Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de setembro de 2017

Porto Alegre recebe o maior festival de dança do RS



Foto: Claudio Etges/ Divulgação PMPA
Festival contará com aproximadamente 5 mil bailarinos e estudantes Festival contará com aproximadamente 5 mil bailarinos e estudantes
Realizado pela primeira vez em Porto Alegre, o Sul em Dança - maior evento de dança do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil - chega a sua 15ª edição. O festival ocorre de 18 a 26 de setembro, no Teatro do Sesi - Centro de Eventos Fiergs - e contará com aproximadamente 5 mil bailarinos e estudantes que sobem ao palco para encantar e levar a cultura da dança para o público.  
 
Com o lema Movimento que nos Une, o festival busca valorizar e possibilitar uma nova oportunidade para todos os talentos do RS e de outros estados. O espetáculo de abertura deste ano, dia 19, contará com a apresentação dos destaques do festival de 2016 e de Isabella Rodrigues, que ganhou o prêmio de melhor bailarina do 33º Festival de Dança de Joinville e também participou de turnê realizada em 25 cidades da Rússia, com os espetáculos “Black Swan” e “Virtuosos of Ballet World”. A cadeirante Camila Rocha Duarte, da Escola de Dança Kitty, também promete emocionar o público com sua participação no festival, que acontece paralelamente ao Dia da Acessibilidade, comemorado em 19 de setembro. 
 
Para Margit Kolling, diretora do Sul em Dança, a chegada ao Teatro do Sesi pela primeira vez é um desafio muito grande. “É um sonho realizado, não só para mim, mas para todos os participantes. São 15 anos de uma caminhada que chega agora à Capital e num lugar com a grandeza do Teatro do Sesi. Com certeza esse é o maior ganho para todos os bailarinos”, ressalta. Entre as modalidades apresentadas estão ballet clássico, jazz, dança contemporânea, danças urbanas, danças folclóricas e estilo livre. O corpo de jurados do Festival conta com nomes de destaque no cenário da dança nacional. Entre eles, Janice Botelho, Mariza Estrella, Octávio Nassur, Edy Wilson, Fran Manson, André Rockmaster e Anette Lubisco.
 
Integra a programação do Sul em Dança a Mostra de Dança Estudantil e de Projetos Sociais, que possibilita a mais de mil crianças e adolescentes subirem ao palco e terem acesso a um festival de dança desse porte.
 
O projeto Sul em Dança é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, tendo como patrocínio master a empresa Stihl, patrocínio da Unique e BR Supply, e apoio cultural do Centro de Eventos Fiergs - Teatro do Sesi.
Os jurados
Janice Botelho - Coreógrafa com trabalhos na Rede Globo, inauguração da Arena do Grêmio, reinauguração do Beira-Rio, Natal Luz Gramado, Criança Esperança e Globo 50 anos.
Mariza Estrella – Ex-diretora da Cia. Jovem do Teatro Municipal Rio de Janeiro e atual diretora do Centro de Dança Rio.
Octávio Nassur - Idealizador e coordenador geral do FIH2 Festival Internacional de Hip Hop, de Curitiba.  
Edy Wilson - Coreógrafo e professor de dança, jurado convidado nos grandes festivais de dança e instituições de dança no Brasil e América Latina.
Fran Manson - Diretora de grupos de danças urbanas da cidade de Bauru, coreógrafa e bailarina, já ganhou primeiros lugares em batalhas de Hip Hop Dance e Waacking. Eleita também melhor bailarina do Festival de Joinville em 2017.
André Rockmaster - Idealizador e diretor coreógrafo da Cia Vertente Única, na qual esteve em tour no Brasil e Europa nos últimos anos.
Anette Lubisco – Coreógrafa e professora do ensino informal (dança jazz). Como bailarina, participou de vários grupos de dança em Porto Alegre. Professora do Curso de Licenciatura em Dança Ulbra, professora da pós-graduação da Ulbra/Canoas. Ministra disciplinas na especialização em Dança da PUC/RS e atua no mercado cultural/artístico como coreógrafa, professora e jurada de festivais de dança. 
 
Programação
Segunda-feira, 18: montagem e ensaios - espetáculo de abertura
Terça-feira, 19, 19h: espetáculo de abertura e concurso danças urbanas
Quarta-feira, 20, 17h: danças urbanas, estilo livre e danças folclóricas
Quinta-feira, 21, 17h: Mostra de Dança Estudantil e de Projetos Sociais, ballet clássico, jazz e dança contemporânea
Sexta-feira, 22, 18h: ballet clássico de repertório, ballet clássico e jazz
Sábado, 23, 17h: ballet clássico de repertório, ballet clássico, jazz e dança contemporânea
Domingo, 24, 17h: ballet clássico de repertório, ballet clássico, jazz e dança contemporânea
Segunda-feira, 25, 17h: Mostra de Dança Estudantil e de Projetos Sociais, ballet clássico de repertório, ballet clássico e jazz
Terça-feira, 26, 18h: estilo livre. Espetáculo de encerramento e premiações
 
Sul em Dança 2017
De 18 a 26 de setembro
Teatro do Sesi
Ingressos: R$ 25 (no local)
www.sulemdanca.com.br  
 
 


/danca

Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.