INSCRIÇÃO  PROMOCIONAL ATÉ DIA 10 DE JANEIRO DE 2012
CURSO MODULAR DE GESTÃO CULTURAL TURMAS  2012
Inscrições abertas para as turmas de  2012 nas cidades de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC),  Brasília (DF), São Paulo (SP) e Cascavel (PR)
A Quixote Art & Eventos já está  com as inscrições abertas desde o dia 05 de novembro para os interessados em  participar das novas turmas de 2012 do Curso Modular de Gestão Cultural  ministrado pelo consultor e produtor cultural Marcelo Miguel. As fichas de  inscrição já podem ser solicitadas através do e-mail  cursos@quixoteart.com.br
Para o próximo ano as novidades do  curso ficam por conta do aumento do número de módulos, passando agora de 08 para  09 encontros presenciais (aulas), e também para a inclusão de novas cidades no  roteiro. São Paulo (SP), Brasília (DF) e Cascavel (PR) passarão também a contar  com uma turma permanente, além da manutenção das turmas nas cidades de Curitiba  (PR), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).
O Curso Modular de Gestão Cultural  será dividido em 09 módulos (09 encontros presenciais), mas terá também em sua  programação as chamadas revisões online, para que os alunos tenham condições de  acompanhar através da internet aulas de revisão utilizando o twitter e/ou  programa skype, onde serão abordados os conteúdos apresentados em sala de  aula.
Além disso, um dos grandes  diferenciais deste curso, é que os alunos podem também participar das atividades  extra-aula como a incubadora de projetos culturais e o laboratório de projetos  culturais, que na prática funcionaram como uma consultoria coletiva para os  projetos e ações culturais desenvolvidas pelos próprios  alunos.
Nos últimos 06 anos, os Cursos  mantidos pela Quixote Art & Eventos já foram ministrados em mais de 76  diferentes cidades, espalhadas em 08 estados brasileiros, atendendo um público  total aproximado de 7.500 alunos. Muitos destes alunos, mantém até hoje parceria  com a Quixote Art & Eventos na realização de seus projetos, ações e  programas culturais.
Início  das aulas:  
Curitiba  (PR), Porto Alegre (SP) e São Paulo (SP) em 
Fevereiro  de 2012
ATENÇÃO
AULA ESPECIAL DE  APRESENTAÇÂO (ENTENDENDO A LEI ROUANET):
Nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de  2012, como preparação para o início das atividades do curso, estaremos  realizando gratuitamente uma aula on-line de apresentação da Lei  Rouanet.
Os interessados poderão acompanhar  através do twitcam independentemente de estar matriculado em nosso  curso.
Dias 17, 18 e 19 de janeiro (terça,  quarta e quinta) das 18h30 às 20h
www.twitter.com/quixote64
Como funciona o Curso Modular de  Gestão Cultural
OBJETIVOS DO CURSO E  DIFERENCIAL:
O grande objetivo deste curso é  apresentar de forma geral questões pertinentes a gestão cultural para todos os  segmentos artísticos.
Durante o curso serão enfocadas  principalmente noções gerais para planejamento e formatação de projetos  culturais, apresentação das leis de incentivo à Cultura, com destaque ao  funcionamento da Lei Rouanet tanto no mecanismo do mecenato como do Fundo  Nacional de Cultura, noções gerais sobre políticas públicas de cultura, como  Sistema Nacional de Cultura e os principais programas mantidos pelo governo  federal, Lei de Direito Autoral, gestão de eventos, noções para organização e  execução do trabalho de captação de recursos, assessoria de comunicação para  projetos culturais, gestão de acervos, apresentação do Sistema Brasileiro de  Museus, lei do audiovisual, código de defesa do consumidor aplicado aos produtos  culturais, etc.
Ao contrário de outros cursos, mais do  que uma atividade de formação e capacitação, este curso ofertado pela  Quixote Art & Eventos tem como princípio oferecer aos seus  participantes uma consultoria dirigida, buscando sempre atender as suas  necessidades e os seus interesses na formatação de seus próprios projetos  culturais.
