Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de julho de 2018

Projeto de Lei das PPPs é aprovado na Câmara Municipal


09/07/2018 18:12:06

Foto: Joel Vargas/PMPA
Iluminação pública é primeira parceria público-privada programada na Capital Iluminação pública é primeira parceria público-privada programada na Capital
O Projeto de Lei do Executivo, que busca as melhores e mais modernas práticas para as Parcerias Público-Privadas (PPPs), foi aprovado por 24 votos a favor e sete contras, com emendas, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 9.  A prefeitura está autorizada a instituir o Fundo de Garantia de Parceria Público-Privada Municipal (FGPPPM).
As PPPs são contratos administrativos para a melhoria de infraestrutura pública, que pode envolver construção, operação, manutenção e realização de investimentos pelo parceiro privado. O objetivo das PPPs é melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Para o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, a aprovação do projeto é um avanço para a cidade, que agora contará com ferramentas eficientes, além de dar mais prazo para a administração pública gerir seus recursos. “Permite a implantação de mais infraestrutura em menos tempo, facilitando o planejamento financeiro de longo prazo”, explicou o secretário.

“As PPPs criam empregos diretos e indiretos pelo aumento da quantidade de projetos executados, pois liberam recursos públicos. Esta aceleração das obras e serviços melhora a qualidade de vida do cidadão e ativa a economia do Município”, acrescentou Vanuzzi. As alterações propostas no Projeto de Lei dizem respeito apenas à adequação da Lei Municipal nº 9.875, de 2005, aos exatos termos da redação atual da Lei Federal n º 11.079, de 30 de dezembro de 2004.

Parcelamento - Os vereadores também aprovaram nesta segunda-feira, 9, por 24 votos a cinco, projeto que reconhece dívidas da gestão passada (2013-2016) mediante adesão a um Plano de Pagamentos (718/2018), parcelando os pagamentos do Executivo aos credores em parcelas mensais que variam de 12 a 24, conforme o valor das dívidas.




/parcerias_publico_privadas
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.