Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de maio de 2016

Noite dos Museus leva milhares de pessoas aos acervos municipais

Foto: Letícia Bauer/Divulgação PMPA
Evento é inspirado na Lange Nacht der Museen que acontece em Berlim desde 1977.
Evento é inspirado na Lange Nacht der Museen que acontece em Berlim desde 1977.
Oito dos principais espaços culturais de Porto Alegre ficaram abertos das 9h a meia noite durante a Noite dos Museus no sábado, 21. Dois museus da prefeitura participaram: a Pinacoteca Rubem Berta e o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. Foram mais de 30 apresentações musicais gratuitas. O evento é inspirado na Lange Nacht der Museen (a longa noite dos museus) que acontece em Berlim, Alemanha, desde 1977. 
 
Mais de 800 pessoas circularam na Pinacoteca Rubem Berta . "Foi emocionante, a grande maioria das pessoas não conheciam a Pinacoteca, o que prova que boas programações bem divulgadas atraem o público", afirmou a Coordenadora das Artes Plásticas Lou Borghetti. "Uma ação que partiu de iniciativa privada com respaldo da Lei de Incentivo à Cultura do Estado, com apoio de equipamentos estaduais e municipais, reflete a sintonia existente entre os poderes e a comunidade cultural que contribui de forma criativa para o fortalecimento de nossa cultura", completou.

"A Noite dos Museus fechou da melhor maneira possível toda a programação que desenvolvemos ao longo da Semana de Museus. Muitas pessoas não conheciam o Museu de Porto Alegre e com essa iniciativa tiveram oportunidade de conhecer melhor parte da história da cidade", explicou a diretora do Museu de Porto Alegre, Letícia Bauer. Cerca de 2 mil pessoas compareceram às atividades no espaço cultural localizado na Cidade baixa. 
 
"Foi uma surpresa ver a presença de tantas pessoas em um convívio harmonioso e envolvidas com o que tem de melhor na cidade", disse o historiador e arqueólogo Francisco Marshall, curador do evento, que já prevê público ainda maior para a próxima edição da Noite dos Museus, em maio de 2017.


/cultura /museus
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.