01/08/2018 15:06:28
O Atelier Livre Xico Stockinger, Centro Municipal de Cultura, Arte
e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307) está com inscrições
abertas para cursos regulares e extras que serão realizados no segundo semestre.
Os cursos extras são resultado do Edital CAP/Atelier Livre 2018. No edital foram
selecionados 17 cursos que serão realizados entre 2018 e 2019. É a primeira vez
que o Atelier lança edital para preencher as vagas dos cursos. Neste semestre
serão realizados nove cursos nas mais diversas linguagens como pintura, HQ,
performance, gravura, papel artesanal, cerâmica, etc.
Além dos cursos extras, diversos cursos regulares ainda estão recebendo inscrições. O prazo de inscrição para os cursos extras e regulares vai até o dia 20 de agosto.
Inscrições e informações
Atelier Livre da Prefeitura Xico Stockinger
Centro Municipal de Cultura Av. Erico Veríssimo, 307
alivre@smc.prefpoa.com.br
blog: atelierlivre.wordpress.com
Secretaria do Atelier Livre
Fones/ 3289 8057/ 3289 8058
Cursos regulares com vagas abertas
Seminário Arte como profissão na era dos curadores e Bienais
Professor: José Francisco Alves
16, 23 e 30 de agosto e 13 e 27 de setembro
Quintas-feiras, 19h às 22h
Valor: R$ 100
Objetivos básicos: Abordar questões da situação profissional e de mercado de trabalho do artista plástico, bem como de orientações sobre aspectos práticos da arte como profissão, na era dos curadores e das bienais. Público alvo: Artistas plásticos (pintores, escultores, gravadores, fotógrafos, etc.); estudantes universitários de arte e educação artística; funcionários de organismos culturais, produtores culturais e interessados com algum conhecimento na área.
Sem pré-requisitos. Vagas: limitadas, por ordem de efetivação da matrícula. Na primeira aula, aos inscritos será entregue uma apostila/cronograma do conteúdo do curso e bibliografia.
José Francisco Alves é o orientador das oficinas de Escultura em Pedra do Atelier Livre, graduado em Escultura, Doutor em Artes Visuais.
Oficinas
Metal (Introdução e Avançado)
Professor: Wilson Cavalcante (Cava)
Dia / Turno: terça-feira - noite
Duração: dois semestres
Técnicas de gravar e imprimir a calcografia: Gravação direta, indireta, água forte, água tinta e uso de diferentes papeis. Edições observando convenções.
Pré-requisitos: sem pré-requisitos, entrevista
Xilogravura (Introdução, Intermediário e Avançado)
Wilson Cavalcante (Cava)
Dia / Turno: quarta-feira – tarde (turma A) e noite (turma B)
Duração: dois semestres
Prática de gravar em materiais como madeira, borracha, plástico ou linóleo tendo a xilogravura como linguagem expressiva. Edições observando convenções.
Ingresso: entrevista.
Introdução à gravura
Professor: Renato Garcia
Dia/Turno: quinta-feira - tarde
Duração: dois meses
Serão realizados exercícios introdutórios à linguagem da gravura, com exercícios de monotipia, xilogravura, xilogravura em cores. Sem pré-requisitos, entrevista
Exercícios Básicos de desenho e pintura (Introdução)
Professor: Renato Garcia dos Santos
Dia / Turno: segunda-feira - manhã
Duração: um semestre
Exercícios básicos (linha e desenho, esboço, textura, luz e sombra, proporção, perspectiva, profundidade e uso da cor) relativos ao desenho e a pintura com tinta acrílica.
Pré-requisitos: entrevista e teste prático
Escultura em Pedra para iniciantes
José Francisco Alves
Dia/turno: quinta-feira - tarde
Duração: um semestre
Realização de esculturas em pedra sabão. Desenvolvimento das técnicas de esculpir a pedra com ferramentas específicas.
Pré-requisitos: experiência prévia em algum trabalho artístico, especialmente trabalhos tridimensionais (escultura, entalhe, cerâmica, objeto). Os alunos devem providenciar os materiais e ferramentas que serão utilizadas na oficina: pedra-sabão, barro, ferramentas manuais e elétricas e entrevista.
Observação Orgânica
Ana Flávia Baldisserotto
Dia/Turno: segunda-feira - tarde
Este curso visa a ampliar a consciência de nossa relação com o mundo vegetal através de práticas de cultivo acompanhadas de proposições envolvendo desenho, fotografia, video e escrita. O curso estimula também a pesquisa e troca de informações sobre os ciclos, características e propriedades das plantas que nos cercam, de modo a produzir um campo fértil para o desenvolvimento de projetos artísticos individuais e/ou coletivos em torno dos temas suscitados pelo curso.
