Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

6 de dezembro de 2016

Instituto de Artes da Ufrgs e IEL apresentam ilustrações para a obra de Simões Lopes Neto


“Lendas de um Continente Continente Sulino: os Ilustradores de Simões Lopes Neto em Conversa Imaginária com Erico Verissimo” é a exposição de ilustrações produzidas para a obra “Lendas do Sul”, de João Simões Lopes Neto, a partir do Curso de Extensão Ilustração e Livro-Arte: Produção, Leitura e Ensino, promovido pelo Instituto de Artes da UFRGS, em parceria com o Instituto Estadual do Livro (IEL). Com curadoria e coordenação de Paula Mastroberti, tem abertura no dia 8 de dezembro (quinta-feira), a partir das 19h, no Centro Cultural Ceee Erico Verissimo (Andradas, 1223), onde fica até 14 de janeiro de 2017.
O evento interdisciplinar as artes ilustrativas ao indubitável valor literário da obra de Simões, em 22 obras, comprovando o nobre papel que a ilustração pode exercer como modalidade consagrada ao lado da literária. Confira algumas das obras:

Lendas de um Continene Sulino_Pedro Fanti.jpg Lendas de um Continente Sulino_Adriana Antunes Lendas de um Continente Sulino_Michelle Dona.jpg Lendas de um Continente Sulino_Yasmine Fernandes Maggi .jpg

Ilustrar “Lendas do Sul” constituiu-se um desafio que há muito não se propunha ao ilustrador gaúcho. Participam os ilustradores: Adriana Antunes, Agatha Taylor, Andressa Lawisch, Camila Andrade, Camila Peres, Clarissa Faccini, Eduardo Monteiro, Graça Craidy, Leandro Cholant, Luiz Alberto do Canto Pivetta, Kaue Nery,Karen Basso, Karina Tedesco, Jaqueline Cauduro Buchaqui, Mariana Bede, Michelle Dona, Pamela Zorn Vianna, Pedro Fanti, Piti Dutra, Vinícius Goulart , Yasmine Fernandes Maggi e Yris Tanaka.
As artes aqui presentes devem estar à altura não somente de um dos mais significativos textos da literatura brasileira, mas também das famosas e inesquecíveis ilustrações que as precederam, produzidas por Nelson Boeira Faedrich. Além disso, não poderia deixar de incluir, de alguma forma, o escritor Erico Verissimo, nome da casa anfitriã, no mês do aniversário do escritor. Surge, assim, a ideia de um entrelaçamento, na medida em que se conhece a indubitável relação intertextual entre alguns dos mais inspirados personagens e eventos do tomo “O Continente” com os das lendas sulinas.
Com apoio da Editora UFRGS, este evento é uma realização da Secretaria da Cultura do RS (Sedac), Instituto Estadual do Livro (IEL), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Artes da UFRGS, Secretaria de Minas e Energia do RS, Grupo CEEE e Centro Cultural Erico VerIssimo – CCEV.

Serviço:

Abertura: 08 de dezembro de 2016 (quinta), 19h
Local: Centro Cultural Erico Verissimo (Andradas, 1223).
Visitação: 9 de dezembro de 2016 a 14 de janeiro de 2017, das 10h às 19h
*Recesso de 19/12/2016 a 02/01/2017.