Outra característica do curso, é que  as atividades não estão pautadas apenas nas aulas presenciais, as chamadas  atividades extra-aula, pois o curso oferece também ações como as revisões  on-line (revisões pela internet) e as reuniões da incubadora de projetos  culturais e do laboratório de projetos culturais, que como ações pedagógica  também contribuem neste processo de formação e capacitação dos  alunos.
Um exemplo desta questão é que  atualmente, muitos alunos que já participaram dos cursos promovidos pela Quixote  Art & Eventos, ainda hoje mantém com regularidade um estreito contato com os  instrutores e com as atividades do curso. Inclusive, muitos ex-alunos, mesmo  depois de já terem concluído o curso em anos anteriores, acabam retornando e  voltando as aulas para se atualizarem. Estes alunos são convidados especiais e  não pagam nenhuma taxa por estas participações pós-curso.
LOCAL DAS  AULAS:
PORTO ALEGRE  /RS**
Prédio do IAPC - Rua Baronesa do Gravataí 700 - Cidade  Baixa (Próximo ao Praia de Belas Shopping)
**As aulas presenciais acontecerão  sempre no segundo sábado de cada mês das 9h as 17h (Aulas de fevereiro a outubro  de 2012) * Nesta turma, nos meses de junho, setembro e outubro em virtude de  feriados as aulas serão transferidas para o terceiro sábado do mês  (veja a  programação com as datas)
Aulas presenciais para o Curso Modular  de Gestão Cultural em 2012
Em cada uma das cidades abaixo será  montada uma turma com as aulas acontecendo uma vez por mês. Somente na cidade de  Cascavel/PR precisaremos confirmar um número mínimo de 10 alunos, com a  possibilidade de cancelamento da turma. Nas demais cidades as turmas estão  confirmadas independentemente do número de participantes  matriculados.
TURMA em PORTO ALEGRE  /RS
Turma A2 - As aulas presenciais  acontecerão sempre no segundo sábado de cada mês das 9h as 17h (Aulas de  fevereiro a outubro de 2012)
·                     Nesta  turma, nos meses de junho, setembro e outubro em virtude dos feriados as aulas  serão transferidas para o terceiro sábado do mês
(veja a programação  com as datas)
PROGRAMAÇÃO DO CURSO POR  MÒDULOS:
Modulo  Especial
Introdução a Produção Cultural e a  Economia da Cultura / Apresentação da Lei Rouanet
Turma A2 Porto Alegre (RS) 11 de  fevereiro (sábado das 9h às 17h)
Modulo  01
Formatação e Planejamento de Projetos  Culturais / Apresentação do SALIC WEB
Turma A2 Porto Alegre (RS) 10 de março  (sábado das 9h às 17h)
Modulo  02
Marketing Cultural e Captação de  Recursos /
Apresentação do processo de captação  de recursos através da Lei Rouanet
Turma A2 Porto Alegre (RS) 14 de abril  (sábado das 9h às 17h)
Modulo  03
Políticas Públicas para a Cultura  /
Apresentação do Fundo Nacional de  Cultura
Turma A2 Porto Alegre (RS) 12 de maio  (sábado das 9h às 17h)
Modulo  04
Cultura e Terceiro Setor  /
Apresentação dos procedimentos para  Prestação de Contas de projetos beneficiados pela Lei  Rouanet
Turma A2 Porto Alegre (RS) 16 de junho  (sábado das 9h às 17h)
Modulo  05
Legislação e Cultura / Apresentação da  Lei do Direito Autoral
Turma A1   Porto  Alegre (RS) 07 de julho (sábado das 9h as 17h)
Turma A2 Porto Alegre (RS) 14 de julho  (sábado das 9h às 17h)
Modulo  06
Planejamento de Comunicação para  Projetos Culturais/
