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Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de agosto de 2015

OP: região Centro abre assembléias regionais com público recorde

Foto: Luciano Lanes / PMPA
Mais de 1,5 mil inscritos para a plenária realizada na Casa do Gaúcho
Mais de 1,5 mil inscritos para a plenária realizada na Casa do Gaúcho
Foto: Luciano Lanes / PMPA
Prefeitura investirá R$ 4,3 milhões nas demandas definidas pela população
Prefeitura investirá R$ 4,3 milhões nas demandas definidas pela população
Com público recorde, iniciaram nessa quarta-feira,5, as assembléias regionais do Orçamento Participativo (OP) 2015/2016. Mais de 1,5 mil pessoas participaram da plenária da região Centro, que ocorreu na Casa do Gaúcho, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. O aumento expressivo, em 61% de participação em relação ao ano anterior, foi comemorado pelo prefeito José Fortunati. Acompanhado do vice-prefeito Sebastião Melo e dos secretários municipais, o prefeito ouviu as reivindicações das comunidades que integram a região. (Fotos)

Composta pelos bairros Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont' Serrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, a região Centro receberá um investimento de R$ 4,3 milhões que serão empregados nas demandas de Habitação, Educação, Assistência Social  e Desenvolvimento Econômico, registradas no Plano de Investimentos e Serviços de 2015/2016. A área de Habitação foi eleita a prioridade número um para receber investimentos, seguida por  Assistência Social, Educação, Cultura e Esporte e Lazer.

Prioridades - Conforme a decisão da plenária, serão contempladas a construção de 78 unidades habitacionais, condicionada à remoção das casas sobre a área da rua La Plata, bem como a construção de 28 unidades da terceira etapa da Vila Sossego e 67 unidades na região Centro. Conforme o prefeito, as unidades habitacionais da Integração dos Anjos devem ser incluídas na terceira fase do programa Minha Casa. Minha Vida, que será anunciado em setembro pela presidente Dilma Rousseff.  Outra reivindicação da comunidade que será atendida é a construção da creche Juliano Moreira, que terá investimento de R$ 1,5 milhão. Também será realizada a reforma, bem como atentidas outras exigências técnicas de segurança, do prédio da Escola Educação Infantil Amigo Germano, com investimento de R$ 200 mil.

Na área da Assistência Social, foi eleito o compromisso em atingir metas de trabalho educativo para os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) para crianças de seis a 15 anos. Também está programada a execução da cobertura do segundo piso do prédio de SCFV da Integração dos Anjos, assim como a reforma do espaço físico para sala de assistência social do galpão de reciclagem. Está prevista, ainda, a criação de SCFV para população adulta em situação de rua da região, contemplando reinserção social. 

 A chapa 2 foi eleita a vencedora, elegendo como os conselheiros do OP para a região Centro, Jeferson Flores Souto (primeiro titular) e Cíntia Caceres Parodes (segundo titular). 

Investimentos em novas demandas - O Plano de Investimentos e Serviços (PI) deste ano contém mais de R$ 80 milhões em demandas novas, sendo R$ 67 milhões das regionais e R$ 12,5 milhões das temáticas. Mesmo não estando imune à crise que afeta o país e o estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre está mantendo sua capacidade de investimentos. 
 
Além das discussões acerca das novas demandas das regiões e temáticas e a garantia sobre a continuidade de execução das demandas antigas, os fóruns de delegados e o governo debateram e apresentaram propostas de alteração do regimento interno. As discussões foram conduzidas pelas duas secretarias municipais responsáveis pelo Orçamento Participativo: Governança Local (SMGL) e Planejamento Estratégico e Orçamento (Smpeo).
 
Maior participação – Em 2014, quando o OP completou 25 anos de implantação, as Assembleias Regionais e Temáticas registraram recorde histórico de participação. As seis reuniões temáticas e as 17 regionais contabilizaram 17.582 credenciamentos. Nas 17 regiões, a prioridade que mais apareceu na primeira colocação foi habitação. Mas a novidade foi em relação à cultura. Nove das 17 regiões pontuaram cultura entre as quatro prioridades.



/orcamento_participativo
Texto de: Bibiana Barros
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Cinemateca Capitólio recebe Festival de Roteiro Audiovisual

Foto: Betina Carcuchinski/PMPA
Festival vai até quinta-feira na cinemateca
Festival vai até quinta-feira na cinemateca
A Cinemateca Capitólio recebe até esta quinta-feira, 6, o  Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre – Frapa, com convidados brasileiros e latino-americanos promovendo debates e workshops sobre diversos aspectos da criação de um roteiro. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – Fundacine.

Frapa - Pensado para ser um elo entre produtoras, emissoras e realizadores, o Frapa (acesse o site aqui) confirma oficialmente a programação da terceira edição. Durante os dias do festival, os participantes têm à disposição mesas de debate e workshops voltados especialmente aos profissionais do roteiro, além das tradicionais atividades como concurso de roteiro, rodada de negócios e mostra competitiva de curtas.

Entre os convidados, o roteirista uruguaio Pablo Stoll (Whisky), o roteirista argentino Fernando Castets (O Filho da Noiva), o roteirista chileno Pepe Rovano (L’eco dela Bici), Ricardo Hofstetter (Presidente da Associação dos Roteiristas), Marcelo Starobinas (Jean Charles), Belisario Franca (Secretário-geral da ABPITV), Renê Belmonte (Assalto ao Banco Central e Se Eu Fosse Você), Thiago Dottori (presidente da Associação Autores de Cinema e roteirista de VIPs e da série Psi) e Keka Reis. O Frapa trará executivos da TV Globo e representantes do Canal Brasil, GloboNews, Globo Filmes, Prime Box Brazil, TNT e Fox, entre outros canais e produtoras de cinema e televisão.

Em junho deste ano, o Frapa realizou no Rio de Janeiro um evento promocional de lançamento intitulado Warm Up Frapa 2015, que contou com a participação de Marcius Melhem (Os Caras de Pau e Tá no Ar), Matheus Souza (Apenas o Fim e Confissões de Adolescente) e Mauro Wilson (Sai de Baixo e A Grande Família).

Atividades principais
A Rodada de Negócios permite aos roteiristas inscreverem até três projetos através do site do Frapa, para a marcação de reuniões durante o festival com produtoras, também inscritas através do site, e programadoras de televisão que estarão presentes Reuniões de 20 minutos são agendadas, de acordo com o interesse dos players durante o Frapa. Diversas emissoras, produtoras e programadoras como TV Globo, Canal Brasil, Turner, Fox, GloboNews, Globo Filmes e Prime Box Brazil já confirmaram participação. As inscrições para a atividade estão encerradas.

