Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de julho de 2018

Orla do Guaíba recebe público estimado em 48 mil pessoas


15/07/2018 18:47:53

Foto: Cesar Lopes/ PMPA
Nova opção de lazer na Capital teve fim de semana com grande movimento Nova opção de lazer na Capital teve fim de semana com grande movimento
O final de semana de sol proporcionou a circulação de um grande número de pessoas pela Orla Moacyr Scliar, na Capital. Cerca de 48 mil visitantes passaram entre os espaços da Praça Júlio Mesquita até a Rótula das Cuias, circulando, inclusive, no Parque Harmonia. (fotos)

Joyce Ramos mora no interior do Estado, em Rosário do Sul, e veio para Porto Alegre com a família para conhecer e aproveitar o novo espaço que contou com diversas atrações. "É mais uma opção, não só para o quem mora aqui mas também para quem é do interior e quer fazer alguma coisa diferente com a família", disse.

Enquanto os restaurantes e bares da nova orla do Gasômetro não iniciam as atividades, os food trucks estão atendendo a população com alimentação e bebidas. Por meio do Escritório de Eventos e a Diretoria de Promoção Econômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) foram licenciados três pontos de atendimento: dois deles localizados na avenida Edvaldo Pereira Paiva e outro no Parque do Pontal, onde se iniciam as obras de um grande empreendimento que revitalizará a região.

A concentração gastronômica foi chamada de "Encontro de Food Trucks na orla", próximo à Rótula das Cuias, e contou com a presença de oito food trucks e dois beer trucks. Na região próxima à Usina do Gasômetro, ainda na Edvaldo Pereira Paiva, aconteceu o "Trucks na orla", com a presença de seis food trucks, uma food bike, uma tenda de sucos e quatro beer trucks. No Pontal do Estaleiro, foram três food trucks e um telão para assistir a decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo, no sábado, 14, que ficou com a Bélgica. Neste domingo, 15, a comunidade também acompanhou a vitória da França sobre a Croácia.

Força-tarefa - As secretarias municipais participaram ativamente das atividades na orla garantindo os passeios na ciclovia, quadras esportivas, ancoradouro para barcos de passeios turísticos e demais espaços. A Guarda Municipal manteve guarnições e efetivo a pé durante todo o final de semana, concentrando o maior número de efetivo durante o dia. Cinquenta guardas municipais se revezaram em escala para garantir a segurança da comunidade.

"Estamos nos adaptando às necessidades desse novo espaço que tem sido muito procurado pela população. Trata-se de uma área muito importante. Nós queremos melhorar cada vez mais a segurança oferecida. Neste momento, é necessário o apoio de todos, respeitando as placas de sinalização e, também, auxiliando na conservação da área", comentou Roben Martins, comandante da Guarda Municipal.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou fiscalização junto aos ambulantes que atuavam com bebidas na Praça Júlio Mesquita e no Gasômetro e verificou a atuação de flanelinhas no local. Já a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orientou o público sobre a circulação na região, principalmente sobre os estacionamentos. Além disso, um efetivo da Defesa Civil do município também prestou auxilio no local.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), responsável pela gestão do parque urbano da orla, também atuou no local neste final de semana. Além dos trabalhos rotineiros de conservação, como varrição e recolhimento de lixo, foi desenvolvida ação de orientação pela Coordenação de Educação Ambiental e Fiscalização com o objetivo de ressaltar aspectos relativos aos cuidados com a área verde e regras para o bom uso e trabalhos de conservação. O secretário da Smams, Maurício Fernandes, participou da ação no sábado, 14.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também atuou com a manutenção e limpeza do local, com servidores presentes durante os três turnos.



/orla /parques
Texto de: Leonardo Caldas Vargas
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.