Identidade Cultural e Diversidade  Cultural / Tratado Internacional de Diversidade  Cultural
Turma A2 Porto Alegre (RS)11 de agosto  (sábado das 9h às 17h)
Modulo  07
Patrimônio Cultural Material e  Imaterial e Gestão de Acervos e Museus /
Apresentação do Sistema Brasileiro de  Museus
Turma A2 Porto Alegre (RS) 15 de  setembro (sábado das 9h às 17h)
Modulo  08
Produção Executiva para Projetos  Audiovisuais / Apresentação da Lei do Audiovisual
Turma A2 Porto Alegre (RS) 20 de   outubro (sábado das 9h às 17h)
ATIVIDADES  EXTRA-AULA:
Revisão de aulas on-line  apresentadas pela  internet através do twitcam e plataforma skype
Modulo Especial – Terça-feira dia 27 de março das 19h  às 20h30
Modulo 01 – Terça-feira dia 24 de abril das 19h  às 20h30
Modulo 02 – Terça-feira dia 29 de maio das 19h  às 20h30
Modulo 03 – Terça-feira dia 26 de junho das 19h  às 20h30
Modulo 04 – Terça-feira dia 31 de julho das 19h  às 20h30
Modulo 05 – Terça-feira dia 28 de agosto das  19h às 20h30
Modulo 06 – Terça-feira dia 25 de setembro das  19h às 20h30
Modulo 07 – Terça-feira dia 30 de outubro das  19h às 20h30
Modulo 08 – Terça-feira dia 27 de novembro das  19h às 20h30
Reuniões da incubadora de projetos  culturais
Encontros presenciais –  sempre as  sextas-feiras das 18h as 21h
Porto Alegre (RS) – 09 de março / 13  de abril / 11 de maio / 15 de junho/ 13 de julho
São Paulo (SP) – 27 de abril / 25 de  maio / 22 de junho/ 27 de julho
Encontros Online da incubadora de  projetos – sempre as  terças-feiras das 18h30 as 20h30
17 de abril / 22 de maio / 19 de junho  / 24 de julho
CARGA HORÁRIA  TOTAL:
A  carga horária total deste curso é composta de 90 horas/atividades, assim  distribuídas:
*  09 módulos presenciais com 06 horas/aula 
cada módulo num total de 54  horas/aula
*  09 aulas de revisão via internet com 01 hora duração 
cada aula num total de 9  horas/aula
* 09 Reuniões da incubadora de  projetos culturais 
e do laboratório de projetos culturais  com um total 27 horas/atividades.
INSTRUTOR DO  CURSO:
Marcelo  Miguel
(Consultor, Produtor  Cultural, Radialista e Poeta) - Editor do Jornal Cultural Quixote  (1998-2010) e Diretor da Quixote Art & Eventos, Marcelo Miguel atua no  segmento cultural desde 1985. Já foi assessor da Secretaria Municipal de Cultura  de São Paulo entre os 1989 e 1992, Consultor Especial da ASSSOCULT (Associação  dos Dirigentes Culturais e Secretarios Municipais de Cultura de Curitiba e  Região Metropolitana) entre os anos de 1997 e 2002,  Ex-Coordenador do  Fórum Permanente de Cultura do Estado do Paraná entre 2000 e 2003,  responsável pelos projetos Vladimir Kózak e os Índios do Brasil, HIP-HOP e a  Cidadania em parceria com a OAB/PR, 40 anos do INCRA no Paraná e instalação do  Memorial do INCRA em Cascavel/PR (Museu da reforma Agrária), Exposição do  Artista Plástico Silvio Rocha - Fragmentos Xetá, Teatro Nas escolas de Marechal  Candido Rondon, Encontro Paranaense de Poetas, Digitalização do acervo do Museu  do Milênio - Prudentópolis/PR, Festival de Cinema da  Lapa/PR.
BENEFÍCIOS AOS  ALUNOS:
Todos os alunos do  curso receberão um Kit contendo apostilas e um CD-Room com dados e  informações complementares sobre os temas abordados.
Os alunos que freqüentarem  o curso completo ou que atingirem pelo menos 75% de freqüência das  aulas também receberão um CERTIFICADO DE  PARTICIPAÇÃO.