O Concurso de Roteiro receberá roteiros de longas-metragens de ficção ainda não produzidos. Os dez finalistas vão apresentar seus projetos em um pitching aberto dentro do Frapa. Os três roteiros considerados os melhores do concurso pela banca receberão licenças do software de roteiro mais conceituado do mundo, o Final Draft, além de bolsas para cursos nas escolas Fluxo (Porto Alegre) e b.arco (São Paulo), inscrição no concurso português Guiões e uma consultoria profissional para seus roteiros durante o 43º Festival de Cinema de Gramado. As inscrições para a atividade estão encerradas.

A Mostra Competitiva de Curtas reúne curtas brasileiros e internacionais com foco principal em seus roteiros. Os dez filmes selecionados irão concorrer aos seguintes prêmios: “melhor roteiro”, “melhor personagem”, “melhor diálogo”, “melhor cena”, “melhor final”, “melhor título” e “melhor roteiro segundo júri popular”. As inscrições para a atividade estão encerradas.

O conceito Frapa 2015:  Além do Ponto de Virada - O conceito do Frapa 2015 alude a um velho conhecido de todo roteirista: o ponto de virada, quando a trama se transforma radicalmente e leva os personagens em direções antes inimagináveis. Nada mais apropriado, pois, que pensar nessa ideia para um momento em que os rumos da produção audiovisual brasileiro já passaram por uma grande mudança e, já com um novo cenário francamente estabelecido, fica a pergunta: pra onde vamos agora?

O Frapa - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre é o primeiro evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina. Em sua terceira edição, o Festival tem como objetivo chamar atenção para esta peça tão fundamental para qualquer obra audiovisual, e que se encontra no início da cadeia produtiva.

O Frapa 2015 é uma realização das produtoras Coelho Voador, Epifania Filmes e Ausgang em parceria com a TV Globo e patrocínio de Final Draft e Unisinos. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

Programação

Quinta-feira, 6
Cinemateca Capitólio
9h -10h30 - Mesa 6 - “Roteiristas em Formação: o ensino de roteiro em faculdades e cursos”
Gilson Vargas
Fabiano de Souza
Marcelo Starobinas
Mediação: Ivonete Pinto

10h45 - 12h30 - Mesa 7 - “Pequenos Grandes Filmes - o desafio de escrever um bom roteiro de curta”
Pedro Harres
Filipe Matzembacher
Vicente Moreno
Mediação: Rodrigo Oliveira

14h - 16h30 - Workshop 2 - “Escrever pensando no orçamento ideal, reescrever pensando no orçamento real”, com Pablo Stoll
17h – 19h30 - Master Class – com Fernando Castets

Casa de Teatro
22h - Batô Frapa - Festa de Final Feliz
Na festa, serão anunciados os vencedores da Mostra de Curtas e do Concurso de Roteiro.



/cinema /cultura
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

5 de agosto de 2015

Theatro São Pedro reúne 311 bailarinos de escolas municipais

Foto: Joel Vargas/PMPA
Tema deste ano foi Superação – Vida, um espetáculo sem limites
Tema deste ano foi Superação – Vida, um espetáculo sem limites
Foto: Joel Vargas/PMPA
Prefeito defendeu uma educação pública que transforma a vida dos alunos
Prefeito defendeu uma educação pública que transforma a vida dos alunos
Os 311 bailarinos do VI Escola Aberta em Dança apresentaram-se para uma plateia lotada, com cerca de 650 pessoas, na noite dessa terça-feira, 4, no Theatro São Pedro. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed), o espetáculo contou com a participação de alunos de 12 escolas municipais. (FOTOS)
 
Os protagonistas foram estudantes que frequentam as oficinas de dança do Programa Escola Aberta, da Smed, realizado aos sábados nas escolas municipais. O tema de 2015 foi Superação – Vida, um espetáculo sem limites.
Na plateia, estavam o prefeito José Fortunati, a primeira-dama e deputada estadual, Regina Becker, a secretária municipal de Educação, professora Cleci Maria Jurach, e o secretário da Juventude, Diego Buralde. 
 
O chefe do Executivo destacou a importância das atividades do programa Escola Aberta para a educação e formação dos cidadãos. "Educação pública de qualidade é aquela que transforma a vida dos nossos filhos. O trabalho em sala de aula é fundamental e temos um quadro de altíssima qualidade e ensino de referência aqui em Porto Alegre. Mas precisamos ir além, envolvendo crianças e jovens com a comunidade e a comunidade com as escolas. O resultado está aqui no palco. O que vemos é uma pequena demonstração da capacidade, do potencial, do talento dos nossos alunos", afirmou Fortunati.
 
Para a secretária, o Escola Aberta em Dança vem mostrando seu potencial ano após ano, provando o quanto é possível fazer nas escolas públicas municipais. "Essa é uma excelente demonstração da capacidade dos nossos alunos. Ficou o gostinho de 'quero mais' para o próximo ano. Estamos muito felizes com o empenho de todos para a realização de mais essa edição”, enfatizou Cleci. 
 
A novidade de 2015 foi a participação dos cinco novos núcleos da Escola Preparatória de Dança (Emeb Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, Emef Dolores Alcaraz Caldas, Emef Pepita de Leão, Emef Loureiro da Silva e Emef Deputado Victor Issler). Os 650 ingressos – capacidade máxima do São Pedro – esgotaram-se com antecedência e tiveram sua distribuição gratuita nas comunidades das escolas integrantes das oficinas. 
 
Espetáculo - Divididas em quatro atos, as apresentações transitaram por diferentes estilos musicais, entres eles ballet clássico, danças urbanas, jazz, samba, axé, salsa, hip hop, sapateado, danças contemporâneas e folclore gaúcho. Participaram também, como convidados especiais, o Ballet Elizabeth Santos, Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, Centro Social Marista, Grupo Restinga Crew, Companhia de Dança Stravance Street Dance e Projeto Andança. 
 
O primeiro ato ficou a cargo da dançarina Manoela Santos - Ballet Dom Quixote -, da Escola Estadual Cônego Paulo de Nadal, do Projeto Andança e da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, sob a direção de Airton Tomazzoni e Débora Leal. O segundo ato incluiu integrantes das Emefs José Loureiro da Silva, Marcírio Goulart Loureiro, Dolores Alcaraz Caldas, Victor Issler, Chico Mendes e da Emeb Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. 
 
