Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de dezembro de 2011

Fim da interdição da Usina deve ocorrer nesta quinta

A liberação da Usina do Gasômetro, que depende de uma aprovação do Corpo de Bombeiros, aguarda ainda a melhoria no desempenho de uma bomba de água e deve ficar para quinta-feira, 29. O espaço cultural foi interditado no dia 13 por ação do Ministério Público, que contestou o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) do local. A prefeitura apresentou recurso junto ao MP no dia 19 no sentido de obter uma “adequação de conduta”, instrumento jurídico que permitiria reabrir o espaço.

O secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, explica que após conferir os equipamentos, na tarde desta quarta-feira, 28, os bombeiros solicitaram um aumento na potência das bombas que levam água para o último andar da Usina, pois interpretaram a pressão insuficiente para o caso de um sinistro. Segundo o secretário, uma empresa especializada trabalhará durante a noite para adequar o sistema à especificação exigida pelo Corpo de Bombeiros, e estima-se que isso deva estar resolvido ainda na tarde de quinta-feira. Todos os outros itens foram considerados satisfatórios, com pequenas recomendações que estão sendo providenciadas.

Sergius Gonzaga acrescenta que, em qualquer caso, o Réveillon na Usina acontecerá normalmente, pois a estrutura da festa independe das instalações no interior do prédio.

A prefeitura reitera que toda a parte utilizável da Usina do Gasômetro está contemplada por Plano de Prevenção e Combate a Incêndios. O PPCI do local foi realizado ao custo de R$ 500 mil e aprovado pelo Corpo de Bombeiros em 2009. Foi alegado que faltaria um plano em funcionamento para o Teatro Elis Regina. A Secretaria Municipal da Cultura explica que o teatro em questão ainda está em construção, devendo ser aberto ao público apenas no segundo semestre de 2012. O projeto de adequação de um PPCI para este espaço específico já está pronto, aguardando, como é de praxe, o final da obra para ser executado.