Os alunos que fizerem sua inscrição a  vista receberão um desconto e mais um brinde extra.
VAGAS  OFERTADAS:
Para cada cidade  serão ofertadas 25 vagas
INFORMAÇÕES E  INSCRIÇÃO:
As inscrições  poderão ser realizadas a partir do dia 10 de novembro de  2011
Informações podem  ser obtidas pelos telefones abaixo ou através de nossos  email:
(41) 3029-3660 ou (41)  8481-6651
FORMAS  DE INSCRIÇÃO:
Para efetuar a inscrição o interessado  deverá preencher a ficha de inscrição e enviar através do e-mail  cursos@quixoteart.com.br.
Em  seguida deverá ser quitada a taxa de inscrição, à vista ou de forma parcelada de  acordo com a tabela de valores abaixo.
A  quitação da taxa de inscrição poderá feita da seguinte  forma:
a)  Pessoalmente na sede da Quixote Art & Eventos em Curitiba  
R. Conselheiro Laurindo 502 cjto  904;
b)  No primeiro dia de aula do curso no próprio local de aula;
c)  Ou ainda, através de deposito ou transferência bancária em conta indicada ou  através de boleto bancário remetido após envio da ficha de  inscrição;
INVESTIMENTO:
O valor da taxa de inscrição no Curso  Modular de Gestão Cultural é o mesmo para todas as turmas mas varia conforme a  data de confirmação da inscrição por parte do aluno:
Para inscrições até 10 de  janeiro:
Taxa de inscrição a vista:  
R$ 650,00 (Seiscentos  e Cinqüenta Reais)
Taxa de inscrição parcelada: R$ 80,00 (Oitenta Reais) em 10  parcelas
Para inscrições até 10 de  fevereiro:
Taxa de inscrição a vista:  
R$ 750,00 (Setecentos  e Cinqüenta Reais)
Taxa de inscrição parcelada: R$ 90,00 (Noventa Reais) em 10  parcelas
Para inscrições até 10 de  Março:
Taxa de inscrição a vista:  
R$  850,00  (Oitocentos e Cinqüenta Reais)
Taxa de inscrição parcelada: R$ 105,00 (Cento a Cinco Reais) em 10  parcelas
Para inscrições após o dia 11 de  Março:
Taxa de inscrição a vista:  
R$  950,00  (Novecentos e Cinqüenta Reais)
Taxa de inscrição parcelada: R$ 130,00 (Cento e Trinta Reais) em 09  parcelas
(A quitação da taxa de matrícula  acontece no ato da inscrição e as demais parcelas podem ser quitadas a cada  módulo durante as aulas)
Os alunos que fizerem a quitação da  taxa de inscrição a vista receberão todo o material em sua primeira aula, além  de receberem um brinde.
Os alunos que fizerem a opção da  quitação parcelada, receberão o material parcialmente a cada  módulo.