Duração: um semestre
Pré-requisitos: sem pré-requisito, conversa aberta com os interessados na primeira semana do semestre.
Arte e Contexto
Ana Flávia Baldisserotto
Dia/Turno: sexta-feira – manhã (quinzenal)
Grupo de estudos com ênfase no campo das práticas artísticas ditas contextuais, dialógicas e participativas. Tem como objetivo reunir interessados em práticas e projetos artísticos que enfatizam a colaboração e a dimensão coletiva da experiência social. O grupo propõe a discussão das questões que o tema suscita através da leitura e discussão de bibliografia específica, estudos de caso e relatos de experiência.
Pré-requisitos: sem pré-requisito, conversa aberta com os interessados na primeira semana do semestre.
Bordado inventado na praça
Ana Flávia Baldisserotto
Dia/turno: encontros mensais aos sábados
Ação de aproximação entre vizinhos, passantes e a comunidade de artistas, professores e alunos do Atelier Livre através de rodas de bordado inventado de grandes toalhas de mesa que são usadas em piqueniques e/ou festas concebidas coletivamente na praça. Os encontros funcionam como laboratórios colaborativos onde a convivência e o compartilhamento de experiências, histórias, saberes e desejos abrem caminhos para a invenção.
Pré-requisitos: sem pré-requisito, conversa aberta com os interessados na primeira sexta-feira do semestre, às 9h no auditório do Atelier Livre.
Local: Auditório e Praça Lupicínio Rodrigues
Histórias ambulantes
Ana Flávia Baldisserotto
Dia/Turno: quarta-feira - tarde
Oficina em formato de prática colaborativa, no âmbito do projeto Armazém de Histórias Ambulantes, uma banca de escambo que atua quinzenalmente no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Os participantes da oficina tem a oportunidade de integrar-se às atividades cotidianas da banca, bem como trabalhar na elaboração de narrativas textuais e visuais suscitadas pela observação e escuta dos narradores de rua.
Pré-requisitos: sem pré-requisito, conversa aberta com os interessados na primeira quarta-feira do semestre, às 14h, no auditório do Atelier Livre.
Local: Auditório do Atelier Livre e Redenção
Programação cursos extras 2018 - 2º semestre
Fundamentos da Litografia
Professora: Cylene Dallegrave
22 de agosto a 19 de dezembro
quartas-feiras, 14h as 17h
Duração: dois semestres
Valor: R$ 250 / por semestre
Princípios básicos da litografia, com prática em atelier. Preparação da matriz; desenho com lápis, bastão ou pena; uso de pincel e aguadas; experimentação de texturas; processos químicos; entintagem; impressão; convenções para siglas e numeração de cópias. A utilização da cor também será enfocada, através de colagens (chine collé) e/ou impressão em cores, bem como outros experimentos como a transferência de xerox e a utilização de suportes não tradicionais.
Pré-requisito: sem pré-requisito
Cylene Dallegrave - Formada em Jornalismo (PUC/RS, 1985) e pós-graduada em Poéticas Visuais, com ênfase em Gravura, Fotografia e Imagem Digital (Feevale/RS, 2004). Frequentou o núcleo de xilogravura do Centro de Desenvolvimento da Expressão/RS e a oficina de Litografia do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Participou da Diretoria Executiva do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul de 2003 a 2005. Como artista gravadora, recebeu o Prêmio Aquisição no 16º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre e integrou o grupo Aflecha, pelo qual recebeu o 1º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na categoria Projeto Alternativo em Produção Plástica. Também assina trabalhos como designer gráfica, tendo em seu portfolio os Prêmios Jabuti e Açorianos de Literatura.
Gravura em metal: Interferências e Montagens
Professora: Nara Amélia
22 de agosto a 19 de dezembro
quartas-feiras, 9h às 12h
Duração: dois semestres
Valor: R$ 250 / por semestre
Curso prático que propõe a criação artística por meio da gravura em metal em relação com o desenho, aquarela e bordado. Através de uma poética interdisciplinar, entre o universo das Artes Visuais e da Literatura, propõe-se a aproximação de imagens e textos. O caráter múltiplo da gravura será pensado como meio de produção de obras únicas, através de interferências e montagens posteriores à impressão. Sem pré-requisito
Nara Amelia - É artista visual, professora e pesquisadora. Sua produção artística envolve gravura, desenho e bordado, e explora relações entre artes visuais e literatura. Doutora em Poéticas Visuais (2014, UFRGS) e professora do Curso de Artes Visuais da UFPel (2016-2018). Em 2013 teve sua produção artística premiada no 7º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (Prêmio Incentivo e Destaque em Gravura). Em 2012, recebeu o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea (Minc/Governo Federal).
