Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de fevereiro de 2017

Aberto oficialmente o Carnaval de Porto Alegre 2017


Foto: Joel Vargas/PMPA

Abertura oficial do Carnaval de Porto Alegre 2017, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo
Abertura oficial do Carnaval de Porto Alegre 2017, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo
Foto: Joel Vargas/PMPA
Abertura oficial do Carnaval de Porto Alegre 2017, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo
Abertura oficial do Carnaval de Porto Alegre 2017, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo
A abertura oficial do Carnaval de Porto Alegre 2017 aconteceu no início da noite desta terça-feira, 21, na entrada do Paço Municipal. Com a presença da Corte do Carnaval e de carnavalescos de várias escolas de samba, o prefeito Nelson Marchezan Júnior fez a entrega da Chave da Cidade ao Rei Momo Maurício Mello, que esteve acompanhado da Rainha do Carnaval, Raquel Sampaio (Tribo de Guaianazes); Tainá Vieira (Acadêmicos de Gravataí), 1ª Princesa e Ilana Xavier (Restinga), 2ª Princesa.

O prefeito saudou  e agradeceu a todos os carnavalescos, muitos dos quais “fazem da festividade uma razão de vida”. Marchezan garantiu a realização dos desfiles no Complexo do Porto Seco em homenagem aos 245 anos da cidade e destacou que o formato adotado com recursos privados é decorrente da crise nas finanças que afeta o Brasil, o Estado e também Porto Alegre. “É na crise que as pessoas crescem e se superam”, concluiu. 
O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, disse que o carnaval deste ano fora de época e em meio às dificuldades financeiras está inaugurando um novo modelo de desfile, que ”está exigindo um trabalho gigantesco da força-tarefa formada pela Prefeitura e a iniciativa privada, mas que resultará em um grande espetáculo”, explicou.

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre, Juarez Gutierrez de Souza, ressaltou que apesar da adoção de um novo modelo é importante que seja mantido o carnaval e sua tradicional premiação.

O presidente do Legislativo Municipal, vereador Cássio Trogildo (PTB), afirmou que o carnaval precisou ser adaptado devido à situação econômica, mas “todo o esforço dos carnavalescos irá garantir uma grande festa popular”.
A cerimônia contou com a apresentação do grupo Show do Carnaval, integrado por componentes de bateria de várias escolas, harmonia com diversos intérpretes, além da presença de estandartes e casais de Mestre Sala e Porta Bandeira.

No encerramento da cerimônia, o Rei Momo agradeceu aos carnavalescos e às lideranças comunitárias e declarou abertas as festividades carnavalescas.

Os desfiles oficiais do Carnaval de 2017 no Complexo Cultural do Porto Seco serão realizados durante a 58ª Semana de Porto Alegre, em comemoração aos 245 anos da cidade. No dia 23 de março, quinta-feira, desfilam as Escolas da Série Bronze. Na sexta-feira, 24, apresentam-se as agremiações da Série Prata. No sábado, 25, será a vez das escolas que integram a Série Ouro. A apuração será no domingo, 26, a partir das 14h, no complexo Cultural do Porto Seco. A festa de premiação será no Auditório Araújo Vianna, com show da escola vice-campeã, entrega das premiações e o encerramento com show da Escola Campeã do Carnaval 2017. 

Edição de: Flávia Lima Moreira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.