PROGRAMA DO  CURSO
Conteúdo Programático do  Curso Modular de Gestão Cultural
Modulo Especial – Introdução a  Produção Cultural e a Economia da Cultura
Apresentação da Lei  Rouanet
Aula 01 – Parte 01 – Introdução ao  estudo da produção cultural – Aspectos da produção cultural no  Brasil. Principais dificuldades no desenvolvimento de ações e projetos  culturais. Aula 01 – Parte 02 – Introdução aos conceitos da Economia da  Cultura. A sustentabilidade de projetos culturais. As principais alternativas  para a busca de recursos para a execução de projetos culturais. Noções gerais de  planejamento. Aula 01 – Parte 03 – Conceituação de projeto e seus  principais elementos. Aspectos do planejamento de projetos. Conceituação e  etapas do planejamento. A construção do diagnóstico e o estudo de viabilidade.  Definição de objetivos e metas. A construção do planejamento estratégico e a  definição do público alvo. Aula 01 - Parte 04 – Leis de Incentivo à  Cultura - A evolução histórica das leis de incentivo á Cultura no Brasil e o  surgimento da Lei Rouanet. Perspectivas para as futuras alterações.  Considerações a respeito do PROCULTURA.  Apresentação do PRONAC e dos  Mecanismos de incentivo: Mecenato (isenção fiscal), FNC e FICART. Aspectos  jurídicos do mecenato na Lei Rouanet
Modulo 01 – Formatação e Planejamento  de Projetos Culturais
Apresentação do SALIC  WEB
Aula 02 - Parte 01 – Leis de Incentivo  à Cultura - O  proponente e os impedimentos legais. Principais exigências para o cadastramento  de propostas culturais. Prazos. Quem pode se beneficiar com a isenção fiscal.  Apresentação do artigo 18 e 26 da Lei Rouanet e o valor da isenção fiscal  concedida aos patrocinadores. Aula 02 - Parte 02 – Leis de Incentivo à  Cultura - Trâmite para a aprovação de projetos culturais na Lei Rouanet. O  cadastramento. Análise técnica. Reunião da CNIC. Publicação no Diário Oficial.  Abertura das contas correntes do projeto e a gestão do projeto. Aula 02 -  Parte 03 – Leis de Incentivo à Cultura - Apresentação do SALICWEB e da  Instrução Normativa 01/2010. O usuário e as exigências legais. Apresentação do  formulário eletrônico. A construção da planilha de custos. Anexação de  documentos. Aula 02 - Parte 04 – Leis de Incentivo à Cultura – Noções  gerais de formatação de projetos. A identificação do diferencial e o valor  agregado do projeto cultural.
Modulo 02 –  Marketing Cultural e  Captação de Recursos
Apresentação do processo de captação  de recursos através da Lei Rouanet
Aula 03 - Parte 01 – Marketing  Cultural - Introdução  ao estudo do marketing. Conceituação de marketing cultural e as suas principais  características. O marketing a favor da cultura. Conceituação de mecenato.  Características e diferenças entre apoio, patrocínio e permuta. Aula 03 -  Parte 02 – Marketing Cultural - O que leva uma empresa a investir em  projetos culturais. Vantagens e benefícios que poderão ser oferecidos aos  patrocinadores. A construção do plano de negócios. O perfil do captador de  recursos.
Aula 03 - Parte 03 – Planejamento de  Captação de Recursos – Organização do planejamento de  captação de recursos. A prospecção de patrocinadores em potencial.  Estratégias para a abordagem. A elaboração do material de apoio. A negociação  com os patrocinadores. Os contratos de patrocínio e as principais  preocupações.
Aula 03 - Parte 04 – Leis de Incentivo  à Cultura – A  captação de patrocínios através da Lei Rouanet.  A publicação da portaria  no diário oficial. A emissão do recibo e a relação com o patrocinador segundo a  legislação. A liberação dos recursos.
Modulo 03 – Políticas Públicas para a  Cultura
Apresentação do Fundo Nacional de  Cultura
Aula 04 - Parte 01 – Políticas  Públicas para a Cultura – O poder público e a gestão da cultura.  Histórico dos primeiros órgãos públicos de gestão e os principais marcos legais.  A estrutura atual do Governo Federal para a Gestão da Cultura. O Ministério da  Cultura e sua organização. Aspectos e diferenças na organização das Secretarias  e Fundações Culturais estaduais e municipais. Aula 04 - Parte 02 – Sistema  Nacional de Cultura (SNC) – Evolução histórica do SNC. O Plano Nacional de  Cultura e suas características. O Sistema Federal de Cultura e o Plano Federal  de Cultura. Apresentação do Sistema Nacional de Cultura e seus principais  elementos. A construção dos Sistemas estaduais e municipais de cultura. Os  instrumentos de controle social. Os conselhos de cultura e as conferências de  cultura. Aula 04 - Parte 03 – Fundo Nacional de Cultura (FNC) –  Diferenças do FNC e do mecenato da Lei Rouanet. Quem pode se beneficiar do  FNC e qual o perfil dos projetos aprovados. Como funciona. O que é o SICONV e  como cadastrar uma entidade ou organismos no SICONV. Principais aspectos dos  convênios e base legal. Origem dos recursos do FNC. Aula 04 - Parte 04 –  Gestão Pública da Cultura – Principais programas mantidos pelo governo  Federal. Apresentação do Mais Cultura e do programa Cultura Viva.  O  Vale Cultura e sua aplicação. Aspectos gerais da administração pública.   Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei das Licitações.
