Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de fevereiro de 2016

Sedac, Universidade de Caxias do Sul e Banrisul lançam projeto Juntos pela Diversidade



O objetivo é incentivar a preservação da diversidade linguística e cultural junto a crianças e jovens.
Com a presença do governador José Ivo Sartori, na tarde dessa sexta-feira (26), o secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Evaldo Juiava e o presidente do Bando do Estado do Rio Grande do Sul, Luiz Gonzaga Veras Mota, lançaram o projeto Juntos pela Diversidade. O evento foi realizado no estande do Banrisul, nos pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul.
Com gestão da Universidade de Caxias do Sul- UCS- e coordenação da Secretaria de Estado da Cultura – Sedac- a execução tem foco nos 49 municípios da Região Funcional 3, que abrange os   Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, com caráter de projeto piloto.
As escolas de ensino fundamental e grupos da comunidade, serão incentivados a participar do programa,  sob a liderança dos Prefeituras Municipais, com iniciativas em música, canto coral, teatro, preservação de memória da comunidade, etc.  Os que aderirem serão inscritos e organizados em rede, para orientação, junção de esforços e promoção da visibilidade. Será importante o envolvimento de maestros, músicos, professores de línguas e teatro.

O governador destacou os reflexos futuros do projeto. “Este é um momento de muita riqueza e construção de futuro. Com uma caminhada bem feita no futuro podemos chamar o resultado desse projeto  de “As línguas que o Rio Grande fala”, concluiu.

Para o secretário Victor Hugo o projeto é um exemplo. “Temos aqui a convergência institucional entre a academia, pela UCS, o econômico com o Banrisul cumprindo o papel social de investir na cultura, e a Sedac reconhecendo essa ação, que faz parte do conceito da nossa gestão, de valorizar o viver plural do Rio Grande do Sul”, afirmou.
DSC_2462
Com o patrocínio do Banrisul os cinco melhores resultados de  2016   receberão R$10 mil cada um. Um regulamento especial, se será divulgado em breve, definirá os detalhes, desde a inscrição até a premiação.
O  Programa foi concebido no âmbito do Comitê Estadual dos 140 anos da imigração italiana e se estende ao conjunto das línguas, nativas e de imigração, em particular o talian, polonês, alemão e o kaingan.
Após o evento Victor Hugo visitou alguns estandes dos pavilhões da Festa da Uva, que tem financiamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura.