Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de dezembro de 2011

CURSO MODULAR DE GESTÃO CULTURAL TURMAS 2012 -PORTO ALEGRE(RS)


INSCRIÇÃO PROMOCIONAL ATÉ DIA 10 DE JANEIRO DE 2012


CURSO MODULAR DE GESTÃO CULTURAL TURMAS 2012

Inscrições abertas para as turmas de 2012 nas cidades de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Cascavel (PR)

A Quixote Art & Eventos já está com as inscrições abertas desde o dia 05 de novembro para os interessados em participar das novas turmas de 2012 do Curso Modular de Gestão Cultural ministrado pelo consultor e produtor cultural Marcelo Miguel. As fichas de inscrição já podem ser solicitadas através do e-mail cursos@quixoteart.com.br

Para o próximo ano as novidades do curso ficam por conta do aumento do número de módulos, passando agora de 08 para 09 encontros presenciais (aulas), e também para a inclusão de novas cidades no roteiro. São Paulo (SP), Brasília (DF) e Cascavel (PR) passarão também a contar com uma turma permanente, além da manutenção das turmas nas cidades de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

O Curso Modular de Gestão Cultural será dividido em 09 módulos (09 encontros presenciais), mas terá também em sua programação as chamadas revisões online, para que os alunos tenham condições de acompanhar através da internet aulas de revisão utilizando o twitter e/ou programa skype, onde serão abordados os conteúdos apresentados em sala de aula.

Além disso, um dos grandes diferenciais deste curso, é que os alunos podem também participar das atividades extra-aula como a incubadora de projetos culturais e o laboratório de projetos culturais, que na prática funcionaram como uma consultoria coletiva para os projetos e ações culturais desenvolvidas pelos próprios alunos.

Nos últimos 06 anos, os Cursos mantidos pela Quixote Art & Eventos já foram ministrados em mais de 76 diferentes cidades, espalhadas em 08 estados brasileiros, atendendo um público total aproximado de 7.500 alunos. Muitos destes alunos, mantém até hoje parceria com a Quixote Art & Eventos na realização de seus projetos, ações e programas culturais.
Início das aulas:
Curitiba (PR), Porto Alegre (SP) e São Paulo (SP) em
Fevereiro de 2012


ATENÇÃO
AULA ESPECIAL DE APRESENTAÇÂO (ENTENDENDO A LEI ROUANET):

Nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2012, como preparação para o início das atividades do curso, estaremos realizando gratuitamente uma aula on-line de apresentação da Lei Rouanet.
Os interessados poderão acompanhar através do twitcam independentemente de estar matriculado em nosso curso.

Dias 17, 18 e 19 de janeiro (terça, quarta e quinta) das 18h30 às 20h
www.twitter.com/quixote64


Como funciona o Curso Modular de Gestão Cultural

OBJETIVOS DO CURSO E DIFERENCIAL:

O grande objetivo deste curso é apresentar de forma geral questões pertinentes a gestão cultural para todos os segmentos artísticos.
Durante o curso serão enfocadas principalmente noções gerais para planejamento e formatação de projetos culturais, apresentação das leis de incentivo à Cultura, com destaque ao funcionamento da Lei Rouanet tanto no mecanismo do mecenato como do Fundo Nacional de Cultura, noções gerais sobre políticas públicas de cultura, como Sistema Nacional de Cultura e os principais programas mantidos pelo governo federal, Lei de Direito Autoral, gestão de eventos, noções para organização e execução do trabalho de captação de recursos, assessoria de comunicação para projetos culturais, gestão de acervos, apresentação do Sistema Brasileiro de Museus, lei do audiovisual, código de defesa do consumidor aplicado aos produtos culturais, etc.

Ao contrário de outros cursos, mais do que uma atividade de formação e capacitação, este curso ofertado pela Quixote Art & Eventos tem como princípio oferecer aos seus participantes uma consultoria dirigida, buscando sempre atender as suas necessidades e os seus interesses na formatação de seus próprios projetos culturais.

