Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de outubro de 2018

Ministério da Cultura anuncia liberação de recursos para o Estado em sessão do Conselho Estadual de Cultura

 

O Conselho Estadual de Cultura recebeu na tarde desta terça-feira a visita do Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão em companhia do Secretário da Cultura do Estado Victor Hugo. O Ministro oficializou um convênio no valor de 5 milhões de reais com o estado do Rio Grande do Sul retomando as atividades dos pontos de cultura. Este foi um momento histórico na história da instituição: foi a primeira vez, em seus 50 anos de história, que receberam a visita de um ministro do governo federal. O encontro aconteceu depois de pedido pela retomada dos pontos de cultura no Rio Grande do Sul, sublinhando seu compromisso com a comunidade cultural no estado.

O Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio felicitou o ministro pelo seu esforço e comprometimento no exercício de sua função. O ministro Sérgio Sá Leitão agradeceu o convite e ressaltou que a cultura, por essência, é um espaço para a pluralidade e para a diversidade. “Tentei manter isso ao me relacionar com todos os segmentos da cultura”, afirmou o ministro. Ele defendeu a existência do Sistema Nacional de Cultura, ao dizer que esta é uma política de estado, não de governo.

O Conselho Estadual de Cultura, através de seu presidente, aproveitou para manifestar ao ministro a necessidade de uma Conferência Nacional de Cultura, um encontro de agentes culturais de todo o Brasil, cuja última edição aconteceu em 2013. O ministro argumentou que a sua realização neste momento teria pouca relevância e a previsão para a próxima edição é que aconteça no primeiro semestre de 2019, no início do próximo governo.

A iniciativa dos pontos de cultura faz parte da Política Nacional de Cultura Viva, criada em 2014 e presente nos 24 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Ela surgiu para garantir a ampliação do acesso da população aos meios de produção, circulação e fruição cultural a partir do Ministério, e em parceria com governos estaduais e municipais e por outras instituições, como escolas e universidades.

Ao final o ministro e o secretário foram presenteados pela Comissão Gaúcha de Folclore com a sua medalha de 70 anos de história.