Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de abril de 2017

Sopapo Poético - edição de abril/2017

 

 

 

 

Dando continuidade à programação de 2017, o SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia recebe o compositor, músico e carnavalesco Carlos de Paula. O evento acontece no próximo dia 25 de abril, terça-feira, no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, Av. Ipiranga, 311, com entrada franca.

 

O sarau SOPAPO POÉTICO é promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro celebra o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas.

 

CARLOS DE PAULA  

Nascido em Cachoeira do Sul e residente em Canoas/RS, Carlos José de Paula é compositor, músico e carnavalesco. Também exerceu a profissão de metalúrgico durante muitos anos e tem sua trajetória ligada às questões sociais e raciais. Como compositor, defende a herança ancestral em letras e melodias, sempre valorizando a cultura negra. Ao longo de sua caminhada de artista-militante, integrou vários grupos de consciência negra, destacando suas participações em escolas de samba, como Mocidade de Esteio, Protegidos da Princesa Isabel, Imperatriz Dona Leopoldina, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Guajuviras, Acadêmicos de Gravataí e Copacabana. De Paula possui três cds gravados com suas músicas autorais, "Frutos de um poema" (1995), "Nanaia" (2013) e "Candida Pereira" (2015).


SOPAPINHO
Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Solicitamos aos pais que tragam lanches para serem compartilhados.

FEIRA AFRO

A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é característica da Feira, que reúne afro-empreendedores e artesãos, com sua produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música - e muito mais - são opções da feira para o eclético público sopapeiro.


CINE KAFUNÉ

Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários afrocentrados.

 

SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia

Edição de abril de 2017

Convidado: CARLOS DE PAULA

Quando: terça-feira, 25 de abril, às 19h30min

Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó

Av. Ipiranga, 311, Menino Deus - Porto Alegre/RS

CONTRIBUIÇÃO ESPONTÂNEA

 

Contatos:
sopapo.poetico@gmail.com
9365-3315 - 9117-4559 - 9317-6497 - 9218-5449

 

Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

 

Apoios:
Centro de Referência do Negro Nilo Feijó

Cine Kafuné

Negrestyle

SINDIPETRO - Sindicato dos Petroleiros

Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Secretaria de Desenvolvimento Social