Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

13 de abril de 2016

Estado anuncia investimento de R$ 2,5 milhões para a cultura



Serão 18 projetos selecionados e cada um receberá R$ 140 mil. As inscrições estão abertas de 14 de abril a 30 de maio.
Nesta quinta-feira (13), o secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, lançou o edital do Fundo de Apoio à Cultura – FAC Regional, destinado a contemplar 18 projetos para a realização de Festivais Culturais nas nove regiões funcionais do Rio Grande do Sul.
07bf0e02-1b41-45cc-a607-85a84dad499f
Pela primeira vez, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) lança um edital com garantia de vagas por região. Uma vaga é destinada para produtor cultural e atrações artísticas locais, e outra vaga necessariamente produtor e atrações de outro local, com interesse em circular na região escolhida.
Podem participar pessoas jurídicas de direito privado com sede no Rio Grande do Sul. Para isso, é necessário possuir cadastro ou cadastrar-se no Sistema de financiamento da Secretaria da Cultura no site www.procultura.rs.gov.br, todo o processo é online. Os produtores culturais devem estar com o cadastro regularmente habilitado até o dia 30 de maio de 2016.
 O evento de lançamento do edital ocorreu  na Univates em Lajeado, na abertura do Fórum dos Coredes, com a presença de representantes das nove Regiões Funcionais.
O edital
O objetivo do FAC Regional é selecionar Festivais Culturais para receber o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura. São considerados Festivais Culturais eventos artísticos, apresentações e espetáculos de caráter não competitivo e que componham uma mostra da produção de uma ou mais áreas culturais. Podem ser denominados: festival, mostra, ciclo, circuito, entre outros. Podem concorrer projetos nas áreas de Dança, Teatro, Circo, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Culturas Populares, Literatura, Música e Tradição e Folclore.
 O Festival Cultural deverá possuir duração mínima de três dias e ocorrer em pelo menos dois diferentes municípios da Região Funcional selecionada. Além disso, deve prever entrada franca, apresentar na inscrição pelo menos 50% das atrações previstas na programação, definir os locais de realização, com capacidade de público e estrutura. Também deve produzir registro audiovisual do festival, e a realização de ações (oficinas,palestras,seminários, debates), voltadas para a capacitação e compartilhamento da experiência e conhecimento.
 Apresentação FAC Regional