Oficina de Cerâmica Básica
Professor: Gilberto Menegaz
23 de agosto a 20 de dezembro
Quintas-feiras, 19h às 22h
Duração: um semestre
Valor: R$ 250
Conhecimentos básicos de construção de objetos cerâmicos, através de técnicas de rolinhos, placas ou modelagem, bem como técnicas de pintura e revestimentos com engóbes e polimento, processos de queima alternativos. Neste módulo o aluno iniciante ou com algum conhecimento básico aprenderá as diferentes técnicas e tipos de construção em cerâmica, chegando ao final do curso habilitado a construir diferentes peças em diversos acabamentos e técnicas, explorando a mono-queima em forno elétrico e queimas alternativas, com serragem e folhas. Sem pré-requisito
Gilberto Menegaz - Licenciatura em Artes Visuais 2017 – Instituto de Artes/UFRGS;; Bacharelado em Artes Visuais 2011 - Instituto de Artes/UFRGS; Foi bolsista de Iniciação Científica Pibic/CNPq – UFRGS, em pesquisa sobre azulejaria colonial e contemporânea, coordenação professor Carusto Camargo, 2013/2014; foi bolsista e instrutor das Oficinas do Núcleo de Instauração da Cerâmica Artística, Instituto de Artes/UFRGS, 2010/ 2011; além disso, estudou escultura, cerâmica e serigrafia em diferentes espaços de formação, sob orientação de artistas como Mauro Fuke e Cláudio Ely. Atua como instrutor de cursos de cerâmica em seu atelier desde 2014.
A Experiência da pintura - Processos Comtemporâneos
Professora: Carla Barth
24 de agosto a 21 de dezembro
Sextas-feiras – 9h às 12h
Duração: um semestre
Valor: R$ 250
O curso é voltado para a experimentação da prática da pintura com a finalidade de explorar diferentes processos que possam enriquecer o repertório criativo dos participantes. O curso também pretende abordar como referência, diversos artistas cujos trabalhos apresentam características híbridas em seus processos de criação. Sem pré-requisito
Carla Barth - Artista e ilustradora, começou suas atividades artísticas em 2005. Formada em Comunicação pela PUCRS, estudou desenho e escultura no Atelier Livre (RS) além de cursos livres de arte contemporânea com Guilherme Dable, Maria Helena Bernardes, Ana Flávia Baldisserotto, Charles Watson e Jaílton Moreira. Realizou exposições no Brasil e no exterior. Suas obras foram divulgadas em revistas de diversos países. Se inspira na natureza e nas diversas influências do folclore, mitologia, arte naif, clássica e oriental. Seus trabalhos nos transportam para o mundo da justaposição surreal e realidades reorganizadas, exploram uma área que está, estranhamente, sempre fora de ordem.
Literatura de Paisagem: a que nos habita e a que habitamosAna Carla de Brito
21 de agosto a 18 de dezembro
Terças-feiras, 19h às 22h
Duração: 1 semestre
Valor: R$ 250
A paisagem é uma ideia inventada culturalmente, sendo representada de diferentes maneiras na literatura e nas artes plásticas. Este curso pretende apresentar algumas concepções de paisagem através de aulas expositivas e leituras orientadas de obras literárias. A partir das leituras serão feitos exercícios de escrita para que os participantes trabalhem o tema da paisagem desenvolvendo expressões próprias. Áreas de interesse: literatura, história da arte, escrita criativa. Sem pré-requisito
Ana Carla de Brito - É mestre em Artes Visuais (concentração em História, Teoria e Crítica) pelo PPGAV-UFRGS, bacharel em Artes Plásticas pela Udesc e está cursando Licenciatura em Artes Visuais (UFRGS). Pesquisa noções de paisagem nas Artes Plásticas desde 2011. Mais recentemente vem investigando confluências entre a paisagem na arte e na literatura, com foco na arte brasileira do século XIX.
Imagem e palavras nas construções narrativas
Professora: Mayra Martins Redin
22 de agosto a 19 de dezembro
Quartas-feiras, 14h às 17h
Duração: dois semestres
Valor: R$ 250 / por semestre
Um curso para exercitarmos construções de narrativas a partir da prática da escrita, da fotografia, do áudio e do desenho, com o objetivo de experimentar as relações entre imagem e palavra. A oficina teórico-prática acontecerá nos espaços do ateliê livre - biblioteca, horta, corredores-, nos seus entornos e nos espaços domésticos de cada participante. Sem pré-requisito
Mayra Martins Redin - Artista e psicóloga, mestre em educação (UFRGS) e doutora em Artes (UERJ). Participa e organiza experiências de residências artísticas desde 2010 e participa de exposições individuais e coletivas desde 2009. Trabalha as questões relacionadas à imagem e à palavra pensando os limites entre o visível e o invisível, a escuta e a troca.
