Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

3 de julho de 2018

Orquestra Villa-Lobos ganha o Troféu Conselho Estadual da Cultura


03/07/2018 15:32:42

Foto: Claudio Etges/Divulgação PMPA
Orquestra completa 26 anos de atividades neste ano Orquestra completa 26 anos de atividades neste ano
A Orquestra Villa-Lobos, com sede na Escola Municipal de Ensino Fundamental Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, será agraciada na noite desta terça-feira,3, com o Troféu Conselho Estadual da Cultura. A Orquestra é “Destaque do Ano” na categoria Humanidades - a premiação envolve outras nove categorias. A cerimônia será às 19h, no Foyer do Theatro São Pedro.
 
Em parceria com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis, a iniciativa presta mais de 800 atendimentos gratuitos de educação musical em sete locais da Lomba do Pinheiro, tendo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos como sede. O programa é mantido pela Secretaria Municipal de Educação . A regência é da professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora da Orquestra, que neste ano completa 26 anos de atividades.
 
Ao longo de sua trajetória, realizou mais de 1.200 concertos no Brasil - Porto Alegre e interior do Estado, Brasília (DF), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) – e na Argentina e Uruguai para público superior a 350 mil pessoas. A Orquestra recebeu inúmeras premiações por seu destaque cultural, artístico e de impacto social na comunidade e produziu o DVD Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013), o livro Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma (2012) e dois CDs, Olhos Coloridos (2008) e O Trenzinho do Caipira (2002).
 
Os demais agraciados com o Troféu são: Sandra Dani, na categoria Artes Cênicas; |Maçambique de Osório, categoria Tradição e Folclore; Tarcísio MIchelon, em Artes Visuais; Briane Bicca, em Patrimônio; Feira do Livro de Morro Reuter, em Literatura; Evandro Matté e Rogerio Beidacki (Ospa), em Gestão; maestrina Gilca Nochi Collares, em Música; filme Cromossomo 21, em Audiovisual, e Teatro de Arena, na categoria Instituições.
 


/cultura /educacao_musical /orquestra

Texto de: Cristina Lac
Edição de: Fabiana Kloeckner
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.