O terceiro ato (show de intervalo) teve a apresentação do Centro Social Marista - Grupo Movimento Cênico, Cada Um Com Sua Diferença, das companhias Restingacrew e Dança Stravagance Street Dance - Street Styles. O quarto ato trouxe a Escola de Preparação de Dança da Emef Pepita de Leão - Calmaria; Emef José Loureiro - Tribo; Emef São Pedro - Mil e uma Noites; Emef João Antônio Satte - Juntos Somos Mais e Unidos Somos Melhores; Emef Dolores Alcaraz Caldas - Esperança Urbana; Emef Presidente Vargas – Guetto. A Emef Governador Ildo Meneghetti apresentou A Casa das Sete Mulheres e fez um encerramento com homenagens à professora Gislaine Câmara Sfair e ao Nico Fagundes, ambos falecidos neste ano. 
 
Vitória Ferreira, 11 anos, aluna da 5ª série, que frequenta a Escola Preparatória de Dança da Emef Dolores Alcaraz Caldas, faz aulas de ballet, street dance, jazz, dança contemporânea e também participa do projeto Atelier Coreográfico, no qual aprende a criar coreografias em grupo. “Estou nervosa, porque nunca tinha dançado para tantas pessoas”, declarou a menina. 
 
Participando pela quarta vez, Andriely Diprat, 13 anos, aluna da sétima série da Emef São Pedro, observa que a dança relaxa, mas confessa sentir frio na barriga antes de subir ao palco. "Danço aqui pensando em ser professora de dança no futuro", contou.
 
Para Thales Machado, 15 anos, da Escola Preparatória de Dança José Loureiro da Silva, dançar no Theatro São Pedro foi a realização de um sonho. "É uma experiência que todo bailarino quer por ser o melhor teatro da cidade", revelou.
 
O professor Fernando Campani, que esteve presente em todas as edições, ressaltou que a dança tem um grande poder transformador. "Ela constrói pessoas que respeitam, que são mais humanas, que dão valor à vida e que tornam o mundo um lugar melhor. É muito gratificante termos um projeto lindo como o esse, levando a dança até as comunidades para transformar a vida desses jovens", disse.
 
Escola Aberta – O Programa Escola Aberta reforça a política de educação em tempo integral da Smed, permitindo que estudantes e membros da comunidade participem, nos finais de semana, das atividades promovidas por 30 das escolas da rede municipal de ensino.
Escolas participantes
 
Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Dr. Liberato Salzano Viera da Cunha
Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Loureiro da Silva
Emef Deputado Marcírio Goulart Loureiro
Emef Dolores Alcaraz Caldas
Emef Victor Issler
Emef Chico Mendes
Emef Pepita de Leão
Emef São Pedro
Emef João Antônio Satte
Emef Presidente Vargas
Emef Governador Ildo Meneghetti
Emef Senador Pasqualini
 
 
 


/danca
Texto de: Andrea Pinto, Melina Fernandes e Bruno Teixeira (estagiário)
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

MinC lança quatro editais para fortalecer ações nos municípios

31.07.2015 - 14:04  
 
Até 97 projetos culturais de prefeituras ou de seus órgãos, da administração direta ou indireta, poderão ser contemplados com recursos do Sistema Nacional de Cultura. Para garantir esse investimento, de R$ 15 milhões, serão lançados, na próxima quarta-feira, dia 5, quatro editais do Ministério da Cultura, por meio de suas secretarias de Articulação Institucional (SAI), do Audiovisual (SAv) e da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), da Fundação Cultural Palmares (FCP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB). O lançamento ocorrerá dentro do Fórum Permanente de Gestores Públicos de Cultura da Baixada Fluminense, na Câmara Municipal de São João de Meriti (RJ), às 10h.
 
O lançamento dos editais será uma das atividades da Caravana da Cultura na Baixada Fluminense, que o Ministério da Cultura realiza na próxima semana. Trata-se da maior caravana já realizada pelo órgão, e contará com a presença do ministro Juca Ferreira, dos secretários Vinicius Wu (de Articulação Institucional); Ivana Bentes (da Cidadania e da Diversidade Cultural); Carlos Paiva (de Fomento e Incentivo à Cultura) e Pola Ribeiro (do Audiovisual), além da presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, e da diretora substituta da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, Suzete Nunes.

Editais

Os editais irão selecionar projetos culturais inscritos por prefeituras ou por seus órgãos de municípios que sigam as diretrizes e critérios constantes do Plano de Trabalho Anual do Fundo Nacional da Cultura. Os projetos contemplados deverão ter período de execução de até 24 meses.
Para se inscreverem, os municípios deverão estar com seus acordos de cooperação federativos vigentes e com seus Sistemas Municipais de Cultura instituídos por leis próprias publicadas, ou ao menos com o projeto de lei finalizado. Neste caso, a aprovação pela respectiva Câmara Municipal e a publicação no Diário Oficial do Município deverá ser feita até o início do convênio que será assinado com o Ministério da Cultura. 
 
O período para as inscrições será de 17 de agosto a 30 de setembro de 2015.
 

Saiba mais sobre cada um dos editais

DLLLB

O edital do Sistema Nacional de Cultura (SNC) da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) conta com investimentos da ordem de R$ 4,2 milhões, e não deve contemplar a execução de obras ou reformas. O requisito da acessibilidade é transversal e componente obrigatório no projeto, conforme Lei 10.098/2002.
 
O edital é divido em três categorias, uma destinada a municípios com até 50 mil habitantes; outra para municípios de 50.001 habitantes até 200 mil  habitantes; e a terceira para municípios com mais de 200 mil habitantes.
 
Poderão ser apresentados projetos de instalação e/ou modernização de bibliotecas públicas municipais que atendam a pelo menos um dos seguintes objetivos: ação cultural (manutenção de ações culturais regulares ou criação de novas ações culturais voltadas para a dinamização dos espaços); aquisição de bens (aquisição de acervo, mobiliário e equipamentos para a qualificação dos espaços e serviços da biblioteca); serviços (organização e tratamento do acervo e informatização dos serviços de controle e empréstimo dos livros da biblioteca, entre outros); formação de pessoal (capacitação de funcionários e gestores para atividades no campo da leitura, da biblioteconomia e da gestão de espaços culturais, com vistas à qualificação dos serviços prestados pela biblioteca); mobilização (ações de envolvimento e mobilização da comunidade na gestão da biblioteca) e manutenção (do espaço e dos serviços da biblioteca).
 
Para a seleção, serão levados em conta os seguintes critérios: relevância; desdobramento (capacidade de gerar outras ações a partir de seus resultados); impacto (no território sob o ponto de vista cultural, ambiental, social e econômico); transversalidade (capacidade de abranger diferentes linguagens, setores, áreas ou segmentos culturais); acesso (previsão de medidas que visam ampliar o acesso à fruição de bens e serviços culturais); gestão (contribuição do projeto para o aprimoramento da gestão cultural, pública ou privada).
 
