Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de setembro de 2017

Clube de Mães do Cristal promove oficina com o escritor Robertson Frizero na Biblioteca Comunitária do Cristal neste sábado



Assessoria de Imprensa:
Simone Lersch (51) 99803-4420


Clube de Mães do Cristal oferece programação cultural aberta à comunidade

 

Ações de incentivo à leitura e sarau acontecem a partir deste sábado (dia 16)

 

O Clube de Mães do Cristal, com o apoio do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre - COMUI, apresenta uma programação especial para fortalecimento e valorização das relações do idoso, com sua família e comunidade. A associação, de mais de quatro décadas de atividades, e presente na atuação das reivindicações e promoções das demandas relacionadas à cultura e a inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade do bairro Cristal e da cidade, é reconhecida publicamente com títulos e prêmios, por seus serviços assistenciais e socioculturais, em Porto Alegre. A entidade também tem um braço importante no incentivo à leitura e preservação da memória com a atuação da sua Biblioteca Comunitária do Cristal, que atende gratuitamente mais de 40 bairros da cidade. Com esta longa trajetória e comprometimento com a comunidade porto-alegrense, o Clube de Mães do Cristal apresenta sua programação de setembro:

16/09 - Sábado - Sede do Clube de Mães do Cristal (Rua Curupaiti, 915 - Bairro Cristal)

Leitura e Terceira Idade - Compartilhar experiências e Memórias

No dia 16 de setembro, a partir das 10h, acontecem dois eventos super especiais que têm como temática o uso da palavra escrita e falada junto ao público idoso.
Uma Roda de Conversa com especialistas na prática e na teoria da mediação de leitura para o público idoso, que trarão suas experiências para compartilhar e trocar com os participantes. A oficina de Escrita de Memórias é direcionada para todos que desejam se iniciar na arte da escrita de memórias.
Os dois eventos são gratuitos e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: bibliocomunitariacristal@gmail.com. Vagas limitadas.

Programação:

10h -12h - Roda de Conversa com trocas de experiências sobre mediação de leitura para o público idoso.
Facilitadores:
Júnia Vieira
Mestre em Teoria da Literatura - PUCRS;
Especialista em Teoria e Prática da Formação do Leitor – UERGS;
Licenciada em Letras - Língua Portuguesa/Inglesa - PUCRS. Coordenadora da Biblioteca Comunitária do Cristal.

Gabriel Feichas Alves
Pedagogo, Especialista. em Saúde Mental Coletiva - UFRGS.
Atuou como professor de Ensino Fundamental e EJA em Teutonia/RS. Desde a graduação está envolvido com contação de histórias e mediação de leitura para públicos variados.


14h - 18h - Oficina de "Escrita de Memórias" para todos aqueles que desejam se iniciar em escrita de memórias.

Oficineiro:
Robertson Frizero
Escritor, Tradutor, Dramaturgo e Professor de Criação Literária. Seu romance de estreia, "Longe das Aldeias" (2015), foi indicado ao Prêmio São Paulo de Literatura e Prêmio Açorianos de Literatura e agraciado como Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores. "Por que Elvis não latiu?"(2010), sua estreia na literatura, foi premiado e indicado como um dos trinta melhores livros infantis do ano pela Revista CRESCER. Mestre em Teoria da Literatura pela PUCRS.

Todos os eventos são indicados para todos os públicos.


23/09 - Sábado - Figueira Centenária do Cristal (Rua Curupaiti esquina com Av. Campos Velho - Bairro Cristal)

Sarau Baile da Primavera - a partir das 14h

Programação cultural com chorinho e samba de raiz

Entrada franca