Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

8 de maio de 2016

Cia Jovem de Dança de Porto Alegre




Cia Jovem de Dança de Porto Alegre começa atividades nesse sábado

Terá início no próximo sábado, dia 7 de maio, as atividades do projeto piloto para composição da Cia Jovem de Dança de Porto Alegre, uma iniciativa das Secretarias Municipais da Educação e da Cultura. As atividades serão desenvolvidas sempre das 9h às 12h, na Sala Rony Leal – terceiro andar – Usina do Gasômetro (Av. João Goulart, 551). A turma será constituída por dezoito jovens de 10 a 17 anos selecionados dentre os matriculados no programa de aulas das Escolas Preparatórias de Dança, iniciado em 2014. Os alunos e alunas que já frequentam aulas diárias nas turmas de formação, nas Escolas Preparatórias, participarão também de um programa de aulas e criação coreográfica com o elenco da Cia Municipal de Dança. Dessa forma poderão complementar a sua formação com alguns dos principais bailarinos e coreógrafos da capital que integram a Cia Municipal. “A proposta é de poder aproximar os jovens em formação dos profissionais da Cia e criar estratégias de compartilhamento e incentivo a esses artistas que estão apostando na dança como futuro”, enfatiza Airton Tomazzoni, diretor geral da Cia Municipal de Dança.

Hoje já são cinco pólos da Escola Preparatória de Dança em Porto Alegre, na Emef Pepita de Leão (Passo das Pedras), Emef Senador Alberto Pasqualini (Restinga), Emef Deputado Victor Issler (Vial Safira), Emef José Loureiro da Silva (Cristal) e Emeb Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha (Sarandi). São 500 alunos que frequentam um intenso programa de formação em dança, com aulas de segunda a sextas-feiras, integrando diversas linguagens. São oferecidas gratuitamente aulas de balé, jazz, sapateado americano, danças urbanas, danças de salão, danças étnicas, artes circenses, capoeira e laboratórios de criação. “Tendo sua proposta de formação constituída numa perspectiva multilinguagem, as Escolas Preparatórias que foram criadas junto à Cia Municipal, vem capacitando para atuação em grupos e cias da cidade, estimulando uma futura graduação em dança ou mesmo a atuação em projetos como Mais Educação, Escola Aberta ou Descentralização da Cultura. Enfim, criando perspectivas reais para uma profissionalização em dança”, salienta Débora Leal, coordenadora do projeto.

Fundada em 2014, a Companhia Municipal de dança de Porto Alegre já realizou três montagens: Salão Grená, espetáculo de estreia da Companhia e Tempos de Partida, espetáculo na montagem criada para o Museu Joaquim Felizardo da Cidade de Porto Alegre, e ao final de 2015 estreou seu terceiro trabalho, denominado “Adágio”. Com intensa agenda desde sua criação a Cia já encantou mais de 10 mil espectadores e prepara sua primeira turnê nacional com patrocínio de O Boticário.

Informações pelo fone 3290 8065.