SCDC
 
O edital do Sistema Nacional de Cultura da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural não é dividido em categorias e conta com o valor global de R$ 3,8 milhões, com propostas a serem executadas em um período de até 24 meses, a partir da data de celebração do Termo de Convênio, conforme Plano de Trabalho e Cronograma de Execução aprovados. O valor mínimo do repasse será de R$ 100 mil e poderão ser aprovados no máximo 38 projetos.
 
Podem participar municípios cujo objetivo seja a implantação de Rede de Pontos de Cultura, conforme Política Nacional de Cultura Viva. Entre os critérios de seleção serão observados o atendimento às diretrizes da Política Nacional de Cultura Viva; a contribuição para o acesso à produção de bens culturais; a promoção da autoestima, do sentimento de pertencimento e da cidadania; a dinamização dos espaços culturais nos territórios de atuação do projeto; a geração de oportunidades de emprego e renda; os impactos artístico-culturais, econômicos e/ou sociais; o desenvolvimento de processos criativos continuados, de ações de formação cultural e fortalecimento das identidades culturais, de ações de comunicação, documentação e registro no município.
 
A inclusão de estudantes da rede pública de ensino, idosos, população de baixa renda, pessoas com deficiência, povos e comunidades tradicionais também serão levados em conta.

Palmares

O edital do SNC da Fundação Cultural Palmares é dividido em três categorias: uma destinada aos municípios com até 50 mil habitantes; outra destinada aos municípios com população de 50.001 habitantes até 200.000 habitantes; e uma terceira dedicada aos municípios com mais de 200.000 habitantes, no valor total de R$ 3 milhões.  O valor poderá abranger até 25 projetos, com período de execução de até dois anos.
 
As propostas devem prever o fomento de projetos e programas que contribuam com a proteção e a promoção da diversidade de manifestações culturais de grupos e comunidades tradicionais, de maneira que estimulem a transmissão de conhecimentos e práticas culturais para as novas gerações e o reconhecimento identitário da comunidade em suas relações com outros grupos socioculturais.
 
Além disso, o objetivo do edital é fomentar iniciativas que estimulem a economia solidária com a participação e o protagonismo dos atores locais. Para a seleção, serão considerados setes critérios: relevância (contribuição à proteção e à promoção da diversidade de manifestações culturais); contribuição à equiparação dos direitos e ao fortalecimento de garantias de proteção e promoção da igualdade; promoção do conhecimento; impacto territorial; sustentabilidade; acesso; incentivo à economia criativa e solidária e participação social.
 
SAv
 
O edital do sistema da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) tem como objetivo apoiar a implantação de sistemas audiovisuais para aquisição de equipamentos abrangendo as seguintes políticas: Núcleo de Produção Audiovisual (NPDs), composto por oficinas e cursos de capacitação e aperfeiçoamento técnico; Cine Mais Cultura, infraestrutura para exibição com equipamento de projeção digital, fortalecendo a rede de exibição não-comercial, e o Canal da Cidadania, canal de televisão digital.
 
O edital apoiará a implantação de 18 sistemas audiovisuais, contabilizando 78 equipamentos culturais, divididos da seguinte forma: 15 sistemas audiovisuais em municípios da Categoria A (até 50.000 habitantes), formados por: quatro unidades Cine Mais Cultura, com antenas parabólicas; e três sistemas audiovisuais em municípios da Categoria B (de 50.001 até 200.000 mil habitantes), com um Núcleo de Produção Digital (NPD), quatro unidades Cine Mais Cultura e um Canal da Cidadania.
 
O valor total investido nele será R$ 3,8 milhões, os repasses também contarão com a contrapartida dos municípios, que variam de acordo com a categoria definhada por número de habitantes.
 
As propostas serão utilizados como critérios: relevância; gestão; impacto territorial e alcance; transversalidade; desdobramento e sustentabilidade (capacidade de assegurar a continuidade das ações contempladas neste edital).
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

OP: temáticas terminam com votação da Saúde e Assistência Social

Foto: Betina Carcuchinski/PMPA
Nos encontros, governo presta contas e ouve a comunidade
Nos encontros, governo presta contas e ouve a comunidade
Foto: Joel Vargas/PMPA
Prioridades para 2015/2016 foram eleitas por 591 credenciados
Prioridades para 2015/2016 foram eleitas por 591 credenciados
O debate sobre as demandas de duas áreas básicas e prioritárias ao atendimento da população encerrou o ciclo de assembleias temáticas do Orçamento Participativo 2015/2016. Na plenária sobre Saúde e Assistência Social, realizada na noite dessa terça-feira, 4, a população escolheu os investimentos em reforma, ampliação e construção de postos de saúde e no atendimento à criança e ao adolescente como os mais importantes e urgentes para a aplicação de recursos públicos. Participaram da reunião, no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, 591 credenciados. (Fotos)

A assembleia começou com uma prestação de contas sobre os investimentos realizados e andamento das demandas dos ciclos anteriores. Nas manifestações de representantes da comunidade, a maioria das reivindicações foi pela manutenção e mais investimentos em políticas públicas voltadas para a criança e ao adolescente e na qualificação e ampliação dos postos de saúde. O prefeito José Fortunati destacou o projeto de reforma do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, orçado em R$ 48 milhões, com R$ 10 milhões já confirmados pelo Ministério da Saúde e outros R$ 38 milhões que serão viabilizados pelo Município. 

“A saúde é nossa prioridade porque estamos falando aqui da preservação da vida. Investimos mais de R$ 1 milhão na qualificação de 11 unidades básicas de saúde. Hoje entregamos oficialmente a nova sede da UBS Nazaré. E vamos continuar trabalhando, mesmo com crise e com recursos cada vez mais escassos, para garantir saúde pública de qualidade ao cidadão”, afirmou Fortunati. O prefeito ressaltou as dificuldades do momento, com a queda nos repasses dos governos federal e estadual, fechamento de leitos e aumento da demanda de pacientes do interior.  “Num momento como esse temos que ter responsabilidade na aplicação dos recursos para que os beneficiados sejam aqueles que mais precisam das políticas públicas”, concluiu.

Também ouviram as demandas da comunidade o vice-prefeito Sebastião Melo, os secretários municipais e gestores da Prefeitura de Porto Alegre, em especial o titular da pasta da Saúde, Fernando Ritter, e o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Marcelo Soares. 

Prioridades - Reforma, ampliação e construção de postos de saúde foram as prioridades mais votadas para a área da Saúde, seguidas pela ampliação de serviços da rede básica. Em terceiro lugar ficou a construção e ampliação da rede especializada, e, em quarto, os investimentos em acessibilidade e mobilidade urbana. Na Assistência Social, a população escolheu o atendimento à criança e ao adolescente como prioridade. Logo depois ficou a reforma, ampliação e/ou implantação de unidades de assistência social, seguida pelo atendimento à família, e, por fim, o atendimento à população adulta.