Modulo 04 – Cultura e Terceiro  Setor
Apresentação da Prestação de Contas da  Lei Rouanet
Aula 05 - Parte 01 – Terceiro Setor –  Apresentação do  terceiro setor. Conceituação e evolução histórica do terceiro setor no Brasil.  Características do terceiro setor. Atuação do terceiro setor no universo da  produção cultural. Apresentação de projetos culturais mantido por entidades sem  fins lucrativos e estudos de caso. O terceiro setor e a Lei Rouanet.   Aula 05 - Parte 02 – Introdução ao estudo  de direito – O direito e  a sociedade. Conceituação de personalidade jurídica e capacidade jurídica.  Definição de Pessoas jurídicas e definições e aspectos do código civil. O que é  uma associação e uma fundação. Características e diferenças. Como criar e  registrar uma entidade sem fins lucrativos. Aula 05 - Parte 03 – Terceiro  Setor – Certificados e títulos para entidades sem fins lucrativos. Título de  utilidade pública federal, estadual e municipal. Benefícios e forma de obtenção.  Título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Benefícios  e forma de obtenção.  Aspectos gerais da Lei Federal 9.790/99. Título do  CEAS e OS. Aula 05 - Parte 04 – Lei de Incentivo – A prestação de contas  para projetos culturais que utilizaram recursos da Lei Rouanet. Apresentação dos  formulários e principais preocupações.  Os relatórios e a comprovação de  execução dos objetivos do projeto.
Modulo 05  – Legislação e  Cultura
Apresentação da Lei do Direito  Autoral
Aula 06 - Parte 01 – Gestão Cultural –  Os atores da gestão  da cultura. Características e formas de gestão de projetos. Princípios  administrativos.
Aula 06 - Parte 02 – Gestão de eventos  – Legislação aplicada  a gestão de eventos. Código de defesa do consumidor e eventos públicos.  Principais preocupações do produtor cultural na realização de eventos públicos.  O espaço público e as exigências legais. Alvarás e liberações obrigatórias. O  ART para construções assessórias. O acesso de menores. O atendimento médico em  eventos públicos. Tipos de seguros e segurança. O serviço receptivo. Aula 06  - Parte 03 – Lei de Direito Autoral – Apresentação da Lei de Direito  Autoral. A propriedade intelectual e o registro de marcas e patentes. O direito  moral e patrimonial do autor. Direitos conexos. O registro de autoria. O domínio  público. O ECAD e a fiscalização da execução pública de músicas. As futuras  alterações da legislação. Aula 06 - Parte 04 – Legislação aplicada ao setor  cultural – Noções gerais de legislação trabalhista aplicada ao setor  cultural. Apresentação da Lei 6.533. Noções gerais de contrato. A contratação de  artistas estrangeiros para atuar no Brasil. A importação de obras de arte.  Aspectos gerais da pós-produção.
Modulo 06  – Planejamento de  Comunicação para Projetos Culturais/ Identidade Cultural e Diversidade  Cultural
Tratado Internacional de Diversidade  Cultural
Aula 07 - Parte 01 – Introdução ao  Estudo da Comunicação – Noções gerais de comunicação e  apresentação dos profissionais e atividades de comunicação relacionadas aos  projetos culturais. O assessor de imprensa, o publicitário e o relações  públicas. Características e diferenças. Aula 07 - Parte 02 – Planejamento de  comunicação– Etapas do planejamento de comunicação. Identificação do público  alvo e a construção do mapa de mídia. Definição de estratégias de ação. A  produção do material de apoio. Manual de identidade visual do governo e da Lei  Rouanet. Procedimentos para uso das logomarcas e adoção do material de  divulgação nos projetos contemplados pela Lei Rouanet. Aula 07 - Parte 03 –  Assessoria de Imprensa e Jornalismo Cultural – O perfil do assessor de  imprensa. Instrumentos de trabalho para a assessoria de imprensa de projetos  culturais. O press-release e o kit imprensa. A relação com a mídia.  Características do jornalismo cultural. Principais veículos de comunicação e o  jornalismo cultural. A internet como novo espaço do jornalismo cultural. Aula  07 - Parte 04 – Identidade Cultural e Diversidade Cultural – Conceitos e  noções gerais sobre identidade e diversidade cultural. O Tratado de Diversidade  Cultural da UNESCO.