Outra característica do curso, é que as atividades não estão pautadas apenas nas aulas presenciais, as chamadas atividades extra-aula, pois o curso oferece também ações como as revisões on-line (revisões pela internet) e as reuniões da incubadora de projetos culturais e do laboratório de projetos culturais, que como ações pedagógica também contribuem neste processo de formação e capacitação dos alunos.

Um exemplo desta questão é que atualmente, muitos alunos que já participaram dos cursos promovidos pela Quixote Art & Eventos, ainda hoje mantém com regularidade um estreito contato com os instrutores e com as atividades do curso. Inclusive, muitos ex-alunos, mesmo depois de já terem concluído o curso em anos anteriores, acabam retornando e voltando as aulas para se atualizarem. Estes alunos são convidados especiais e não pagam nenhuma taxa por estas participações pós-curso.


LOCAL DAS AULAS:

PORTO ALEGRE /RS**
Prédio do IAPC - Rua Baronesa do Gravataí 700 - Cidade Baixa (Próximo ao Praia de Belas Shopping)
**As aulas presenciais acontecerão sempre no segundo sábado de cada mês das 9h as 17h (Aulas de fevereiro a outubro de 2012) * Nesta turma, nos meses de junho, setembro e outubro em virtude de feriados as aulas serão transferidas para o terceiro sábado do mês  (veja a programação com as datas)


Aulas presenciais para o Curso Modular de Gestão Cultural em 2012

Em cada uma das cidades abaixo será montada uma turma com as aulas acontecendo uma vez por mês. Somente na cidade de Cascavel/PR precisaremos confirmar um número mínimo de 10 alunos, com a possibilidade de cancelamento da turma. Nas demais cidades as turmas estão confirmadas independentemente do número de participantes matriculados.


TURMA em PORTO ALEGRE /RS
Turma A2 - As aulas presenciais acontecerão sempre no segundo sábado de cada mês das 9h as 17h (Aulas de fevereiro a outubro de 2012)
·                    Nesta turma, nos meses de junho, setembro e outubro em virtude dos feriados as aulas serão transferidas para o terceiro sábado do mês
(veja a programação com as datas)


PROGRAMAÇÃO DO CURSO POR MÒDULOS:

Modulo Especial
Introdução a Produção Cultural e a Economia da Cultura / Apresentação da Lei Rouanet

Turma A2 Porto Alegre (RS) 11 de fevereiro (sábado das 9h às 17h)

Modulo 01
Formatação e Planejamento de Projetos Culturais / Apresentação do SALIC WEB

Turma A2 Porto Alegre (RS) 10 de março (sábado das 9h às 17h)
 
Modulo 02
Marketing Cultural e Captação de Recursos /
Apresentação do processo de captação de recursos através da Lei Rouanet

Turma A2 Porto Alegre (RS) 14 de abril (sábado das 9h às 17h)

Modulo 03
Políticas Públicas para a Cultura /
Apresentação do Fundo Nacional de Cultura

Turma A2 Porto Alegre (RS) 12 de maio (sábado das 9h às 17h)


Modulo 04
Cultura e Terceiro Setor /
Apresentação dos procedimentos para Prestação de Contas de projetos beneficiados pela Lei Rouanet

Turma A2 Porto Alegre (RS) 16 de junho (sábado das 9h às 17h)

Modulo 05
Legislação e Cultura / Apresentação da Lei do Direito Autoral
Turma A1   Porto Alegre (RS) 07 de julho (sábado das 9h as 17h)
Turma A2 Porto Alegre (RS) 14 de julho (sábado das 9h às 17h)

Modulo 06
Planejamento de Comunicação para Projetos Culturais/
Identidade Cultural e Diversidade Cultural / Tratado Internacional de Diversidade Cultural