Serão aplicados R$ 1.370.000 nas demandas eleitas na área da Saúde, e outros R$ 1.258.838 na Assistência Social. Sem contar os recursos reservados para as prioridades eleitas nas assembleias regionais.
 
Conselheiros - Os participantes elegeram, por aclamação, a chapa única para o Conselho da Temática de Saúde e Assistência Social do OP. O primeiro titular é Pedro Sérgio Correa da Silva, e o segundo titular é Ubirajara Cardoso dos Santos Junior. Dinamara Laux da Silva assume como primeiro suplente, e Gledson Florentino Borges é o segundo suplente.
 
Investimentos – O Plano de Investimentos e Serviços (PI) deste ano contém mais de R$ 80 milhões em demandas novas, sendo R$ 67 milhões das regionais e R$ 12,5 milhões das temáticas. Mesmo não estando imune à crise que afeta o país e o estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre está mantendo sua capacidade de investimentos. 
 
Além das discussões sobre as novas demandas das regiões e temáticas e a garantia sobre a continuidade de execução das demandas antigas, os fóruns de delegados e o governo debateram e apresentaram propostas de alteração do regimento interno. As discussões foram conduzidas pelas duas secretarias municipais responsáveis pelo Orçamento Participativo: Governança Local (SMGL) e Planejamento Estratégico e Orçamento (Smpeo).
 
OP 2015/2016 – A votação das demandas prioritárias nas áreas da Saúde e Assistência Social encerra as assembléias temáticas deste ciclo do Orçamento Participativo. Desde a semana passada a comunidade discutiu as prioridades da Educação, Esporte e Lazer; Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana; Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental; Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho; Cultura e Juventude.
 
Nesta quarta-feira, 5, iniciam as assembleias regionais do OP. A primeira acontece na região Centro, no mesmo local das temáticas (Casa do Gaúcho – rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301 - Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho). O calendário completo das plenárias você confere clicando aqui.
 
Maior participação – Em 2014, quando o OP completou 25 anos de implantação, as Assembleias Regionais e Temáticas registraram recorde histórico de participação. As seis reuniões temáticas e as 17 regionais contabilizaram 17.582 credenciamentos. Nas 17 regiões, a prioridade que mais apareceu na primeira colocação foi habitação. Mas a novidade foi em relação à cultura. Nove das 17 regiões pontuaram cultura entre as quatro prioridades.

Acompanhe o Orçamento Participativo:

- Calendário completo da rodada de assembleias regionais e temáticas do Orçamento Participativo 2015/2016.

- Twitter OP Porto Alegre: @oppoa (ao vivo)

- Facebook: Orçamento Participativo de Porto Alegre 


/assistencia_social /orcamento_participativo /saude
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

CINEMATECA CAPITÓLIO





A Cinemateca Capitólio é um espaço cultural único na capital gaúcha, por se totalmente dedicado ao setor audiovisual, contando com uma sala de cinema stadium com 160 poltronas, sala multimídia, biblioteca, cafeteria, salas de pesquisa, espaços para exposições e uma área dedicada à preservação de filmes, roteiros, fotos, livros, cartazes e outros itens relacionados à memória do cinema e do audiovisual.

Com sessões de cinema de terças a domingos,
às 16h, 18h e 20h.

Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 1085
Mais informações: (51) 3289.7451/ www.capitolio.org.br/

4 de agosto de 2015

Projeto prevê estruturas permanentes no Complexo Cultural do Porto Seco


Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei de autoria do vereador Cláudio Janta (SDD) que estabelece que desfiles e paradas de caráter civil, militar ou folclórico, bem como festas da cultura popular, sejam realizados no Complexo Cultural do Porto Seco e determina que, para esse fim, sejam disponibilizadas estruturas permanentes nesse local.

Janta defende que a proposta visa a incentivar a inclusão social, a socialização dos espaços culturais e a economia. “Através do PL será fomentada a construção de estruturas permanentes no Complexo Cultural Porto Seco para a realização de atividades, além de valorizar a área e suas imediações. Nesse sentido, sua aprovação manterá a cultura de vanguarda de coesão social e democrática de nosso Município, que é conhecida no mundo inteiro”, afirma.

Segundo Cláudio Janta, a estrutura temporária – montada e desmontada a cada Carnaval – é uma situação que desagrada aos usuários do espaço. “A ausência da obra definitiva faz com que não haja segurança durante o ano, o que permite a ação de vândalos e saqueadores”, destaca. O vereador lembra que para restaurar a parte elétrica dos barracões, a fim de deixá-los em condições de uso, com extintores e demais itens exigidos pelo Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI), o qual foi concedido mediante liminar judicial, a Prefeitura gastou R$ 300 mil em 2014. “Soma-se a esse valor o custo de R$ 3 milhões anuais referentes à colocação e à retirada das arquibancadas. Juntas, essas cifras representam, pelo menos, R$ 30 milhões em uma década, valor que seria suficiente para iniciar a obra das estruturas permanentes”, conclui.

Porto Seco

A pista de eventos do Complexo Cultural do Porto Seco tinha como ideia inicial a construção de um palco adequado ao Carnaval. O local escolhido, inicialmente, foi o Parque Marinha do Brasil. Não houve restrições dos tradicionalistas, uma vez que o local seria usado também para os desfiles alusivos ao 20 de Setembro, mas houve pessoas que foram contrárias à obra e acionaram a Justiça para impedir a construção naquele local. Outra possibilidade estudada foi a sua construção no Bairro Humaitá, que também encontrou resistência. Finalmente, a pista de eventos estabeleceu-se no Porto Seco, na Zona Norte, com total apoio da comunidade, sendo realizado, em 2004, o primeiro desfile oficial do Carnaval de Porto Alegre.


Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


Casa do Gaúcho recebe três propostas de gestão compartilhada

Foto: Divulgação/PMPA
Documentos serão analisados pelo grupo de trabalho criado em 2014
Documentos serão analisados pelo grupo de trabalho criado em 2014
A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) recebeu de duas empresas e de uma entidade propostas de interesse para a gestão do Centro de Eventos Casa do Gaúcho, instalado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), em parceria com o município. Os documentos foram abertos na manhã desta terça-feira, 4, pelo titular da pasta, Luiz Fernando Moraes, e pela coordenadora de Planejamento, Maria Helena Müller, responsável pelo projeto na secretaria. O prazo para apresentação de projetos e estudos técnicos previsto no aviso de Manifestação de Interesse se encerrou no dia 30 de julho.
O próximo passo será submeter os três documentos para análise do grupo de trabalho, criado na prefeitura em 2014 especialmente para acompanhar o tema. A reunião do grupo está agendada para quinta-feira, 6, às 14h30, no auditório da SMTUR. Apresentaram propostas e estudos o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e as empresas Restaurante e Churrascaria Casa do Gaúcho Ltda., e Silveira e Souza Gomes Ltda., proprietária do Parque Gaúcho e do Gramado Zoo, ambos empreendimentos localizados na cidade da serra gaúcha.
As propostas apresentadas servirão de base para a consolidação de editais e contratos futuros de concessão do atual Centro de Eventos Casa do Gaúcho para que sua operação atenda ao conceito de centro cultural definido pelo Grupo de Trabalho. Assim, o objetivo é que o espaço seja um local de conservação, exposição, produção, promoção e difusão das tradições gaúchas por meio de atividades culturais. 

O conceito considera as características do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, hoje consagrado como um parque de eventos por receber as edições do Acampamento Farroupilha e o Rodeio de Porto Alegre. Além disso, leva em conta os diversos aspectos da tradição gaúcha incorporados ao parque, como pista de rodeios, churrasqueiras ao ar livro, uma tradicional churrascaria e um centro de eventos, que assumirá a denominação de Centro Cultural Casa do Gaúcho.


/turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

OP: temática da Cultura e Juventude bate recorde histórico

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Plenária teve o maior público em temáticas nos 26 anos do OP Plenária teve o maior público em temáticas nos 26 anos do OP
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Prefeito, vice-prefeito e secretários ouviram a comunidade
Prefeito, vice-prefeito e secretários ouviram a comunidade
A assembleia da Cultura e Juventude, ocorrida nessa segunda-feira, 3, bateu recorde de participação na história do Orçamento Participativo (OP). Com 1.361 inscritos, registrou um crescimento de 188% em relação a 2014, com 471, e marcou a maior presença em plenárias temáticas nos 26 anos do OP.  A última temática da rodada 2015/2016 acontece no Centro de Eventos Casa do Gaúcho nesta terça-feira, 4, quando serão discutidas as prioridades para Saúde e Assistência Social. (Fotos)

Para o prefeito José Fortunati, os números devem ser comemorados. “A cada plenária o número de credenciados tem crescido, e esta entra para a história como a maior de todas as temáticas do OP. É a comprovação de que a democracia direta está cada vez mais ativa e consolidada por ser a melhor forma de decisão”, festejou o prefeito, ao lembrar da participação, de forma obstinada, dos líderes comunitários.

Os participantes também  indicaram as prioridades para o investimento dos R$ 2,130 milhões das demandas registradas e destinadas às 17 regiões. Atividade de descentralização da Cultura; ações e eventos da cultura; juventude; equipamentos culturais; e comunicação comunitária foram as escolhas da plenária. Também foi escolhida a chapa 1, com Dionísio Gause Junior e Cleber Noé da Silva Lescano, como conselheiros titulares, e, Núbia Pinheiro Vargas e Dante dos Santos Menendes, como suplentes.

Nas manifestações, os participantes destacaram os centros culturais regionais e solicitaram mais políticas públicas para a juventude e novas formas de utilização do Centro Cultural Porto Seco. O prefeito ressaltou a importância da descentralização, citando o Centro Esportivo Bom Jesus e, futuramente, o da Lomba do Pinheiro. O debate temático teve a participação dos secretários municipais da Cultura, Roque Jacoby, e da Juventude, Diego Buralde, além dos demais gestores das secretarias e órgãos da prefeitura.

Código de Convivência - Durante a plenária dessa segunda, o vice-prefeito Sebastião Melo apresentou os avanços no Código Municipal de Convivência, chamando a população a aperfeiçoar o projeto. “São 197 artigos ou mais que indicam as boas práticas de convivência. Foram mais de 50 audiências temáticas e mais de 10 audiências públicas”, explicou.

A proposta prevê consolidar uma legislação voltada a facilitar a vida na cidade por meio da criação de um espaço de diálogo entre os diversos setores da sociedade e, em última instância, estabelecer punições para quem descumprir as normas de boa convivência. Elaborado desde 2012, por iniciativa do próprio vice-prefeito, então vereador, o texto estabelece a mediação de conflitos e a reparação de danos sem a necessidade de os envolvidos recorrerem à Justiça. Fixa ainda o regramento do consumo e da venda de bebidas alcoólicas em espaços públicos, o respeito à vizinhança e a unificação das diversas esferas de fiscalização municipal em um único órgão.

Os cerca de 200 artigos da proposta visam a consolidar a legislação, por meio da revogação e atualização do atual Código de Posturas, em vigência desde 1975.  O objetivo é ampliar a discussão nos fóruns e no Conselho do OP (COP), realizar mais audiências públicas e encaminhar a proposta à Câmara de Vereadores, depois de acolher a contribuição dos diversos agentes sociais envolvidos.

Investimentos em novas demandas – O Plano de Investimentos e Serviços (PI) deste ano contém mais de R$ 80 milhões em demandas novas, sendo R$ 67 milhões das regionais e R$ 12,5 milhões das temáticas. Mesmo não estando imune à crise que afeta o país e o estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre está mantendo sua capacidade de investimentos, ressaltou o prefeito.

As assembleias temáticas iniciaram no dia 27 de julho e seguem até esta terça-feira, 4. Já foram debatidos os seguintes tópicos: Educação, Esporte e Lazer; Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana; Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental; Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho.

Maior participação – Em 2014, quando o OP completou 25 anos de implantação, as Assembleias Regionais e Temáticas registraram recorde de participação. As seis reuniões temáticas e as 17 regionais contabilizaram 17.582 credenciamentos. Nas 17 regiões, a prioridade que mais apareceu na primeira colocação foi habitação. Mas a novidade foi em relação à cultura. Nove das 17 regiões pontuaram cultura entre as quatro prioridades.

Acompanhe o Orçamento Participativo:

- Calendário completo da rodada de assembleias regionais e temáticas do Orçamento Participativo 2015/2016.

- Twitter OP Porto Alegre: @oppoa (ao vivo)

- Facebook: Orçamento Participativo de Porto Alegre 

Leia também:




/cultura /juventude /orcamento_participativo
Texto de: Caren Mello e Adriano Santana
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

3 de agosto de 2015

Turismo inicia criação da Porto Alegre Film Commission

 

03/08/2015 14:51:43

Dirigentes de entidades, profissionais e empresários do setor de produção audiovisual do Rio Grande do Sul participaram nesta segunda-feira, 3, de reunião com o secretário municipal de Turismo (SMTUR), Luiz Fernando Moraes, e técnicos da pasta para dar início ao processo de criação da Porto Alegre Film Commission. O objetivo é potencializar e promover a Capital como cenário para produções e filmagens locais e nacionais, gerando mídia espontânea para a cidade como destino turístico por meio do cinema, da publicidade e de outros conteúdos audiovisuais.

