A nova edição do edital Pró-cultura RS
– Fundo de Apoio à Cultura (FAC) “Juntos pela Cultura 2” será apresentada pela
Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) com
abertura de inscrições entre 24 de outubro de 2017 e 24 de janeiro de 2018. O
lançamento acontece nesta segunda-feira (23), às 15h30, no Palácio Piratini com
as presenças do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, do governador do Estado,
José Ivo Sartori, e do secretário estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer,
Victor Hugo.
O valor total disponível para financiamento aos projetos culturais é de R$
4.5 milhões, o maior edital já apresentado no Estado. O edital será publicado na
terça-feira (24) no Diário Oficial do Estado (DOE). A inscrição de projetos
poderá ser feita por Pessoas Físicas e Jurídicas de direito privado que
receberão financiamento do Pró-cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura – FAC.O edital contempla projetos de todas as áreas e segmentos culturais. Já a liberação dos recursos ocorrerá de forma parcial, sendo 90% após a contratação e 10% após o término da realização e comprovação de cumprimento integral do Plano de Trabalho. Após o recebimento dos recursos financeiros da primeira parcela em conta, o produtor fica autorizado a iniciar a realização do Plano de Trabalho.
As propostas apresentadas deverão obrigatoriamente ser classificadas em uma das finalidades nas modalidades do Cadastro Estadual de Produtor Cultural (CEPC). As modalidades para Pessoa Jurídica são: Produção; Circulação; Circulação Nacional/Internacional; Programação em Espaço Cultural; e Qualificação e Formação. Na categoria para Pessoa Física são Microprojetos Culturais; e Microprojetos Culturais Iniciantes. Os projetos deverão ser cadastrados exclusivamente na página www.procultura.rs.gov.br
RS Criativo
Ainda antes da agenda “Juntos pela Cultura 2”, acontece às 14h no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a abertura do Espaço RS Criativo – projeto em parceria com o Governo Federal. O escritório é uma ferramenta para apoio e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos por meio da oferta de de capacitação e consultorias voltadas para artistas, produtores e técnicos que atuam na Economia Criativa. O ministro Leitão acompanha o evento.