Turma A2 Porto Alegre (RS)11 de agosto (sábado das 9h às 17h)

Modulo 07
Patrimônio Cultural Material e Imaterial e Gestão de Acervos e Museus /
Apresentação do Sistema Brasileiro de Museus

Turma A2 Porto Alegre (RS) 15 de setembro (sábado das 9h às 17h)

Modulo 08
Produção Executiva para Projetos Audiovisuais / Apresentação da Lei do Audiovisual

Turma A2 Porto Alegre (RS) 20 de  outubro (sábado das 9h às 17h)

ATIVIDADES EXTRA-AULA:
Revisão de aulas on-line apresentadas pela internet através do twitcam e plataforma skype

Modulo Especial – Terça-feira dia 27 de março das 19h às 20h30
Modulo 01 – Terça-feira dia 24 de abril das 19h às 20h30
Modulo 02 – Terça-feira dia 29 de maio das 19h às 20h30
Modulo 03 – Terça-feira dia 26 de junho das 19h às 20h30
Modulo 04 – Terça-feira dia 31 de julho das 19h às 20h30
Modulo 05 – Terça-feira dia 28 de agosto das 19h às 20h30
Modulo 06 – Terça-feira dia 25 de setembro das 19h às 20h30
Modulo 07 – Terça-feira dia 30 de outubro das 19h às 20h30
Modulo 08 – Terça-feira dia 27 de novembro das 19h às 20h30

Reuniões da incubadora de projetos culturais

Encontros presenciais – sempre as sextas-feiras das 18h as 21h

Porto Alegre (RS) – 09 de março / 13 de abril / 11 de maio / 15 de junho/ 13 de julho
São Paulo (SP) – 27 de abril / 25 de maio / 22 de junho/ 27 de julho

Encontros Online da incubadora de projetos – sempre as terças-feiras das 18h30 as 20h30
17 de abril / 22 de maio / 19 de junho / 24 de julho


CARGA HORÁRIA TOTAL:

A carga horária total deste curso é composta de 90 horas/atividades, assim distribuídas:

* 09 módulos presenciais com 06 horas/aula
cada módulo num total de 54 horas/aula
* 09 aulas de revisão via internet com 01 hora duração
cada aula num total de 9 horas/aula
* 09 Reuniões da incubadora de projetos culturais
e do laboratório de projetos culturais com um total 27 horas/atividades.


INSTRUTOR DO CURSO:

Marcelo Miguel

(Consultor, Produtor Cultural, Radialista e Poeta) - Editor do Jornal Cultural Quixote (1998-2010) e Diretor da Quixote Art & Eventos, Marcelo Miguel atua no segmento cultural desde 1985. Já foi assessor da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entre os 1989 e 1992, Consultor Especial da ASSSOCULT (Associação dos Dirigentes Culturais e Secretarios Municipais de Cultura de Curitiba e Região Metropolitana) entre os anos de 1997 e 2002,  Ex-Coordenador do Fórum Permanente de Cultura do Estado do Paraná entre 2000 e 2003, responsável pelos projetos Vladimir Kózak e os Índios do Brasil, HIP-HOP e a Cidadania em parceria com a OAB/PR, 40 anos do INCRA no Paraná e instalação do Memorial do INCRA em Cascavel/PR (Museu da reforma Agrária), Exposição do Artista Plástico Silvio Rocha - Fragmentos Xetá, Teatro Nas escolas de Marechal Candido Rondon, Encontro Paranaense de Poetas, Digitalização do acervo do Museu do Milênio - Prudentópolis/PR, Festival de Cinema da Lapa/PR.


BENEFÍCIOS AOS ALUNOS:
Todos os alunos do curso receberão um Kit contendo apostilas e um CD-Room com dados e informações complementares sobre os temas abordados.
Os alunos que freqüentarem o curso completo ou que atingirem pelo menos 75% de freqüência das aulas também receberão um CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.

