Neste mês, o convidado especial do Sopapo Poético é o compositor e intérprete IZOLINO NASCIMENTO, um dos pilares do samba no Rio Grande do Sul. O evento acontece no dia 26 de setembro, terça-feira, no CRN Nilo Feijó, na Av. Ipiranga, 311, Bairro Menino Deus, com entrada franca.
O sarau SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências. Sempre na última terça-feira do mês, reúne artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.
IZOLINO NASCIMENTO
Nascido em Porto Alegre, no ano de 1943, no bairro Teresópolis. Ainda criança, passou a viver em São Leopoldo, onde teve os primeiros contatos com a música e aprendeu a cantar brincando para um festival. Estudou mecânica na Escola Técnica Parobé. Sua profissão foi desenhista projetista. Como era bom de bola, foi convidado a jogar no Aymoré e mais tarde no Grêmio. O futebol lhe aproximou do samba, apesar da contrariedade da família. A sua participação efetiva do cenário do samba gaúcho tem início através do convite de um amigo, o comunicador e radialista Carlos Alberto Barcelos, o Roxo. Assim começa a florescer sua veia poética de compositor, tendo como referência o samba de raiz, dolente, e como maior parceiro musical o grande violonista Professor Palmeira. No anos 1980, Izolino integrou o grupo O SAMBÃO e, mais tarde, foi diretor musical do talentoso conjunto SAMBA AUTÊNTICO, que marcou época nos palcos gaúchos, apresentando músicas próprias e acompanhando os maiores nomes do samba brasileiro. O Mestre Izolino também passou a encantar com seu talento no Carnaval de Porto Alegre, como intérprete e compositor de agremiações como Imperadores do Samba, Praiana, Imperatriz Dona Leopoldina, Império do Sol e outras. Em 2011, teve um CD tributo gravado por Cláudio Barulho com suas composições.
Em um breve resumo, esse é o Nego Izolino, um genial poeta, um mestre da composição, sambista de fato.
- mais sobre Izolino:
https://www.youtube.com/watch?v=u2m3tSwWFSM&t=471s
https://www.youtube.com/watch?v=5ySv-9HsnaM
SOPAPINHO
Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia.
FEIRA AFRO
A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música - e muito mais - são opções da feira para o eclético público sopapeiro.
CINE KAFUNÉ
Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários com foco na cultura negra.
SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia
Edição de setembro de 2017
Convidado: Izolino Nascimento
Quando: terça-feira, 26 de setembro, às 19h30min
Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó
Av. Ipiranga, 311, Menino Deus - Porto Alegre/RS
ENTRADA FRANCA
Contatos:
sopapo.poetico@gmail.com
(51) 99365-3315 - 99117-4559 - 99317-6497 – 99218-5449
Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura
Apoios:
Centro de Referência do Negro Nilo Feijó
Cine Kafuné
Negrestyle - design gráfico
Sílvia Abreu - Consultoria Integrada de Marketing
SINDIPETRO - Sindicato dos Petroleiros
Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)
crédito da foto: Evandoir dos Santos