Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de fevereiro de 2016

OCUPA MARIO- CCMQ abre agendamento para ocupação de seus espaços em 2016



A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), este ano, irá passar por um processo de restauro e modernização, com início previsto para o segundo semestre, conforme já informado pelo Secretário de Cultura do Estado, Victor Hugo, à imprensa local (Victor Hugo: o desafio da gestão cultural em meio à crise). Desta maneira, a instituição abrirá agendamento para ocupação de seus espaços – teatros, auditórios, salas de ensaio cênico, musical e para oficinas – sem a realização de editais formais, já que com o avanço das obras do restauro irá gradativamente fechar estes locais ao longo do ano.
O atual diretor Émerson Martínez Fortes, ressalta a importância do restauro e modernização da Casa: “Em 2017 poderemos receber com qualidade e modernidade uma grande quantidade de grupos de todas as áreas artísticas, abrindo a porta para mais projetos, diversificando e democratizando cada vez mais a CCMQ. Esta tem sido nossa preocupação e por isso ao longo de 2015 e neste inicio de ano já realizamos diversas melhorias, como por exemplo o conserto do ar-condicionado dos Teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho, assim como aquisição de equipamentos novos de som e iluminação, dentro outros espaços que receberam melhorias. E com isso buscamos oferecer espaços com qualidade estrutural e técnica”.
O diretor enfatiza, ainda, que para a CCMQ não ficar parada e sem fornecer espaços para a classe artística, a partir desta quinta feira (18\02) irá receber projetos de ocupação, que obedecerão um rodízio dos locais disponíveis para uso, de forma a contemplar um número maior de grupos e coletivos.
Outra meta da CCMQ é poder aumentar o número de oficinas, assim como diversificá-las, visando desta forma contemplar outros conteúdos culturais e atendendo melhor a diversidade de públicos. “Queremos proporcionar através das oficinas o contato do público com as mais diversas linguagens artísticas, fazendo com que a Casa cumpra seu papel de pólo das artes” disse Émerson.
Os interessados deverão solicitar agendamento de espaços diretamente pelo e-mail: ocupaccmq2016@gmail.com , onde poderão obter mais informações e a ficha de inscrição.
Abaixo informações completas sobre a inscrição dos projetos
Para a proposta, o grupo deve considerar as seguintes orientações:
A CCMQ reserva-se o direito de escolher datas e locais que melhor atenderem as demandas internas de programação, assim como também levará em conta o Cronograma de Obras da Reforma Interna programada para 2016.
Será aceito somente a inscrição de 1 (um) projeto por proponente para cada área.
Período máximo de ocupação de 3 (três) meses por proponente para oficinas e ensaios.
Ao final do período utilizado para ensaios artísticos deverá ser oferecida 1 (uma) apresentação gratuita para a comunidade, com agenda a ser definida de comum acordo com a CCMQ.
Para oficina de música não será aceito projeto com instrumento de percussão (bateria, tambor, etc), em função da CCMQ não dispor de ambiente com isolamento acústico apropriado.
O proponente que tiver seu projeto viabilizado, no cômputo geral de presenças, não poderá ter mais que 15% de faltas. Ultrapassando esse limite, perderá o local de ocupação.
Todas as propostas/projetos que forem viabilizados conforme os espaços disponíveis oferecidos assinarão o Termo de Compromisso padrão utilizado pela CCMQ, contendo instruções sobre as relações com a instituição e cujo descumprimento penalizará com o encerramento de qualquer relação entre as partes.
Para os projetos pertinentes, os custos relativos aos Direitos Autorais (ECAD) são de responsabilidade do proponente, bem como as liberações exigidas junto aos demais órgãos, deverão ser feitas diretamente pelo proponente e entregues ao Núcleo de Eventos da CCMQ, conforme rege o Termo de Compromisso.
Esclarecimentos acerca do conteúdo destas orientações poderão ser obtidos através do email: ocupaccmq2016@gmail.com
Em vista de todo o contexto disposto nestas orientações, a CCMQ se reserva o direito de não realizar proposta apresentada, caso avalie incompatibilidade com os movimentos de reforma interna ou quaisquer outros contextos que venham surgir.
ANEXO 1 – Modelo Ficha de Inscrição de Projeto (copie e cole estas informações em um Word, preencha e salve como anexo para o e-mail ocupaccmq2016@gmail.com)
Nome do grupo, coletivo ou pessoa física:
Nome do responsável:
CPF:
RG:
Telefone de contato – fixo:
Telefone de contato – celular:
Email:
Endereço completo:
Área artística/cultural: ( ) teatro ( ) música ( ) dança ( ) circense ( ) artes visuais ( ) audiovisual ( ) fotografia ( ) culturas populares ( ) outros _____________________________________________________
10 . Proposta de Ocupação: ( ) apresentação ( ) ensaio ( ) oficina ( ) outro _______________________________________________________
Release da proposta de ocupação: (pode escrever nesse local ou anexar um arquivo PDF com o release)
Sugestão do local que pretende ocupar:
Sugestão de data(s):
Anexar 3 (três) fotos em alta resolução (até 2 MB), com crédito do fotógrafo.
Para projeto cênico e musical, anexar raider de som e luz em arquivo PDF.
ocupa-mario
Texto: Assessoria de Imprensa Casa de Cultura Mario Quintana