Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

30 de maio de 2017

Hoje Sopapo Poético - edição de maio/2017



NA TERCEIRA EDIÇÃO DE 2017, O SOPAPO POÉTICO RECEBE A POETISA ANA DOS SANTOS

Dando continuidade à programação de 2017, o SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia recebe na edicão deste mês a professora e  poetisa Ana dos Santos. O evento acontece no próximo dia 30 de maio, terça-feira, no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, Av. Ipiranga, 311, com entrada franca.

O sarau SOPAPO POÉTICO é promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro celebra o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas.

ANA DOS SANTOS 
Poetisa, professora de Literatura e contadora de histórias, Ana é gaúcha de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Formada em Letras pela UFRGS, participou e venceu concursos de Poesia na universidade e recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Lila Ripoll na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Escreveu pequenas crônicas no Livro da Tribo (SP) e no livro "Brazil by Night" (SP). Venceu o Concurso Ministério da Poesia (World Art Friends) onde publicou o livro "Flor" (Portugal). Está com poemas na Antologia Águia 2009 (AmiGos Unidos Incentivando As ArteS), no livro Pretessência – Sopapo Poético, na Revista Gente de Palavra e na Revista Poesia Sem Medo. Artista independente, criou o jornal digital "Sociedade dos Poetas Vivos" e colou poemas e muros do Brasil, projeto "As paredes têm ouvidos e sabem do nosso amor". É mãe de Guilherme, seu melhor poema! Blog: "Flor do Lácio".

SOPAPINHOCom a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Solicitamos aos pais que tragam lanches para serem compartilhados no sopapinho.

FEIRA AFRO
A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música - e muito mais - são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

CINE KAFUNÉ
Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários afrocentrados.


SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia
Edição de maio de 2017
Convidada: ANA DOS SANTOS
Quando: terça-feira, 30 de maio, às 19h30min
Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó
Av. Ipiranga, 311, Menino Deus - Porto Alegre/RS
CONTRIBUIÇÃO ESPONTÂNEA

Contatos:
sopapo.poetico@gmail.com
(51) 99365-3315 - 99117-4559 - 99317-6497 - 99218-5449

Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

Apoios:
Centro de Referência do Negro Nilo Feijó
Cine Kafuné
SINDIPETRO - Sindicato dos Petroleiros
Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)
Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Secretaria de Desenvolvimento Social