As film commission são organismos presentes em diversas partes do mundo, que fazem a articulação entre agentes públicos e privados para facilitar a produção audiovisual em áreas como serviço, infraestrutura e logística. No Estado, cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul, Pelotas, Bagé e Santa Maria já contam com esse tipo de organização. "A Capital está devendo isso para ela mesma", afirmou o secretário municipal de Turismo, destacando que além de levar a marca da cidade e ampliar sua visibilidade nessas produções, o trabalho da film commission trará negócios para a cidade, fomentará a indústria, a mão de obra e a produção local deste setor.

Participaram da reunião o presidente da Fundacine, Beto Rodrigues, o presidente e o diretor do Sindicato da Indústria do Audiovisual do RS, Leo Sassen e Cristiano Trein, o presidente da Associação Profissional de Técnicos Cinematográticos, Davi de Oliveira Pinheiro, o produtor e consultor do setor audiovisual, Sergio Jeager Jr, e o representante da produtora Zeppelin Ricardo Baptista da Silva.

Banco de dados - Um termo de cooperação técnica será assinado até o final deste mês entre as entidades e a SMTUR para formalizar a parceria no compartilhamento de informações que venham a integrar um banco de dados para estar à disposição de produtores audiovisuais do país e do exterior. Uma das primeiras tarefas definidas no encontro é o levantamento dos serviços técnicos e de fornecedores locais, bem como a organização de um acervo de imagens e produções já realizadas em Porto Alegre.

O banco de dados contemplará, entre outros itens, informações técnicas de regramento e autorizações para filmagens, dados e características da cidade, mapeamento de locais com potencial cênico e para locações, empresas de alimentação, meios de hospedagem e empresas de transporte, possibilidades de infraestrutura e de parcerias.

/cinema /turismo

Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

 

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 3338.8738 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com

2 de agosto de 2015

Sons da Cidade terá samba e música litorânea em agosto

Foto: Marlene Reinaldo/Divulgação PMPA
Compositor Marco Araujo é uma das atrações do Sons da Cidade em agosto Compositor Marco Araujo é uma das atrações do Sons da Cidade em agosto
Foto: Marilis Alme/Divulgação PMPA
Brasinaria traz canções da metade do século 20 com nova roupagem
Brasinaria traz canções da metade do século 20 com nova roupagem
O samba dos anos 1940 e 1950 e a canção litorânea gaúcha serão as principais vertentes musicais da edição de agosto do projeto Sons da Cidade. Na terça-feira, 4, no Teatro Renascença, o cantor e compositor Marco Araujo antecipa temas de seu próximo álbum, e o espetáculo Brasinaria revisita temas de autores como Pixinguinha, Donga, Monsueto e Assis Valente.
 
Serão dois shows em que sonoridades brasileiras e gaúchas estarão em destaque. O rio-grandino Araujo, radicado em Porto Alegre desde os anos 1980, acumula participações e prêmios em festivais voltados à produção autoral, como o Canto da Lagoa (em Encantado) e a Califórnia da Canção Nativa (em Uruguaiana), além de ter atuado no Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). Influenciado pela música do litoral, lançou em 2008 o álbum Mar de Dentro, que será a base do roteiro do show no Sons da Cidade – com espaço também para músicas inéditas de seu próximo disco, Além da Noite dos Poetas.
 
Em Brasinaria, canções da metade do século 20 ganham nova roupagem. O repertório – resultado de ampla pesquisa feita pela cantora e compositora Danny Calixto, que lançará ainda em 2015 o disco autoral Quintais do Mundo – é de sambas assinados por nomes como Ataulfo Alves, Jackson do Pandeiro, Dorival Caymmi e Pixinguinha. Os arranjos incluem instrumentos tradicionais e elementos eletrônicos, e foram criados por Danny (voz e violão) em parceria com os instrumentistas Max Garcia (violão de sete cordas e cavaquinho) e Giovanni Berti e Fernando Sessé (percussão e samplers).
 
O projeto Sons da Cidade, criado em 2006, é voltado à diversidade do cenário musical de Porto Alegre e é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura.
 
Atrações: espetáculo Brasinaria e Marco Araújo
Data: 4 de agosto (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Renascença (avenida Erico Verissimo, 307, fone 51 3289-8066)
Ingresso: Um quilo de alimento não perecível. A retirada de senhas, na bilheteria do teatro, começa às 19h
 
Mais informações:
Coordenação de Música
Telefone: (51) 3289 8119
Endereço: Centro Cultural Usina do Gasômetro
Av. Pres. João Goulart, 551, sala 606 - 6º andar.
 


/cultura /musica
Texto de: Luís Bíssigo
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

1 de agosto de 2015

Olhar da resiliência chega ao Orçamento Participativo

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Assembleias Regionais e Temáticas começaram na segunda, dia 27
Assembleias Regionais e Temáticas começaram na segunda, dia 27
A primeira semana das Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo movimentou a Casa do Gaúcho, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Até o final de agosto serão 23 reuniões, nas quais a população elegerá as prioridades para o município, seus conselheiros e definirá o número de delegados da cidade para os respectivos fóruns regionais e grupos de discussões temáticas.
 
Uma novidade do OP 2015/2016 é o olhar da resiliência. Ao final do atual ciclo, entrará em ação o trabalho do grupo responsável pela elaboração da estratégia de resiliência da cidade. A equipe, em atividade desde 2014, mapeará nas demandas definidas pelas comunidades nas regiões e temáticas a sua contribuição para o aumento da resiliência de Porto Alegre.
 
Na prática, funcionará da seguinte forma: as demandas serão classificadas observando as sete qualidades da resiliência - ser integrada, inclusiva, flexível, rica em recursos, reflexiva, robusta e redundante. Cada uma receberá uma espécie de nota, que mostrará o quanto ela contribui para tornar a cidade um local mais capacitado a se recuperar de situações adversas.
 
Hoje, esse modelo de classificação já está sendo aplicado pelos 12 gerentes dos programas de gestão da prefeitura às mais de 360 ações contratadas no município. A intenção do método é auxiliar o poder público na priorização das ações consideradas mais resilientes no orçamento. No caso do OP, o mapeamento a partir do olhar resiliente servirá como subsídio para as próprias comunidades avaliarem o impacto das demandas hierarquizadas no bem estar da cidade.
 