PPPP - Programa Público de Performance Península
Professora: Andressa Cantergiani
Módulo 1: 22 de agosto a 10 de outubro
Módulo 2: 24 de outubro a 19 de dezembro
Quartas-feiras, 19h às 22h
Duração: dois semestres (quatro módulos)
Valor: R$ 150 (por módulo)
Encontros teórico-práticos incluindo a projeção de amplo material iconográfico do campo das artes visuais e artes do corpo, assim como estudos teóricos do campo da arte, da performance e áreas afins (filosofia, sociologia, ciências cognitivas, entre outras). Os encontros serão divididos em quatro módulos de dois meses cada, sendo o último uma residência artística coletiva experimental. O curso também proporcionará um espaço para pesquisa autoral onde um período da aula será dedicado para análise crítica minuciosa dos trabalhos apresentados pelos próprios alunos, um espaço-tempo para que artistas, não-artistas e interessados em geral possam desenvolver e aprofundar suas pesquisas atuais de forma expandida, entendendo a relação da performance com outras práticas tais como fotografia, audiovisual, arte sonora, práticas tridimensionais. PPPP Ateliê Livre - é um desdobramento do grupo de estudos Programa Público de Performance Península (PPPP), que aconteceu em 2016 e 2017 na galeria Península e atualmente segue na Bronze residência, com arte participativa, intervenção urbana, entre outras. Sem pré-requisito
Andressa Cantergiani - Doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Mestre em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Graduada em Arte Dramática pela UFRGS/RS. Estudou Performance Art na Universidade das Artes em Berlin UDK (Alemanha). É fundadora e gestora da Galeria Península e da Bronze residência.
Laboratório de Quadrinhos
Professor: Carlos Jenisch
23 de agosto a 20 de dezembro
Quintas-feiras, 19h às 22h
Duração: um semestre
Valor: R$ 250
No curso Laboratório de Quadrinhos a proposta é explorar as possibilidades dessa linguagem, fazendo jogos-exercícios para produzir e pensar sobre quadrinhos de um modo não convencional. Durante as aulas, haverá exercícios de escrita; experimentos com composição, desenho, pintura e colagem para que cada participante produza e entenda melhor sobre cada elemento que compõe histórias em quadrinhos na sua essência. Sem pré-requisito
Carlos Jenisch - Formando em Artes Visuais- licenciatura pelo Instituto de Artes da Ufrgs, com seu trabalho de conclusão abordando o tema quadrinhos na sala de aula.Participou das quatro Jornadas Internacionais de Quadrinhos da USP, congresso que reúne pesquisadores de quadrinhos de todo o país, onde apresentou seu projeto: “Arte Sequencial na Sala de Aula: Modos experimentais de construir narrativas.” Ministrou durante o período de 2016/2017 oficinas de quadrinhos na Casa de Cultura Mário Quintana, além de eventuais palestras em escolas e Ongs sobre a mesma temática. Participou de diversas exposições coletivas em espaços culturais de Porto Alegre. E nesse primeiro trimestre de 2018 esteve com uma exposição individual na Casa Plural, onde apresentou seus últimos trabalhos.
Papel – Dobras & Pontos
Professoras: Bárbara Benz e Marize Vargas
Módulo 1: 22 de agosto a 10 de outubro
Dia/Turno: quartas-feiras, 14h às 17h
Duração: um semestre (2 módulos)
Valor: R$ 150 (por módulo)
Experimentação e reflexão em torno do fazer do objeto livro como suporte de linguagem, texto e imagem e como meio de expressão em si. Serão produzidos pequenos livretos para expressar ideias sintéticas, dobrados a partir de uma folha só e livros com vários cadernos costurados direto na capa. O curso promoverá a apropriação das possibilidades técnicas das estruturas de encadernação para a criação de projetos de livros de artista e livro objeto. Sem pré-requisito
Barbara Benz - É artista plástica com formação no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre de 1981 a 1988 e cursos com artistas diversos. Trabalha com papel desde 1983, quando cursou ‘Papel Artesanal’ no Festival de Inverno, pela UFMG, em Diamantina (MG). Participou da equipe técnica de implantação e corpo docente da Usina do Papel/Usina do Gasômetro/PMPA, 1992-1995. Participou de exposições, pesquisa e ministra cursos sobre reciclagem de papel, decoração de superfície, dobradura de papel, encadernações artesanais, tapeçaria de recorte em tecido e papel.
Marize Vargas - Graduada em Artes Visuais pela UFRGS. Papeleira. A partir de 2010, interessou-se pelo papel artesanal e suas múltiplas aplicações. A encadernação surgiu da união do amor ao papel, técnicas manuais e processos criativos. Além do fazer manual, sempre teve especial interesse por padrões de repetição, desenho de superfície, desenho geométrico, origami e tudo mais que se relaciona à forma. Ministra cursos de encadernação em espaços públicos e particulares. Atualmente desenvolve livros de arte com tinta acrílica e têxteis.
