Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de maio de 2018

Escolas de Dança participam de encontro com Ana Botafogo

25/05/2018 11:36:08

Foto: Divulgação/ PMPA
Aluna Mariely da Cruz fará apresentação com a coreografia Marielle Presente 
Aluna Mariely da Cruz fará apresentação com a coreografia Marielle Presente
Neste sábado, 26, será realizada a segunda edição do evento Educação em Dança, no Teatro CIEE (rua Dom Pedro II, 861, bairro São João). O evento tem como objetivo proporcionar atualizações, vivências e trocas de experiência entre profissionais e amantes da dança. Para o ano de 2018, a edição traz como tema Encontro com Ana Botafogo, a eterna primeira bailarina brasileira. O objetivo dessa iniciativa é absorver a experiência da bailarina e compartilhar como a dança está sendo trabalhada no Rio Grande do Sul.

Trinta alunos das cinco Escolas Preparatórias de Dança (EPDs) participarão da palestra Vida de Bailarina e a EPD Senador Alberto Pasqualini fará apresentação na Mostra de Dança com a coreografia Marielle Presente, um solo da aluna Mariely da Cruz, e com Introdução, primeira produção coreográfica do aluno Iago Poersc, com Paola Baldissera, Jade Fidelis e Iago Poersch.

A programação inicia-se com a palestra Vida de Bailarina, às 10h, quando Ana Botafogo conta toda a sua trajetória no mundo da dança como bailarina e como a “empresa” que se tornou. Às 14h, 20 bailarinos inscritos participam da master class ministrada por Ana, uma aula de balé avançado, em que será possível assistir da plateia. A partir das 19h, será realizada a mostra comentada. Grupos inscritos de diversas localidades do estado apresentarão suas coreografias, nas modalidades de balé, jazz e contemporâneo, adulto ou infantil. Cada coreografia será contemplada com um áudio pós-evento com todos os comentários da Ana Botafogo. No fim da mostra, os grupos serão premiados nas categorias destaque coreográfico, destaque ensaio e destaque criatividade.

A Escola Preparatória de Dança é um projeto vinculado à Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, que mantém a formação de jovens e crianças da periferia que recebem gratuitamente aulas regulares de dança em escolas municipais da Capital. O projeto é desenvolvido em parceria pelas Secretarias Municipais da Cultura e da Educação. Funciona em cinco Escolas de Ensino Fundamental da capital (Emef José Loureiro da Silva - Cristal, Emef Pepita Leão - Passo das Pedras, Emef Liberato Salzano Vieira da Cunha - Sarandi, Emef Vitor Issler - Vila Mario Quintana e Emef Senador Alberto Pasquilini – Restinga), atendendo cerca de 400 alunos por ano.




/danca


Texto de: Paulinho Beccon
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.