Confira o calendário de Assembleias do OP 2015/2016
 
Horário: 19 horas
*Sábados: 15 horas
 
3 de agosto, segunda-feira – Temática Cultura e Juventude 
Local: Casa do Gaúcho – rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301 - Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho
 
4 de agosto, terça-feira – Temática Saúde e Assistência Social
Local: Casa do Gaúcho – rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301 - Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho
 
5 deaAgosto, quarta-feira – Região Centro
Local: Casa do Gaúcho – rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301 - Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho
 
6 de agosto, quinta-feira – Região Cruzeiro
Local: Escola Municipal José Loureiro da Silva – avenida Capivari, 1999 – bairro Santa
Tereza
 
10 de agosto, segunda-feira – Região Centro-Sul
Local: Centro Regional Sul e Centro Sul (antigo Cecopam) – rua Arroio Grande, 50 – bairro Cavalhada
 
11 de agosto, terça-feira – Região Norte
Local: Ginásio da Escola Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha – rua Xavier de Carvalho, 274 – bairro Sarandi
 
12 de agosto, quarta-feira – Região Cristal
Local: Escola Municipal Professor Eliseu Paglioli – rua Butuí, 221 – bairro Cristal
 
13 de agosto, quinta-feira – Região Sul
Local: Centro de Eventos Zaffari Juca Batista – avenida Juca Batista, 925 – bairro Ipanema
 
* 15 de agosto, sábado – Região Nordeste
Local: Escola M. Deputado Victor Issler - rua 19 de fevereiro, 330 - bairro Mario Quintana
 
17 de agosto, segunda-feira – Região Leste
Local: CTG Raízes do Sul - rua São Domingos, 89 – bairro Bom Jesus
 
18 de agosto, terça-feira – Região Ilhas
Local: Colônia dos Pescadores Z-5 – Praça Salomão Pires Abraão, s/n – Ilha da Pintada –
bairro Arquipélago
 
19 de agosto, quarta-feira – Região Noroeste
Local: Salão Social do Esporte Clube São José – avenida Assis Brasil, 1200 – bairro Passo D'areia
 
20 de agosto, quinta-feira – Região Partenon
Local: Academia da Brigada Militar – avenida Cel. Aparício Borges, 2001 – bairro Cel.
Aparício Borges
 
* 22 de agosto, sábado – Região Lomba do Pinheiro
Local: Ginásio do CPCA - Centro Promoção da Criança e Adolescente – Estrada João de Oliveira Remião, parada 10
 
24 de agosto, segunda-feira - Região Restinga
Local: Cecores – Centro de Comunidade da Vila Restinga – avenida Economista Nilo Wulff
 
25 de agosto, terça-feira – Região Extremo Sul
Local: Ginásio da Paróquia Nossa Senhora de Belém – avenida Heitor Vieira, 494 – bairro Belém
Novo
 
26 de agosto, quarta-feira – Região Glória
Local: Ginásio do Colégio Marista Assunção – rua Dom Bosco, 103 – bairro Glória
 
27 de agosto, quinta-feira – Eixo-Baltazar
Local: Centro Humanístico Vida – avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – bairro
Passo das Pedras
 
* 29 de agosto, sábado – Região Humaitá - Navegantes
Local: Escola Municipal Antônio Giudice – rua Caio Brandão de Mello, s/n – bairro
Humaitá
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Texto de: Vagner Benites
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Projeto Cinema RS vai levar a produção audiovisual gaúcha à Cinemateca Paulo Amorim



O lançamento do projeto acontece na próxima terça-feira (4), com a exibição do longa Nervos de Aço, de Maurice Capovilla
cinemars

A Secretaria de Estado da Cultura e o Instituto Estadual de Cinema (IECINE) lançam, na próxima quarta-feira (4), o projeto Cinema RS. O evento acontece às 19h30, na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana, com a exibição do longa Nervos de Aço, de Maurice Capovilla.
“Pensamos este projeto para utilizar ao máximo a Cinemateca Paulo Amorim, um espaço da sociedade e para a sociedade”, explica a diretora do IECINE, Liége Nardi, ao destacar que as sessões do projeto Cinema RS serão sempre com entrada franca.
Segundo o secretário Victor Hugo, “a ideia e consolidar a Cinemateca Paulo Amorim como um ponto de referência na exibição do que é produzido no Rio Grande do Sul”.
Mais informações pelo telefone (51) 3314.6450.
Nervos de Aço
O longa é baseado na obra de Lupicínio Rodrigues e enfoca o drama de um triângulo amoroso a partir das músicas do compositor, organizadas de tal modo que narram uma história de amor no plano musical. Ao mesmo tempo, se refletem sobre a vida dos intérpretes, músicos e cantores que ensaiam um espetáculo.
No elenco de Nervos de Aço estão Arrigo Barnabé, Ana Paula Lonardi, Pedro Sol e Juliana Thomaz. A finalização do filme tem financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Aniversário 10 anos Biblioteca do Cristal

Ontem, 31/07/15 estivemos representando o Conselho Municipal de Cultura na comemoração de aniversário de 10 anos da BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO CRISTAL  administrada e mantida pelo CLUBE DE MÃES DO CRISTAL.
O Sarau Viva La Vida com temática latino americana contou com atrações de Izabel l'Aryan, Mario Barcos, Daniel Brasil e Carmo Lima Correa. Foi também servido um excelente prato chileno CAZUELA regado a refrigerantes, água e bons vinhos além da música para deleite dos presentes bem como atrações literárias como leitura e poesia.
A biblioteca com aproximadamente 4.000 exemplares de livros cuidadosamente escolhidos pela Coordenadora Júnia Vieira é um belo exemplo de uma ONG  bem gerida onde o carinho pela literatura e pela cultura em geral estão em todos os lados para onde se olhar. Feliz seria Porto Alegre se contasse em todos os bairros da cidade com iniciativas como essa, que ao longo desses anos foi muito premiada  em reconhecimento pelos trabalhos prestados na comunidade servindo também de local o Clube de Mães para inúmeras reuniões da comunidade do Orçamento Participativo.
Torcemos que cada vez mais essa entidade tenha sucesso em suas atividades e tenha do poder público o devido reconhecimento para que podendo aumentar sua área física possa cada vez mais brilhar em suas atividades.
Parabéns ao Lauro Rossler, Madalena Superti Rossler bem como todas e todos os voluntários dessa entidade por esse maravilhoso trabalho.
Agradecemos particularmente pelo presente a mim obsequiado, que não poderia ser outro senão  livros e mais livros.

Paulo Roberto Rossal Guimarães
Pres. Conselho Cultura em mandato prorrogado