Os alunos que fizerem sua inscrição a vista receberão um desconto e mais um brinde extra.

VAGAS OFERTADAS:
Para cada cidade serão ofertadas 25 vagas

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO:
As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 10 de novembro de 2011
Informações podem ser obtidas pelos telefones abaixo ou através de nossos email:
(41) 3029-3660 ou (41) 8481-6651

FORMAS DE INSCRIÇÃO:
Para efetuar a inscrição o interessado deverá preencher a ficha de inscrição e enviar através do e-mail cursos@quixoteart.com.br.
Em seguida deverá ser quitada a taxa de inscrição, à vista ou de forma parcelada de acordo com a tabela de valores abaixo.

A quitação da taxa de inscrição poderá feita da seguinte forma:

a) Pessoalmente na sede da Quixote Art & Eventos em Curitiba
R. Conselheiro Laurindo 502 cjto 904;

b) No primeiro dia de aula do curso no próprio local de aula;

c) Ou ainda, através de deposito ou transferência bancária em conta indicada ou através de boleto bancário remetido após envio da ficha de inscrição;

INVESTIMENTO:
O valor da taxa de inscrição no Curso Modular de Gestão Cultural é o mesmo para todas as turmas mas varia conforme a data de confirmação da inscrição por parte do aluno:

Para inscrições até 10 de janeiro:

Taxa de inscrição a vista:
R$ 650,00 (Seiscentos e Cinqüenta Reais)
Taxa de inscrição parcelada: R$ 80,00 (Oitenta Reais) em 10 parcelas

Para inscrições até 10 de fevereiro:

Taxa de inscrição a vista:
R$ 750,00 (Setecentos e Cinqüenta Reais)
Taxa de inscrição parcelada: R$ 90,00 (Noventa Reais) em 10 parcelas

Para inscrições até 10 de Março:

Taxa de inscrição a vista:
R$  850,00 (Oitocentos e Cinqüenta Reais)
Taxa de inscrição parcelada: R$ 105,00 (Cento a Cinco Reais) em 10 parcelas

Para inscrições após o dia 11 de Março:

Taxa de inscrição a vista:
R$  950,00 (Novecentos e Cinqüenta Reais)
Taxa de inscrição parcelada: R$ 130,00 (Cento e Trinta Reais) em 09 parcelas

(A quitação da taxa de matrícula acontece no ato da inscrição e as demais parcelas podem ser quitadas a cada módulo durante as aulas)

Os alunos que fizerem a quitação da taxa de inscrição a vista receberão todo o material em sua primeira aula, além de receberem um brinde.
Os alunos que fizerem a opção da quitação parcelada, receberão o material parcialmente a cada módulo.


PROGRAMA DO CURSO
Conteúdo Programático do Curso Modular de Gestão Cultural

Modulo Especial – Introdução a Produção Cultural e a Economia da Cultura
Apresentação da Lei Rouanet

Aula 01 – Parte 01 – Introdução ao estudo da produção cultural – Aspectos da produção cultural no Brasil. Principais dificuldades no desenvolvimento de ações e projetos culturais. Aula 01 – Parte 02 – Introdução aos conceitos da Economia da Cultura. A sustentabilidade de projetos culturais. As principais alternativas para a busca de recursos para a execução de projetos culturais. Noções gerais de planejamento. Aula 01 – Parte 03 – Conceituação de projeto e seus principais elementos. Aspectos do planejamento de projetos. Conceituação e etapas do planejamento. A construção do diagnóstico e o estudo de viabilidade. Definição de objetivos e metas. A construção do planejamento estratégico e a definição do público alvo. Aula 01 - Parte 04 – Leis de Incentivo à Cultura - A evolução histórica das leis de incentivo á Cultura no Brasil e o surgimento da Lei Rouanet. Perspectivas para as futuras alterações. Considerações a respeito do PROCULTURA.  Apresentação do PRONAC e dos Mecanismos de incentivo: Mecenato (isenção fiscal), FNC e FICART. Aspectos jurídicos do mecenato na Lei Rouanet