/artes /atelier_livre
Além dos cursos extras, diversos cursos regulares ainda estão recebendo inscrições. O prazo de inscrição para os cursos extras e regulares vai até o dia 20 de agosto.
Inscrições e informações
Atelier Livre da Prefeitura Xico Stockinger
Centro Municipal de Cultura Av. Erico Veríssimo, 307
alivre@smc.prefpoa.com.br
blog: atelierlivre.wordpress.com
Secretaria do Atelier Livre
Fones/ 3289 8057/ 3289 8058
Cursos regulares com vagas abertas
Seminário Arte como profissão na era dos curadores e Bienais
Professor: José Francisco Alves
16, 23 e 30 de agosto e 13 e 27 de setembro
Quintas-feiras, 19h às 22h
Valor: R$ 100
Objetivos básicos: Abordar questões da situação profissional e de mercado de trabalho do artista plástico, bem como de orientações sobre aspectos práticos da arte como profissão, na era dos curadores e das bienais. Público alvo: Artistas plásticos (pintores, escultores, gravadores, fotógrafos, etc.); estudantes universitários de arte e educação artística; funcionários de organismos culturais, produtores culturais e interessados com algum conhecimento na área.
Sem pré-requisitos. Vagas: limitadas, por ordem de efetivação da matrícula. Na primeira aula, aos inscritos será entregue uma apostila/cronograma do conteúdo do curso e bibliografia.
José Francisco Alves é o orientador das oficinas de Escultura em Pedra do Atelier Livre, graduado em Escultura, Doutor em Artes Visuais.
Oficinas
Metal (Introdução e Avançado)
Professor: Wilson Cavalcante (Cava)
Dia / Turno: terça-feira - noite
Duração: dois semestres
Técnicas de gravar e imprimir a calcografia: Gravação direta, indireta, água forte, água tinta e uso de diferentes papeis. Edições observando convenções.
Pré-requisitos: sem pré-requisitos, entrevista
Xilogravura (Introdução, Intermediário e Avançado)
Wilson Cavalcante (Cava)
Dia / Turno: quarta-feira – tarde (turma A) e noite (turma B)
Duração: dois semestres
Prática de gravar em materiais como madeira, borracha, plástico ou linóleo tendo a xilogravura como linguagem expressiva. Edições observando convenções.
Ingresso: entrevista.
Introdução à gravura
Professor: Renato Garcia
Dia/Turno: quinta-feira - tarde
Duração: dois meses
Serão realizados exercícios introdutórios à linguagem da gravura, com exercícios de monotipia, xilogravura, xilogravura em cores. Sem pré-requisitos, entrevista
Exercícios Básicos de desenho e pintura (Introdução)
Professor: Renato Garcia dos Santos
Dia / Turno: segunda-feira - manhã
Duração: um semestre
Exercícios básicos (linha e desenho, esboço, textura, luz e sombra, proporção, perspectiva, profundidade e uso da cor) relativos ao desenho e a pintura com tinta acrílica.
Pré-requisitos: entrevista e teste prático
Escultura em Pedra para iniciantes
José Francisco Alves
Dia/turno: quinta-feira - tarde
Duração: um semestre
Realização de esculturas em pedra sabão. Desenvolvimento das técnicas de esculpir a pedra com ferramentas específicas.
Pré-requisitos: experiência prévia em algum trabalho artístico, especialmente trabalhos tridimensionais (escultura, entalhe, cerâmica, objeto). Os alunos devem providenciar os materiais e ferramentas que serão utilizadas na oficina: pedra-sabão, barro, ferramentas manuais e elétricas e entrevista.
Observação Orgânica
Ana Flávia Baldisserotto
Dia/Turno: segunda-feira - tarde
Este curso visa a ampliar a consciência de nossa relação com o mundo vegetal através de práticas de cultivo acompanhadas de proposições envolvendo desenho, fotografia, video e escrita. O curso estimula também a pesquisa e troca de informações sobre os ciclos, características e propriedades das plantas que nos cercam, de modo a produzir um campo fértil para o desenvolvimento de projetos artísticos individuais e/ou coletivos em torno dos temas suscitados pelo curso.
Duração: um semestre
Pré-requisitos: sem pré-requisito, conversa aberta com os interessados na primeira semana do semestre.
