Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

26 de junho de 2017

Escola da Ospa promove recital gratuito na Biblioteca Pública



Em sua segunda edição de 2017, Série leva música de câmara à Biblioteca Pública - Foto: Mariana Sirena
Em sua segunda edição de 2017, Série leva música de câmara à Biblioteca Pública – Foto: Mariana Sirena
Estudantes avançados de violoncelo, oboé e violino do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se apresentam nesta quarta-feira (28) na Biblioteca Pública do Estado (BPE). Este será o segundo concerto da Série Recitais na Biblioteca 2017, com início às 19h e entrada franca.
O repertório da apresentação contempla obras nos gêneros sonata, concerto e fantasia, compostas por Bernhard Romberg (1767-1841), Georg Friedrich Häendel (1685-1759), Francis Poulenc (1899-1963), Charles Auguste de Beriot (1802-1870) e Ludwig van Beethoven (1770-1827). As peças serão interpretadas por Ricardo da Cruz de Araújo (violoncelo), João Pedro Schwingel Carada (oboé), Mateus Colares de Souza (oboé), Izandra Alves (violino) e Daniela Luz (violino), com acompanhamento do pianista da Ospa André Carrara.
Sobre a Escola de Música da Ospa
Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas, que hoje integram a Ospa, estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola atende em torno de 200 alunos. Além disso, o conservatório conta com grupos orquestrais, regidos pelo maestro e violinista Arthur Barbosa e com um coral, dirigido pelo regente e violista Cosmas Grieneisen. A direção é de Diego Grendene de Souza.
Série Recitais na Biblioteca 2017
Quando: 28 de junho, quarta-feira, às 19h
Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE)
(Rua Riachuelo, 1190, Centro, Porto Alegre-RS)
Mais informações: (51) 3228-6737
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
Romberg, B. – Sonata para cello e piano op. 43 n° 1 em Sib M (1° movimento – Allegro) por Ricardo da Cruz de Araújo (Violoncelo)
Häendel, G. F. – Concerto para oboé e orquestra em Sol m (Grave/Allegro/ Sarabande – Largo/ Allegro) por João Pedro Schwingel Carada (Oboé)
Poulenc, F. – Sonata para oboé e piano (Élégie – Paisiblement/Scherzo – Trés Animé/ Déploration – Trés Calme) por Mateus Colares de Souza (Oboé)
Beriot, C. A. – Fantasia op. 100 por Izandra Alves (Violino)
Beethoven, L. Van – Sonata para violino e piano Op. 23, n°4 em Lá m (1° movimento – Presto) por Daniela Luz (Violino)
Pianista – André Carrara (acompanhamento)