Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

4 de abril de 2017

Aula inaugural do Atelier Livre será nesta quarta-feira


Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

Espaço destinado ao ensino das artes oferece cursos regulares e temporários
Espaço destinado ao ensino das artes oferece cursos regulares e temporários
A aula inaugural do Atelier Livre Xico Stockinger em 2017 será nesta quarta-feira, 5, às 17h. Participam o jornalista e professor da PUCRS Antonio Hohfeldt  e a professora e pesquisadora da UFRGS Branca Brites. O encontro será no auditório do Atelier, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na avenida Érico Veríssimo, 307.

O Atelier Livre foi criado em abril de 1961 e está completando 56 anos em 2017. O espaço oferece cursos regulares e temporários (com artistas convidados) em desenho, pintura, escultura, cerâmica, gravura, história da arte, curadoria e organização profissional do artista plástico.

História - Foi criado em abril de 1961, a partir da experiência vivenciada quando o pintor Iberê Camargo ministrou um curso aberto de pintura na então Galeria Municipal de Arte de Porto Alegre. Esse curso demonstrou o potencial de criação na cidade de um ateliê aberto e livre, em oposição ao ensino acadêmico. O Atelier começou com o trabalho conjunto do crítico de arte Carlos Scarinci e do escultor Francisco Stockinger. O denominado Atelier Livre começou a funcionar no local da Galeria Municipal de Arte, nos altos da estação dos bondes da Praça XV de Novembro. O seu primeiro diretor e funcionário foi o próprio Francisco Stockinger.

Em pouco tempo, com o aumento dos cursos oferecidos como história da arte, gravura e desenho, o Atelier Livre foi transferido para duas salas no segundo piso do Mercado Público. No final da década de 1960, transferiu-se para uma casa localizada na rua Lobo da Costa. Em 1978,  instalou-se no recém-inaugurado Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, na avenida Erico Verissimo, 307.

O Atelier Livre foi o responsável por diversos eventos culturais que marcaram época na cidade, como o 1º Festival de Desenho (1981) e o 1º Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre (1986), este existente até hoje. Entre seus professores ilustres estão Francisco Stockinger, Danúbio Gonçalves, Armando Almeida, Carlos Carrion de Britto Velho e Paulo Porcella.

Outras informações
Telefone - 3289-8057
alivre@smc.prefpoa.com.br
atelierlivre.wordpress.com




/artes_plasticas /cultura

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.