secretária de Educação, Cleci Jurach, na reunião com membros do Conselho
Secretária de Educação, Cleci Jurach, na reunião com membros do Conselho
Para a secretária Cleci, o convite para a participação na reunião foi muito importante, já que a entidade atua como um órgão de fiscalização, colaborando na melhoria de propostas e na geração de diretrizes para a Rede Municipal de Ensino (RME). Logo no início, a novidade foi o anúncio da aquisição do Colégio Santa Rosa de Lima, no bairro Santana, pela prefeitura, que já sedia, nos três turnos, os 848 alunos do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CMET) Paulo Freire.
Sobre a educação infantil, a atenção foi dada à diminuição da demanda das comunidades por vagas, também em cumprimento à legislação, a possibilidade de Jardim de Infância em tempo integral, ainda em votação, e o direcionamento de professores especializados, de música e educação física, para Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) que já atendem em turno integral. Além disso, o encontro abordou a destinação de verbas, convênios, instituições mantenedoras e obras.
Creche do aço - Para 2012 está planejada a entrega de 12 novas instituições de educação infantil, cinco que serão inauguradas ainda nesta primeira quinzena de março, e mais sete em andamento. Além disso, a licitação de 12 outras instituições infantis e mais 15 demandas do Orçamento Participativo (OP) para construção de escolas também foram mencionadas. “A projeção é de que, se nossas construções e reformas forem entregues até o fim do ano, sobrarão vagas na pré-escola, para crianças de quatro anos”, revelou Cleci.
Também há a solicitação de empresas com projetos diferenciados para construções modernas e rápidas de escolas. Neste caso, a secretária convidou os presentes para que visitem a Instituição de Educação Infantil Vó Belinha, na Lomba do Pinheiro, também chamada de a “Creche do Aço”, para que possam analisar e verificar a possibilidade desse tipo de obra, com novo material, o que possibilita a construção em até 90 dias.
“Sabemos que a rede municipal infantil tem de ser ampliada e estamos fazendo os cálculos para que isto se torne viável”, disse Cleci. De acordo com a presidente do CME, Regina Maria Duarte Scherer, a educação infantil também é preocupação e responsabilidade do conselho.
CME - Criado sob a Lei Municipal número 248, de 23 de janeiro de 1991, é um órgão consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador do Sistema Municipal de Ensino. Por intermédio das entidades que o compõem e da participação nos diversos fóruns que discutem a educação no município, tem como objetivo estabelecer o diálogo entre as diversas instituições municipais de ensino e a sociedade.
Texto de: Rafaela Redin, com supervisão de Tiago Nequesaurt
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Edição de: Vanessa Oppelt Conte