Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

6 de agosto de 2015

Cinemateca Capitólio recebe Festival de Roteiro Audiovisual

Foto: Betina Carcuchinski/PMPA
Festival vai até quinta-feira na cinemateca
Festival vai até quinta-feira na cinemateca
A Cinemateca Capitólio recebe até esta quinta-feira, 6, o  Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre – Frapa, com convidados brasileiros e latino-americanos promovendo debates e workshops sobre diversos aspectos da criação de um roteiro. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – Fundacine.

Frapa - Pensado para ser um elo entre produtoras, emissoras e realizadores, o Frapa (acesse o site aqui) confirma oficialmente a programação da terceira edição. Durante os dias do festival, os participantes têm à disposição mesas de debate e workshops voltados especialmente aos profissionais do roteiro, além das tradicionais atividades como concurso de roteiro, rodada de negócios e mostra competitiva de curtas.

Entre os convidados, o roteirista uruguaio Pablo Stoll (Whisky), o roteirista argentino Fernando Castets (O Filho da Noiva), o roteirista chileno Pepe Rovano (L’eco dela Bici), Ricardo Hofstetter (Presidente da Associação dos Roteiristas), Marcelo Starobinas (Jean Charles), Belisario Franca (Secretário-geral da ABPITV), Renê Belmonte (Assalto ao Banco Central e Se Eu Fosse Você), Thiago Dottori (presidente da Associação Autores de Cinema e roteirista de VIPs e da série Psi) e Keka Reis. O Frapa trará executivos da TV Globo e representantes do Canal Brasil, GloboNews, Globo Filmes, Prime Box Brazil, TNT e Fox, entre outros canais e produtoras de cinema e televisão.

Em junho deste ano, o Frapa realizou no Rio de Janeiro um evento promocional de lançamento intitulado Warm Up Frapa 2015, que contou com a participação de Marcius Melhem (Os Caras de Pau e Tá no Ar), Matheus Souza (Apenas o Fim e Confissões de Adolescente) e Mauro Wilson (Sai de Baixo e A Grande Família).

Atividades principais
A Rodada de Negócios permite aos roteiristas inscreverem até três projetos através do site do Frapa, para a marcação de reuniões durante o festival com produtoras, também inscritas através do site, e programadoras de televisão que estarão presentes Reuniões de 20 minutos são agendadas, de acordo com o interesse dos players durante o Frapa. Diversas emissoras, produtoras e programadoras como TV Globo, Canal Brasil, Turner, Fox, GloboNews, Globo Filmes e Prime Box Brazil já confirmaram participação. As inscrições para a atividade estão encerradas.

O Concurso de Roteiro receberá roteiros de longas-metragens de ficção ainda não produzidos. Os dez finalistas vão apresentar seus projetos em um pitching aberto dentro do Frapa. Os três roteiros considerados os melhores do concurso pela banca receberão licenças do software de roteiro mais conceituado do mundo, o Final Draft, além de bolsas para cursos nas escolas Fluxo (Porto Alegre) e b.arco (São Paulo), inscrição no concurso português Guiões e uma consultoria profissional para seus roteiros durante o 43º Festival de Cinema de Gramado. As inscrições para a atividade estão encerradas.

A Mostra Competitiva de Curtas reúne curtas brasileiros e internacionais com foco principal em seus roteiros. Os dez filmes selecionados irão concorrer aos seguintes prêmios: “melhor roteiro”, “melhor personagem”, “melhor diálogo”, “melhor cena”, “melhor final”, “melhor título” e “melhor roteiro segundo júri popular”. As inscrições para a atividade estão encerradas.

O conceito Frapa 2015:  Além do Ponto de Virada - O conceito do Frapa 2015 alude a um velho conhecido de todo roteirista: o ponto de virada, quando a trama se transforma radicalmente e leva os personagens em direções antes inimagináveis. Nada mais apropriado, pois, que pensar nessa ideia para um momento em que os rumos da produção audiovisual brasileiro já passaram por uma grande mudança e, já com um novo cenário francamente estabelecido, fica a pergunta: pra onde vamos agora?

O Frapa - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre é o primeiro evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina. Em sua terceira edição, o Festival tem como objetivo chamar atenção para esta peça tão fundamental para qualquer obra audiovisual, e que se encontra no início da cadeia produtiva.

O Frapa 2015 é uma realização das produtoras Coelho Voador, Epifania Filmes e Ausgang em parceria com a TV Globo e patrocínio de Final Draft e Unisinos. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

Programação

Quinta-feira, 6
Cinemateca Capitólio
9h -10h30 - Mesa 6 - “Roteiristas em Formação: o ensino de roteiro em faculdades e cursos”
Gilson Vargas
Fabiano de Souza
Marcelo Starobinas
Mediação: Ivonete Pinto

10h45 - 12h30 - Mesa 7 - “Pequenos Grandes Filmes - o desafio de escrever um bom roteiro de curta”
Pedro Harres
Filipe Matzembacher
Vicente Moreno
Mediação: Rodrigo Oliveira

14h - 16h30 - Workshop 2 - “Escrever pensando no orçamento ideal, reescrever pensando no orçamento real”, com Pablo Stoll
17h – 19h30 - Master Class – com Fernando Castets

Casa de Teatro
22h - Batô Frapa - Festa de Final Feliz
Na festa, serão anunciados os vencedores da Mostra de Curtas e do Concurso de Roteiro.



/cinema /cultura
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.