Foto: Tonico Alvares
    Livro "Conselhos Municipais de Porto Alegre: legislação compilada" foi lançado hoje
  Livro "Conselhos Municipais de Porto Alegre: legislação compilada" foi lançado hoje
A Câmara Municipal de Porto Alegre, representada pela Mesa  Diretora, lançou, nesta quinta-feira (22/12), a publicação “Conselhos  Municipais de Porto Alegre: Legislação Compilada”. A elaboração foi da  Comissão Especial de Revisão, Sistematização e Compilação da Legislação  Municipal, com a colaboração da Gerência dos Conselhos Municipais da  Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local.  Compareceram representantes dos Conselhos Municipais de Educação, de  Ciência e Tecnologia, de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, dos  Direitos da Criança e do Adolescente; do Fórum Municipal dos Conselhos  da Cidade; e da Secretaria Municipal de Coordenação Política e  Governança Local.
Segundo a presidente da Casa  Legislativa, vereadora Sofia Cavedon (PT), o trabalho integra um  conjunto de ações desenvolvidas pela Gestão 2011 da Câmara, que possui,  dentre seus objetivos, a transformação de leis em direitos. “Transformar  leis em direitos significa dar condições para que a lei produza seus  efeitos no dia a dia do cidadão, ou seja, torná-las eficazes, o que só  será possível diante de uma ação conjunta entre o Poder Público e a  sociedade civil organizada no sentido da reivindicação desses direitos,  da fiscalização dessas leis e, principalmente, da construção coletiva  das mudanças que se fizerem necessárias. Para que possamos, portanto,  transformar leis em direitos, é importante, num primeiro momento,  conhecer a legislação”, explicou.
Conforme  Sofia, a obra foi elaborada com esse objetivo, buscando disponibilizar  as normas gerais estabelecidas para os 26 conselhos municipais, as leis  que os instituem e seus decretos regulamentadores. “Essa publicação  surge após o trabalho de organização da legislação sobre os conselhos,  realizado em 2010, conjuntamente com o Executivo Municipal. Na época,  foram revisados dispositivos da Lei Orgânica e as normas gerais sobre os  conselhos e revogadas expressamente as leis já revogadas tacitamente e  leis cujos conselhos municipais não estavam em funcionamento e para os  quais não havia demanda social para sua instauração”.
Plínio  Vargas, representante da Governança, afirmou que a publicação foi  resultado do esforço coletivo das instituições. “O poder se constrói a  partir de lideranças que se fazem”. Segundo ele, o papel dos Conselhos é  exercer o controle social em relação a políticas públicas.
Paulo  Guimarães, representando o Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade,  afirmou que, em relação à legislação, Porto Alegre está “uma maravilha”,  porém sugeriu que todos lutem, coletivamente, para tornar realidade  essas leis.
Darlene Silveira (reg. prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência
 
 
 