Modulo 01 – Formatação e Planejamento de Projetos Culturais
Apresentação do SALIC WEB

Aula 02 - Parte 01 – Leis de Incentivo à Cultura - O proponente e os impedimentos legais. Principais exigências para o cadastramento de propostas culturais. Prazos. Quem pode se beneficiar com a isenção fiscal. Apresentação do artigo 18 e 26 da Lei Rouanet e o valor da isenção fiscal concedida aos patrocinadores. Aula 02 - Parte 02 – Leis de Incentivo à Cultura - Trâmite para a aprovação de projetos culturais na Lei Rouanet. O cadastramento. Análise técnica. Reunião da CNIC. Publicação no Diário Oficial. Abertura das contas correntes do projeto e a gestão do projeto. Aula 02 - Parte 03 – Leis de Incentivo à Cultura - Apresentação do SALICWEB e da Instrução Normativa 01/2010. O usuário e as exigências legais. Apresentação do formulário eletrônico. A construção da planilha de custos. Anexação de documentos. Aula 02 - Parte 04 – Leis de Incentivo à Cultura – Noções gerais de formatação de projetos. A identificação do diferencial e o valor agregado do projeto cultural.

Modulo 02 –  Marketing Cultural e Captação de Recursos
Apresentação do processo de captação de recursos através da Lei Rouanet

Aula 03 - Parte 01 – Marketing Cultural - Introdução ao estudo do marketing. Conceituação de marketing cultural e as suas principais características. O marketing a favor da cultura. Conceituação de mecenato. Características e diferenças entre apoio, patrocínio e permuta. Aula 03 - Parte 02 – Marketing Cultural - O que leva uma empresa a investir em projetos culturais. Vantagens e benefícios que poderão ser oferecidos aos patrocinadores. A construção do plano de negócios. O perfil do captador de recursos.
Aula 03 - Parte 03 – Planejamento de Captação de Recursos – Organização do planejamento de captação de recursos. A prospecção de patrocinadores em potencial. Estratégias para a abordagem. A elaboração do material de apoio. A negociação com os patrocinadores. Os contratos de patrocínio e as principais preocupações.
Aula 03 - Parte 04 – Leis de Incentivo à Cultura – A captação de patrocínios através da Lei Rouanet.  A publicação da portaria no diário oficial. A emissão do recibo e a relação com o patrocinador segundo a legislação. A liberação dos recursos.

Modulo 03 – Políticas Públicas para a Cultura
Apresentação do Fundo Nacional de Cultura

Aula 04 - Parte 01 – Políticas Públicas para a Cultura – O poder público e a gestão da cultura. Histórico dos primeiros órgãos públicos de gestão e os principais marcos legais. A estrutura atual do Governo Federal para a Gestão da Cultura. O Ministério da Cultura e sua organização. Aspectos e diferenças na organização das Secretarias e Fundações Culturais estaduais e municipais. Aula 04 - Parte 02 – Sistema Nacional de Cultura (SNC) – Evolução histórica do SNC. O Plano Nacional de Cultura e suas características. O Sistema Federal de Cultura e o Plano Federal de Cultura. Apresentação do Sistema Nacional de Cultura e seus principais elementos. A construção dos Sistemas estaduais e municipais de cultura. Os instrumentos de controle social. Os conselhos de cultura e as conferências de cultura. Aula 04 - Parte 03 – Fundo Nacional de Cultura (FNC) – Diferenças do FNC e do mecenato da Lei Rouanet. Quem pode se beneficiar do FNC e qual o perfil dos projetos aprovados. Como funciona. O que é o SICONV e como cadastrar uma entidade ou organismos no SICONV. Principais aspectos dos convênios e base legal. Origem dos recursos do FNC. Aula 04 - Parte 04 – Gestão Pública da Cultura – Principais programas mantidos pelo governo Federal. Apresentação do Mais Cultura e do programa Cultura Viva.  O Vale Cultura e sua aplicação. Aspectos gerais da administração pública.  Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei das Licitações.

