Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de agosto de 2017

Inscrições abertas para o Açorianos de Artes Visuais


Foto: Maicol Morales/Divulgação PMPA

Premiação será entregue durante a Semana de Porto Alegre 2018 Premiação será entregue durante a Semana de Porto Alegre 2018
O Prêmio Açorianos de Artes Visuais  recebe inscrições até 29 de dezembro, em 10 categorias. Os interessados poderão participar das categorias Artista, Curador(a), Exposição, Projetos de Difusão e Inovação, Reflexão, Memória, Ação Educativa, Instituição, Fomento e Prêmio do Júri. O regulamento está disponível no www.portoalegre.rs.gov.br/smc, no link Editais e a divulgação dos resultados das indicações será publicado no Diário Oficial de Porto Alegre em março de 2018. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para integrar a programação da Semana de Porto Alegre de 2018.
 
O prêmio tem como objetivo valorizar, homenagear e premiar as importantes produções locais em artes visuais, que se destacam ao longo do ano de 2017, assim como registrar, mapear e fomentar as diversas manifestações e suas contribuições com processos de criação e inovação para Porto Alegre. Para participar os artistas devem viver e trabalha na Capital e Região Metropolitana há, no mínimo, dois anos, com atuação durante o período de janeiro de 2017 a dezembro de 2017, e participado de mostras individuais, coletivas ou ações abertas ao público, em espaços públicos ou privados, convencionais ou não, realizadas na cidade de Porto Alegre.
 
Abaixo, veja mais informações sobre o processo de escolha e categorias.
 
Artista: premia artistas em diferentes fases de carreira na produção de artes visuais em suas múltiplas possibilidades, que tenham realizado uma ou mais propostas, de forma pública, ao longo do ano, em qualquer tipo de espaço.
 
Curador/a: propostas curatoriais individuais ou coletivas que reúnam coerência e qualidade entre proposição conceitual e execução da produção em poéticas visuais. 
 
Exposição: mostras individuais ou coletivas de artes visuais, realizadas em espaços públicos ou privados, convencionais ou não.  
 
Projetos de Difusão e Inovação: iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e a difusão da produção em artes visuais para além do formato expositivo, ampliando seus públicos e/ou estabelecendo conexões com outras áreas do conhecimento. Podem concorrer feiras, festivais, projetos interdisciplinares, entre outros. 
 
Reflexão: eventos e publicações (impressas ou online) que estimulem a reflexão e o debate sobre as artes visuais e/ou suas conexões com o desenvolvimento cultural e social. Podem concorrer seminários, ciclos de palestras, catálogos e publicações de viés crítico ou analítico, entre outros. 
 
Memória: iniciativas voltadas para o registro, estudo e divulgação de acervos artístico-documentais e coleções de arte públicas ou privadas, referentes a qualquer período histórico.
 
Ação educativa: propostas educativas consolidadas ou procedimentos inovadores que promovam o desenvolvimento cultural e social, realizadas em espaços formais ou não formais.  
 
Instituição: destaca a contribuição de instituições e espaços locais para as artes visuais e suas possíveis conexões com o desenvolvimento da cidade, a partir do conjunto de sua programação ao longo do ano. Inscrições para esta categoria devem ser realizadas em dezembro de 2017, com relatório resumido de atividades.
 
Fomento: prêmio para incentivo, patrocínio, mecenato ou modelos de fomento colaborativo que contribuam com inovação para as artes visuais e sua inserção no desenvolvimento cultural, social e econômico. Categoria sem inscrição prévia.  
 
Prêmio do Júri: distinção atribuída pelo júri a um ou mais atores do campo pelo desempenho e relevância de sua atuação nas artes visuais. Categoria sem inscrição prévia.   
 
 


/artes /concursos /cultura


Edição de: Ari da Silva Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.