Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

19 de junho de 2015

PINTORES DE TEMÁTICA GAUCHESCA - III



PARTE III
TADEU MARTINS

Natural de São Francisco de Assis, Tadeu Martins mudou-se para a região das Missões do Rio Grande do Sul incentivado pelo amigo Cenair Maicá. Há muito anos radicado em Santo Ângelo, já fez esculturas para a praça da cidade e para outros municípios da região. As artes plásticas entraram em sua vida ainda pequeno. Lembro de mandar bilhetes com desenhos para minha avó. Eu gostava muito dela e essa era a melhor maneira de comunicar-me”, conta Tadeu.
Criado no campo, sua relação com os temas rurais se evidenciaram desde o princípio na carreira, em seus desenhos e esculturas. O despertar para a música veio na adolescência. O artista é um dos amigos de longa data do Galpão Crioulo.
Atualmente, Tadeu figura bastante nos festivais nativistas e, em seu currículo, conta a vitória de duas Calhandras de Ouro na Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana.
O trabalho de Tadeu é focado nos temas regionais. Sua referência na literatura está em João Guimarães Rosa e nas caricaturas marcantes do “Berega”. Nas esculturas, transforma o universo gaúcho através de linhas contemporâneas. Entre suas obras, também é possível citar o livro “Jura”, um romance poético, que nos apresenta uma nova visão da poética rio-grandense. Membro da Academia Santo-angelense de Letras e da Estância da Poesia Crioula do Rio Grande do Sul, possui sete obras editadas como escritor, entre desenhos, poesias e crônicas.
Entre suas obras, um destaque para o Baralho de Truco com caricaturas regionais. “O gancho veio do Molina Campos, claro. Acho que aqui no Rio Grande do Sul é o único. Agora, quero fazer um com temática missioneira” , completa o artista.
Seu trabalho já esteve em mais de 30 exposições no Brasil, Argentina e Uruguai. Hoje, Tadeu foca principalmente sua arte em capas de livros e mantém suas obras em uma galeria que fez em sua casa.
ALGUMAS OBRAS