Modulo 04 – Cultura e Terceiro Setor
Apresentação da Prestação de Contas da Lei Rouanet

Aula 05 - Parte 01 – Terceiro Setor – Apresentação do terceiro setor. Conceituação e evolução histórica do terceiro setor no Brasil. Características do terceiro setor. Atuação do terceiro setor no universo da produção cultural. Apresentação de projetos culturais mantido por entidades sem fins lucrativos e estudos de caso. O terceiro setor e a Lei Rouanet.  Aula 05 - Parte 02 – Introdução ao estudo  de direito – O direito e a sociedade. Conceituação de personalidade jurídica e capacidade jurídica. Definição de Pessoas jurídicas e definições e aspectos do código civil. O que é uma associação e uma fundação. Características e diferenças. Como criar e registrar uma entidade sem fins lucrativos. Aula 05 - Parte 03 – Terceiro Setor – Certificados e títulos para entidades sem fins lucrativos. Título de utilidade pública federal, estadual e municipal. Benefícios e forma de obtenção. Título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Benefícios e forma de obtenção.  Aspectos gerais da Lei Federal 9.790/99. Título do CEAS e OS. Aula 05 - Parte 04 – Lei de Incentivo – A prestação de contas para projetos culturais que utilizaram recursos da Lei Rouanet. Apresentação dos formulários e principais preocupações.  Os relatórios e a comprovação de execução dos objetivos do projeto.

Modulo 05  – Legislação e Cultura
Apresentação da Lei do Direito Autoral

Aula 06 - Parte 01 – Gestão Cultural – Os atores da gestão da cultura. Características e formas de gestão de projetos. Princípios administrativos.
Aula 06 - Parte 02 – Gestão de eventos – Legislação aplicada a gestão de eventos. Código de defesa do consumidor e eventos públicos. Principais preocupações do produtor cultural na realização de eventos públicos. O espaço público e as exigências legais. Alvarás e liberações obrigatórias. O ART para construções assessórias. O acesso de menores. O atendimento médico em eventos públicos. Tipos de seguros e segurança. O serviço receptivo. Aula 06 - Parte 03 – Lei de Direito Autoral – Apresentação da Lei de Direito Autoral. A propriedade intelectual e o registro de marcas e patentes. O direito moral e patrimonial do autor. Direitos conexos. O registro de autoria. O domínio público. O ECAD e a fiscalização da execução pública de músicas. As futuras alterações da legislação. Aula 06 - Parte 04 – Legislação aplicada ao setor cultural – Noções gerais de legislação trabalhista aplicada ao setor cultural. Apresentação da Lei 6.533. Noções gerais de contrato. A contratação de artistas estrangeiros para atuar no Brasil. A importação de obras de arte. Aspectos gerais da pós-produção.

Modulo 06  – Planejamento de Comunicação para Projetos Culturais/ Identidade Cultural e Diversidade Cultural
Tratado Internacional de Diversidade Cultural

Aula 07 - Parte 01 – Introdução ao Estudo da Comunicação – Noções gerais de comunicação e apresentação dos profissionais e atividades de comunicação relacionadas aos projetos culturais. O assessor de imprensa, o publicitário e o relações públicas. Características e diferenças. Aula 07 - Parte 02 – Planejamento de comunicação– Etapas do planejamento de comunicação. Identificação do público alvo e a construção do mapa de mídia. Definição de estratégias de ação. A produção do material de apoio. Manual de identidade visual do governo e da Lei Rouanet. Procedimentos para uso das logomarcas e adoção do material de divulgação nos projetos contemplados pela Lei Rouanet. Aula 07 - Parte 03 – Assessoria de Imprensa e Jornalismo Cultural – O perfil do assessor de imprensa. Instrumentos de trabalho para a assessoria de imprensa de projetos culturais. O press-release e o kit imprensa. A relação com a mídia. Características do jornalismo cultural. Principais veículos de comunicação e o jornalismo cultural. A internet como novo espaço do jornalismo cultural. Aula 07 - Parte 04 – Identidade Cultural e Diversidade Cultural – Conceitos e noções gerais sobre identidade e diversidade cultural. O Tratado de Diversidade Cultural da UNESCO.

