Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de agosto de 2018

OP: Primeira consulta pública do OP Digital será nesta segunda


06/08/2018 17:55:00

Foto: Luciano Lanes / PMPA
Plataforma digital ocorrerá juntamente com as reuniões presenciais do OP Plataforma digital ocorrerá juntamente com as reuniões presenciais do OP
O lançamento oficial da plataforma digital do Orçamento Participativo, incluindo o novo site do OP Digital, será nesta segunda-feira, 6, durante a última plenária de 2018, que acontecerá a partir das 19h na Região Eixo-Baltazar, no Centro Humanístico Vida, avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, Passo das Pedras. Na ocasião, será aberta a primeira consulta pública on-line, com debates referentes ao Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
 
A proposta tem como base consolidar o aprimoramento da participação popular e o aproveitamento de recursos para atendimento ao cidadão. O governo municipal passará a adotar o sistema de participação on-line já para as próximas edições do Orçamento Participativo. A plataforma digital ocorrerá concomitantemente com as reuniões presenciais já tradicionais do OP.
 
Para o secretário adjunto de Relações Institucionais, Carlos Siegle, que coordena as plenárias do OP e também liderou todo o processo de informatização do novo software pela prefeitura, a capital gaúcha fechou a parceria com a Espanha para modernizar ainda mais o OP. "A ideia é inovar e passar para Madri todo o nosso conhecimento e experiência, acumulada ao longo desses 29 anos de história, a fim de que eles consigam implementar o OP presencial lá também. Em contrapartida, Madri dividirá conosco seu conhecimento na plataforma on-line e nos disponibilizou, gratuitamente, o software chamado Consul para construirmos o nosso OP Digital", comenta Siegle. 
 
A prefeitura, por meio da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), fez a adaptação e tradução para os processos de Porto Alegre. A previsão é de que em 2019 sejam disponibilizadas para votação pela internet as seis temáticas do OP com temas que poderão ser apreciados conjuntamente com os participantes das assembleias presenciais. Para a parte consultiva, reservada às regiões, as pessoas poderão futuramente cadastrar e pedir apoio para demandas, que serão reunidas em um relatório e entregues aos conselheiros de cada região, para depois serem discutidas.
 
Software Livre - Inspirado em modelos que já existem em outras cidades, como o Decide Madri, adotado na capital da Espanha, o software utilizado é de uso livre por outras cidades que queiram adaptar o sistema às suas realidades locais. Em 2019, serão duas fases principais, uma deliberativa, vinculada às Assembléias Temáticas, e outra consultiva, ligada às Assembléias Regionais.

Cidades que já utilizam o Software Consul: 
América do Sul
Nariño – Colômbia (1,702 milhão de habitantes)
La Libertad – Peru (1,883 milhão de habitantes)
Lujan de Cuyo – Argentina (120 mil habitantes)
Buenos Aires – Argentina (15,6 milhões de habitantes – senso 2010)
Montevideo – Uruguai (1,38 milhão de habitantes – senso 2016)
Porto Alegre – Brasil (1,5 milhão de habitantes)
 
Europa
Las Palmas de Gran Canária – Ilha de Santa Lucia (378.900 mil habitantes)
Cabildo de Gran Canária – Ilha San Bartolome (838.800 mil habitantes – em 2010)
 
(Cidades na Espanha)
Madrid (3,166 milhões de habitantes)
Toledo (83.500 mil habitantes)
Molina de Segura (69.614 mil habitantes) 
Moixent (4.378 mil habitantes)
Ondara - Província de Alicante (6.647 mil habitantes)
Valencia (790.201 mil habitantes)
Xirivella (28.771 mil habitantes)
Cheste (8.471 mil habitantes)
 
Cidades que ainda estão em fase de adaptação da plataforma: 
América do SulMedellín – Colômbia
Quito – Equador
Lima – Peru
La paz – Bolívia
Córdoba – Argentina
San Nicolas – Argentina
Bahia Blanca – Argentina
Puerto Montt – Chile

América Central
Barú – Costa Rica
Montes de Oca – San José
 
Europa e Ásia
Universidade de Málaga/ Cartagena/ Torre – Pacheco/ Torrevieja/ Ciudad Real/ Cieza/ Ayuntamiento de Aspe/ Alicante – Espanha/ Gwangju - Koréa do Sul
 
Histórico – O OP de Porto Alegre completou 29 anos em 2018 com o papel de ampliar a democratização da gestão pública municipal e interferir efetivamente na aplicação de recursos municipais. Referência em gestão pública urbana no mundo, o OP destaca-se por ser um processo dinâmico de decisão da população sobre as prioridades de investimentos da prefeitura. Em 2017, foram realizados somente os Fóruns Regionais e Temáticos do OP (Frops), priorizando o passivo de demandas já existente. Neste ano, ocorreram novamente as tradicionais votações por regiões e temáticas, além da escolha dos conselheiros e coordenadores de cada localidade.
 
 
 
 


/orcamento_participativo

Texto de: Mariana Kruse
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.