Arte e Contexto
Ana Flávia Baldisserotto
Dia/Turno: sexta-feira – manhã (quinzenal)
Grupo de estudos com ênfase no campo das práticas artísticas ditas contextuais, dialógicas e participativas. Tem como objetivo reunir interessados em práticas e projetos artísticos que enfatizam a colaboração e a dimensão coletiva da experiência social. O grupo propõe a discussão das questões que o tema suscita através da leitura e discussão de bibliografia específica, estudos de caso e relatos de experiência.
Pré-requisitos: sem pré-requisito, conversa aberta com os interessados na primeira semana do semestre.
Bordado inventado na praça
Ana Flávia Baldisserotto
Dia/turno: encontros mensais aos sábados
Ação de aproximação entre vizinhos, passantes e a comunidade de artistas, professores e alunos do Atelier Livre através de rodas de bordado inventado de grandes toalhas de mesa que são usadas em piqueniques e/ou festas concebidas coletivamente na praça. Os encontros funcionam como laboratórios colaborativos onde a convivência e o compartilhamento de experiências, histórias, saberes e desejos abrem caminhos para a invenção.
Pré-requisitos: sem pré-requisito, conversa aberta com os interessados na primeira sexta-feira do semestre, às 9h no auditório do Atelier Livre.
Local: Auditório e Praça Lupicínio Rodrigues
Histórias ambulantes
Ana Flávia Baldisserotto
Dia/Turno: quarta-feira - tarde
Oficina em formato de prática colaborativa, no âmbito do projeto Armazém de Histórias Ambulantes, uma banca de escambo que atua quinzenalmente no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Os participantes da oficina tem a oportunidade de integrar-se às atividades cotidianas da banca, bem como trabalhar na elaboração de narrativas textuais e visuais suscitadas pela observação e escuta dos narradores de rua.
Pré-requisitos: sem pré-requisito, conversa aberta com os interessados na primeira quarta-feira do semestre, às 14h, no auditório do Atelier Livre.
Local: Auditório do Atelier Livre e Redenção
Programação cursos extras 2018 - 2º semestre
Fundamentos da Litografia
Professora: Cylene Dallegrave
22 de agosto a 19 de dezembro
quartas-feiras, 14h as 17h
Duração: dois semestres
Valor: R$ 250 / por semestre
Princípios básicos da litografia, com prática em atelier. Preparação da matriz; desenho com lápis, bastão ou pena; uso de pincel e aguadas; experimentação de texturas; processos químicos; entintagem; impressão; convenções para siglas e numeração de cópias. A utilização da cor também será enfocada, através de colagens (chine collé) e/ou impressão em cores, bem como outros experimentos como a transferência de xerox e a utilização de suportes não tradicionais.
Pré-requisito: sem pré-requisito
Cylene Dallegrave - Formada em Jornalismo (PUC/RS, 1985) e pós-graduada em Poéticas Visuais, com ênfase em Gravura, Fotografia e Imagem Digital (Feevale/RS, 2004). Frequentou o núcleo de xilogravura do Centro de Desenvolvimento da Expressão/RS e a oficina de Litografia do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Participou da Diretoria Executiva do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul de 2003 a 2005. Como artista gravadora, recebeu o Prêmio Aquisição no 16º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre e integrou o grupo Aflecha, pelo qual recebeu o 1º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na categoria Projeto Alternativo em Produção Plástica. Também assina trabalhos como designer gráfica, tendo em seu portfolio os Prêmios Jabuti e Açorianos de Literatura.
Gravura em metal: Interferências e Montagens
Professora: Nara Amélia
22 de agosto a 19 de dezembro
quartas-feiras, 9h às 12h
Duração: dois semestres
Valor: R$ 250 / por semestre
Curso prático que propõe a criação artística por meio da gravura em metal em relação com o desenho, aquarela e bordado. Através de uma poética interdisciplinar, entre o universo das Artes Visuais e da Literatura, propõe-se a aproximação de imagens e textos. O caráter múltiplo da gravura será pensado como meio de produção de obras únicas, através de interferências e montagens posteriores à impressão. Sem pré-requisito
Nara Amelia - É artista visual, professora e pesquisadora. Sua produção artística envolve gravura, desenho e bordado, e explora relações entre artes visuais e literatura. Doutora em Poéticas Visuais (2014, UFRGS) e professora do Curso de Artes Visuais da UFPel (2016-2018). Em 2013 teve sua produção artística premiada no 7º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (Prêmio Incentivo e Destaque em Gravura). Em 2012, recebeu o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea (Minc/Governo Federal).
Oficina de Cerâmica Básica
Professor: Gilberto Menegaz
23 de agosto a 20 de dezembro
Quintas-feiras, 19h às 22h
Duração: um semestre
Valor: R$ 250
Conhecimentos básicos de construção de objetos cerâmicos, através de técnicas de rolinhos, placas ou modelagem, bem como técnicas de pintura e revestimentos com engóbes e polimento, processos de queima alternativos. Neste módulo o aluno iniciante ou com algum conhecimento básico aprenderá as diferentes técnicas e tipos de construção em cerâmica, chegando ao final do curso habilitado a construir diferentes peças em diversos acabamentos e técnicas, explorando a mono-queima em forno elétrico e queimas alternativas, com serragem e folhas. Sem pré-requisito
Gilberto Menegaz - Licenciatura em Artes Visuais 2017 – Instituto de Artes/UFRGS;; Bacharelado em Artes Visuais 2011 - Instituto de Artes/UFRGS; Foi bolsista de Iniciação Científica Pibic/CNPq – UFRGS, em pesquisa sobre azulejaria colonial e contemporânea, coordenação professor Carusto Camargo, 2013/2014; foi bolsista e instrutor das Oficinas do Núcleo de Instauração da Cerâmica Artística, Instituto de Artes/UFRGS, 2010/ 2011; além disso, estudou escultura, cerâmica e serigrafia em diferentes espaços de formação, sob orientação de artistas como Mauro Fuke e Cláudio Ely. Atua como instrutor de cursos de cerâmica em seu atelier desde 2014.
A Experiência da pintura - Processos Comtemporâneos
Professora: Carla Barth
24 de agosto a 21 de dezembro
Sextas-feiras – 9h às 12h
Duração: um semestre
Valor: R$ 250
O curso é voltado para a experimentação da prática da pintura com a finalidade de explorar diferentes processos que possam enriquecer o repertório criativo dos participantes. O curso também pretende abordar como referência, diversos artistas cujos trabalhos apresentam características híbridas em seus processos de criação. Sem pré-requisito
Carla Barth - Artista e ilustradora, começou suas atividades artísticas em 2005. Formada em Comunicação pela PUCRS, estudou desenho e escultura no Atelier Livre (RS) além de cursos livres de arte contemporânea com Guilherme Dable, Maria Helena Bernardes, Ana Flávia Baldisserotto, Charles Watson e Jaílton Moreira. Realizou exposições no Brasil e no exterior. Suas obras foram divulgadas em revistas de diversos países. Se inspira na natureza e nas diversas influências do folclore, mitologia, arte naif, clássica e oriental. Seus trabalhos nos transportam para o mundo da justaposição surreal e realidades reorganizadas, exploram uma área que está, estranhamente, sempre fora de ordem.
Literatura de Paisagem: a que nos habita e a que habitamosAna Carla de Brito
21 de agosto a 18 de dezembro
Terças-feiras, 19h às 22h
Duração: 1 semestre
Valor: R$ 250
A paisagem é uma ideia inventada culturalmente, sendo representada de diferentes maneiras na literatura e nas artes plásticas. Este curso pretende apresentar algumas concepções de paisagem através de aulas expositivas e leituras orientadas de obras literárias. A partir das leituras serão feitos exercícios de escrita para que os participantes trabalhem o tema da paisagem desenvolvendo expressões próprias. Áreas de interesse: literatura, história da arte, escrita criativa. Sem pré-requisito
Ana Carla de Brito - É mestre em Artes Visuais (concentração em História, Teoria e Crítica) pelo PPGAV-UFRGS, bacharel em Artes Plásticas pela Udesc e está cursando Licenciatura em Artes Visuais (UFRGS). Pesquisa noções de paisagem nas Artes Plásticas desde 2011. Mais recentemente vem investigando confluências entre a paisagem na arte e na literatura, com foco na arte brasileira do século XIX.
Imagem e palavras nas construções narrativas
Professora: Mayra Martins Redin
22 de agosto a 19 de dezembro
Quartas-feiras, 14h às 17h
Duração: dois semestres
Valor: R$ 250 / por semestre
Um curso para exercitarmos construções de narrativas a partir da prática da escrita, da fotografia, do áudio e do desenho, com o objetivo de experimentar as relações entre imagem e palavra. A oficina teórico-prática acontecerá nos espaços do ateliê livre - biblioteca, horta, corredores-, nos seus entornos e nos espaços domésticos de cada participante. Sem pré-requisito
Mayra Martins Redin - Artista e psicóloga, mestre em educação (UFRGS) e doutora em Artes (UERJ). Participa e organiza experiências de residências artísticas desde 2010 e participa de exposições individuais e coletivas desde 2009. Trabalha as questões relacionadas à imagem e à palavra pensando os limites entre o visível e o invisível, a escuta e a troca.
PPPP - Programa Público de Performance Península
Professora: Andressa Cantergiani
Módulo 1: 22 de agosto a 10 de outubro
Módulo 2: 24 de outubro a 19 de dezembro
Quartas-feiras, 19h às 22h
Duração: dois semestres (quatro módulos)
Valor: R$ 150 (por módulo)
Encontros teórico-práticos incluindo a projeção de amplo material iconográfico do campo das artes visuais e artes do corpo, assim como estudos teóricos do campo da arte, da performance e áreas afins (filosofia, sociologia, ciências cognitivas, entre outras). Os encontros serão divididos em quatro módulos de dois meses cada, sendo o último uma residência artística coletiva experimental. O curso também proporcionará um espaço para pesquisa autoral onde um período da aula será dedicado para análise crítica minuciosa dos trabalhos apresentados pelos próprios alunos, um espaço-tempo para que artistas, não-artistas e interessados em geral possam desenvolver e aprofundar suas pesquisas atuais de forma expandida, entendendo a relação da performance com outras práticas tais como fotografia, audiovisual, arte sonora, práticas tridimensionais. PPPP Ateliê Livre - é um desdobramento do grupo de estudos Programa Público de Performance Península (PPPP), que aconteceu em 2016 e 2017 na galeria Península e atualmente segue na Bronze residência, com arte participativa, intervenção urbana, entre outras. Sem pré-requisito
Andressa Cantergiani - Doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Mestre em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Graduada em Arte Dramática pela UFRGS/RS. Estudou Performance Art na Universidade das Artes em Berlin UDK (Alemanha). É fundadora e gestora da Galeria Península e da Bronze residência.
Laboratório de Quadrinhos
Professor: Carlos Jenisch
23 de agosto a 20 de dezembro
Quintas-feiras, 19h às 22h
Duração: um semestre
Valor: R$ 250
No curso Laboratório de Quadrinhos a proposta é explorar as possibilidades dessa linguagem, fazendo jogos-exercícios para produzir e pensar sobre quadrinhos de um modo não convencional. Durante as aulas, haverá exercícios de escrita; experimentos com composição, desenho, pintura e colagem para que cada participante produza e entenda melhor sobre cada elemento que compõe histórias em quadrinhos na sua essência. Sem pré-requisito
Carlos Jenisch - Formando em Artes Visuais- licenciatura pelo Instituto de Artes da Ufrgs, com seu trabalho de conclusão abordando o tema quadrinhos na sala de aula.Participou das quatro Jornadas Internacionais de Quadrinhos da USP, congresso que reúne pesquisadores de quadrinhos de todo o país, onde apresentou seu projeto: “Arte Sequencial na Sala de Aula: Modos experimentais de construir narrativas.” Ministrou durante o período de 2016/2017 oficinas de quadrinhos na Casa de Cultura Mário Quintana, além de eventuais palestras em escolas e Ongs sobre a mesma temática. Participou de diversas exposições coletivas em espaços culturais de Porto Alegre. E nesse primeiro trimestre de 2018 esteve com uma exposição individual na Casa Plural, onde apresentou seus últimos trabalhos.
Papel – Dobras & Pontos
Professoras: Bárbara Benz e Marize Vargas
Módulo 1: 22 de agosto a 10 de outubro
Dia/Turno: quartas-feiras, 14h às 17h
Duração: um semestre (2 módulos)
Valor: R$ 150 (por módulo)
Experimentação e reflexão em torno do fazer do objeto livro como suporte de linguagem, texto e imagem e como meio de expressão em si. Serão produzidos pequenos livretos para expressar ideias sintéticas, dobrados a partir de uma folha só e livros com vários cadernos costurados direto na capa. O curso promoverá a apropriação das possibilidades técnicas das estruturas de encadernação para a criação de projetos de livros de artista e livro objeto. Sem pré-requisito
Barbara Benz - É artista plástica com formação no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre de 1981 a 1988 e cursos com artistas diversos. Trabalha com papel desde 1983, quando cursou ‘Papel Artesanal’ no Festival de Inverno, pela UFMG, em Diamantina (MG). Participou da equipe técnica de implantação e corpo docente da Usina do Papel/Usina do Gasômetro/PMPA, 1992-1995. Participou de exposições, pesquisa e ministra cursos sobre reciclagem de papel, decoração de superfície, dobradura de papel, encadernações artesanais, tapeçaria de recorte em tecido e papel.
Marize Vargas - Graduada em Artes Visuais pela UFRGS. Papeleira. A partir de 2010, interessou-se pelo papel artesanal e suas múltiplas aplicações. A encadernação surgiu da união do amor ao papel, técnicas manuais e processos criativos. Além do fazer manual, sempre teve especial interesse por padrões de repetição, desenho de superfície, desenho geométrico, origami e tudo mais que se relaciona à forma. Ministra cursos de encadernação em espaços públicos e particulares. Atualmente desenvolve livros de arte com tinta acrílica e têxteis.
/artes /atelier_livre
Texto de: Cleber
Saydelles
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.