Modulo 07 – Patrimônio Cultural Material e Imaterial e Gestão de Acervos e Museus
Apresentação do Sistema Brasileiro de Museus
Aula 08 - Parte 01 – Patrimônio Cultural Material – Base legal da criação do patrimônio cultural e o papel do estado nas ações de conservação e  preservação. O que é Bem Cultural e suas particularidades. Conceituação de patrimônio e suas categorias. O Tombamento. Características e a legislação aplicada ao patrimônio cultural material. Programas especiais mantidos pelo poder público voltado ao patrimônio cultural. Apresentação do Programa Monumenta e o PAC do Patrimônio Cultural. A estrutura do IPHAN e sua evolução histórica. Aula 08 - Parte 02 – Patrimônio Cultural Imaterial – Conceituação de Patrimônio Cultural Imaterial e sua evolução. Definição e diferenciação de Patrimônio Cultural Material e Imaterial. Legislação brasileira e programas de fomento. Metodologia de inventário e pesquisa aplicada ao Patrimônio Imaterial. Aula 08 - Parte 03 – Gestão de acervos e museus – Tipologia de museu. O colecionismo e tipos de coleções. A confecção do plano museográfico e do plano museológico. O espaço físico para museus e suas características. A montagem das exposições e a manutenção dos acervos. Relação acervo x público. Aula 08 - Parte 04 –Gestão de acervos e museus – Apresentação do Sistema Brasileiro de Museus e exigências legais. A construção do plano museológico. O IBRAM e a sua estrutura legal.

Modulo 08  – Produção Executiva para Projetos Audiovisuais
Apresentação da Lei do Audiovisual

Aula 09 - Parte 01 – Projetos Audiovisuais – História do cinema no Brasil e no Mundo. Evolução dos órgãos públicos ligados ao setor audiovisual. A ANCINE e sua estrutura. O cadastro de produtores audiovisuais. Principais conceitos trazidos pela MP 2228/01. O que são projetos audiovisuais. As cotas de tela e legislação correlacionada ao setor cultural. Aula 09 - Parte 02 – Projetos Audiovisuais– Alternativas para a busca de recursos e patrocínios para a realização de projetos audiovisuais. Apresentação da Lei do Audiovisual. Instrumentos de isenção fiscal através dos art.1, 1ª, 3 e 3ª da Lei do Audiovisual. A captação de recursos através dos art. 18 e 26 da Lei Rouanet. O art. 39 da MP 2228/01. Aula 09 - Parte 03 – Projetos Audiovisuais– Fundos de apoio para projetos audiovisuais. O FUNCINE e os FSA. O FINEP e o FNC. O PAR – Prêmio Adicional de Renda. Lei Federal 10.179 e o mecanismo de conversão da dívida externa. Aula 09 - Parte 04 – Projetos Audiovisuais – O CPB (Certificado de Produto Brasileiro). Os principais profissionais e funções em projetos audiovisuais. Principais preocupações dos produtores audiovisuais. O roteiro e sua função no processo de planejamento. O storybord e suas características. A captação de imagem e a logística para transporte de equipe e equipamentos. O plano de locação. Liberação de direito de imagem. Edição e finalização dos produtos audiovisuais. Aspectos de eventos audiovisuais. A organização de Mostras e Festivais de Cinema e Vídeo.