Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

5 de setembro de 2017

Ciclo de oficinas descentralizadas começa em setembro

05/09/2017 10:54:25

Foto: José Lucas Quoos/Divulgação PMPA
Mostra de Resultados reunirá todas as oficinas no Renascença Mostra de Resultados reunirá todas as oficinas no Renascença
A Secretaria Municipal da Cultura dá início esta semana às oficinas descentralizadas com duração de três meses, de setembro a novembro. São oficinas de capoeira, dança, música, hip hop, audiovisual, teatro e artes plásticas. Estão disponíveis em duas modalidades: oficinas de sensibilização, com foco na faixa etária de 4 a 5 anos, que propõe uma experiência lúdica voltada à fruição de uma linguagem artística. Já as oficinas de iniciação, voltadas à faixa etária de 6 a 16 anos, trazem uma ação educativa teórica e prática de uma linguagem artística.

No total, serão 19 oficinas programadas para 11 bairros de alta e média vulnerabilidade social identificados pelo Prometa, Programa de Metas da administração municipal. A expectativa é atingir 400 crianças. As oficinas acontecem em instituições sociais e escolas públicas. Ao final do período de três meses, serão realizadas duas apresentações: uma para a comunidade local e uma central, que será realizada no Centro Municipal de Cultura, reunindo todas as oficinas.

As novidades - Neste ano, o edital de projetos de oficinas para a Coordenação de Descentralização da Cultura apresenta três novidades. A primeira diz respeito à possibilidade dos projetos de oficinas focarem duas modalidades: sensibilização e iniciação, respectivamente ações de fruição artística para crianças de 4 e 5 anos e ações educativas teóricas e práticas em diversas áreas artísticas e culturais para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

A segunda é uma formação de oito horas para os oficineiros, abrangendo patrimônio cultural e metodologia de ensino. A formação tem como objetivo a construção do programa da oficina, visando a qualificar o processo de acompanhamento e supervisão. A terceira novidade é a realização de uma apresentação para a comunidade local como culminância da atividade no bairro e preparação para a Mostra da Descentralização, que ocorre no Centro Municipal de Cultura.

Para a coordenadora de Descentralização da Cultura, Andreia Vigo, as oficinas promovem cidadania e inclusão cultural para crianças e adolescentes. "Essas ações formativas representam a missão primeira da Coordenação de Descentralização da Cultura", explica. Outras informações: descentralizacao@smc.prefpoa.com.br.









Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.