Modulo 07 – Patrimônio Cultural  Material e Imaterial e Gestão de Acervos e Museus
Apresentação do Sistema Brasileiro de  Museus
Aula 08 - Parte 01 – Patrimônio  Cultural Material – Base legal da criação do patrimônio  cultural e o papel do estado nas ações de conservação e  preservação. O que  é Bem Cultural e suas particularidades. Conceituação de patrimônio e suas  categorias. O Tombamento. Características e a legislação aplicada ao  patrimônio cultural material. Programas especiais mantidos pelo poder público  voltado ao patrimônio cultural. Apresentação do Programa Monumenta e o PAC do  Patrimônio Cultural. A estrutura do IPHAN e sua evolução histórica. Aula 08 -  Parte 02 – Patrimônio Cultural Imaterial – Conceituação de Patrimônio  Cultural Imaterial e sua evolução. Definição e diferenciação de Patrimônio  Cultural Material e Imaterial. Legislação brasileira e programas de fomento.  Metodologia de inventário e pesquisa aplicada ao Patrimônio Imaterial. Aula  08 - Parte 03 – Gestão de acervos e museus – Tipologia de museu. O  colecionismo e tipos de coleções. A confecção do plano museográfico e do plano  museológico. O espaço físico para museus e suas características. A montagem das  exposições e a manutenção dos acervos. Relação acervo x público. Aula 08 -  Parte 04 –Gestão de acervos e museus – Apresentação do Sistema Brasileiro de  Museus e exigências legais. A construção do plano museológico. O IBRAM e a sua  estrutura legal.
Modulo 08  – Produção Executiva  para Projetos Audiovisuais
Apresentação da Lei do  Audiovisual
Aula 09 - Parte 01 – Projetos  Audiovisuais – História do cinema no Brasil e no  Mundo. Evolução dos órgãos públicos ligados ao setor audiovisual. A ANCINE e sua  estrutura. O cadastro de produtores audiovisuais. Principais conceitos trazidos  pela MP 2228/01. O que são projetos audiovisuais. As cotas de tela e legislação  correlacionada ao setor cultural. Aula 09 - Parte 02 – Projetos Audiovisuais–  Alternativas para a busca de recursos e patrocínios para a realização de  projetos audiovisuais. Apresentação da Lei do Audiovisual. Instrumentos de  isenção fiscal através dos art.1, 1ª, 3 e 3ª da Lei do Audiovisual. A captação  de recursos através dos art. 18 e 26 da Lei Rouanet. O art. 39 da MP 2228/01.  Aula 09 - Parte 03 – Projetos Audiovisuais– Fundos de apoio para projetos  audiovisuais. O FUNCINE e os FSA. O FINEP e o FNC. O PAR – Prêmio  Adicional de Renda. Lei Federal 10.179 e o mecanismo de conversão da dívida  externa. Aula 09 - Parte 04 – Projetos Audiovisuais – O CPB (Certificado  de Produto Brasileiro). Os principais profissionais e funções em projetos  audiovisuais. Principais preocupações dos produtores audiovisuais. O roteiro e  sua função no processo de planejamento. O storybord e suas características. A  captação de imagem e a logística para transporte de equipe e equipamentos. O  plano de locação. Liberação de direito de imagem. Edição e finalização dos  produtos audiovisuais. Aspectos de eventos audiovisuais. A organização de  Mostras e Festivais de Cinema e Vídeo.
 

 
 
