Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

27 de fevereiro de 2016

Sedac, Universidade de Caxias do Sul e Banrisul lançam projeto Juntos pela Diversidade



O objetivo é incentivar a preservação da diversidade linguística e cultural junto a crianças e jovens.
Com a presença do governador José Ivo Sartori, na tarde dessa sexta-feira (26), o secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Evaldo Juiava e o presidente do Bando do Estado do Rio Grande do Sul, Luiz Gonzaga Veras Mota, lançaram o projeto Juntos pela Diversidade. O evento foi realizado no estande do Banrisul, nos pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul.
Com gestão da Universidade de Caxias do Sul- UCS- e coordenação da Secretaria de Estado da Cultura – Sedac- a execução tem foco nos 49 municípios da Região Funcional 3, que abrange os   Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, com caráter de projeto piloto.
As escolas de ensino fundamental e grupos da comunidade, serão incentivados a participar do programa,  sob a liderança dos Prefeituras Municipais, com iniciativas em música, canto coral, teatro, preservação de memória da comunidade, etc.  Os que aderirem serão inscritos e organizados em rede, para orientação, junção de esforços e promoção da visibilidade. Será importante o envolvimento de maestros, músicos, professores de línguas e teatro.

O governador destacou os reflexos futuros do projeto. “Este é um momento de muita riqueza e construção de futuro. Com uma caminhada bem feita no futuro podemos chamar o resultado desse projeto  de “As línguas que o Rio Grande fala”, concluiu.

Para o secretário Victor Hugo o projeto é um exemplo. “Temos aqui a convergência institucional entre a academia, pela UCS, o econômico com o Banrisul cumprindo o papel social de investir na cultura, e a Sedac reconhecendo essa ação, que faz parte do conceito da nossa gestão, de valorizar o viver plural do Rio Grande do Sul”, afirmou.
DSC_2462
Com o patrocínio do Banrisul os cinco melhores resultados de  2016   receberão R$10 mil cada um. Um regulamento especial, se será divulgado em breve, definirá os detalhes, desde a inscrição até a premiação.
O  Programa foi concebido no âmbito do Comitê Estadual dos 140 anos da imigração italiana e se estende ao conjunto das línguas, nativas e de imigração, em particular o talian, polonês, alemão e o kaingan.
Após o evento Victor Hugo visitou alguns estandes dos pavilhões da Festa da Uva, que tem financiamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura.