Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de maio de 2016

Senado convocará ministro para explicar extinção do MinC




Mendonça Filho será questionado sobre as razões para a tomada da decisão
 Edilson Dantas / Agência O Globo / 1-5-2016

BRASÍLIA — A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta terça-feira um requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), convocando o ministro da Educação e Cultura (MEC), Mendonça Filho, para explicar a extinção do Ministério da Cultura (MinC) e a migração de suas atribuições para o MEC. Em seu depoimento o ministro será questionado sobre as razões para a tomada da decisão de extinção do MinC, além de seus planos para o fortalecimento da área cultural.
Diante da pressão da classe artística e cultural, o governo do presidente interino Michel Temer discutiu a possibilidade de criação de uma Secretaria com poderes ampliados ligada a Presidência, mas a área técnica concluiu que isso iria onerar em cerca de 50% a mais nos salários do novo órgão, levando a decisão de manter a Secretaria de Cultura sob o guarda-chuva do MEC.
Na justificativa para a convocação de Mendonça Filho, o senador Randolfe Rodrigues argumentou que a mudança vem causando muita preocupação no meio artístico. "São inúmeras as manifestações contrárias a decisão do governo federal: produtores, atores, diretores, artistas plásticos, músicos, todos os setores ligados à área cultural já se manifestaram contrariamente a essa decisão."
A data do depoimento do ministro na Comissão do Senado ainda não foi definida. A definição sobre os rumos do ex-Minc e quem irá comandar a nova secretaria deve ser anunciada de terça para quarta-feira.
"Há uma grande preocupação na sociedade com o retrocesso que pode representar a extinção do Ministério da Cultura, criado ainda no governo do Presidente José Sarney, em 1985. Foram, portanto, 31 anos de construção de uma política direcionada à valorização de um dos maiores patrimônios do Brasil, a cultura brasileira, ao mesmo tempo essência e resultado da nossa identidade nacional”, diz o requerimento de Randolfe