Reforçando a transparência na comunicação com o cidadão, o portal da Prefeitura de Porto Alegre publica nestes últimos dias do ano uma série de conteúdos informativos sobre os projetos e realizações da gestão. É mais uma plataforma de prestação de contas dos serviços públicos desempenhados pelos órgãos municipais.
O ano de 2016 marcou a consolidação do projeto Turismo de Galpão como um produto turístico e cultural diferenciado da capital gaúcha e de alta atratividade para turistas brasileiros e estrangeiros. Ao mesmo tempo, confirmou o campo das tradições gaúchas como o terreno mais fértil de expressão do Turismo Criativo, segmento organizado em Porto Alegre de forma pioneira no país. O projeto oferece ao público do Acampamento Farroupilhada oficinas práticas de interação e aprendizagem que têm como tema expressões da cultura e das tradições gaúchas na culinária, na dança e na música, nas práticas campeiras, na história e nos costumes.
A programação é realizada na nomaior festa gauchesca desde 2013, e na
edição deste ano atraiu um público recorde de 1.917 participantes nas oficinas e
caminhadas guiadas que promove pelo Parque Harmonia. Além de porto-alegrenses,
participaram das atividades do projeto visitantes de 48 cidades do interior do
Rio Grnde do Sul, turistas de 17 estados brasileiros e de 12 países. A
estrutura, a temática e a qualidade das oficinas e a hospitalidade receberam
aprovação de 96% do público, conforme apontou pesquisa realizada com os
participantes das atividades.
Nos 18 dias do acampamento deste ano foram oferecidas 158 oficinas, todas realizadas nos galpões dos 40 piquetes parceiros do projeto. Em sua 5ª edição, o projeto incorporou como novidade o 1º Festival Comida de Galpão, que promoveu a valorização da culinária regional pelas mãos de reconhecidos chefs e cozinheiros da Capital em um movimento de transformação da cozinha gaúcha em alta gastronomia.
Hospitalidade - Ponto de referência do Turismo de Galpão
dentro do Parque Harmonia, o Espaço de Hospitalidade instalado em um galpão de
200 metros quadrados recebeu 52 mil pessoas interessadas em informações sobre as
oficinas e sobre o próprio acampamento. Este foi outro recorde de público, quase
duas vezes superior ao evento do ano anterior. Além da presença expressiva de
porto-alegrenses (mais de 25 mil pessoas), foi destaque o fluxo de visitantes de
62 cidades do interior gaúcho, de turistas de 23 estados brasileiros e de 21
países.
O projeto Turismo de Galpão é realizado pela Secretaria Municipal de
Turismo em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a 1ª Região
Tradicionalista, Fundação Cultural Gaúcha e a Secretaria Municipal de
Cultura.
/acampamento_farroupilha /turismo
Texto de: Eliana
Zarpelon
Edição de: Carolina Seeger
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Carolina Seeger
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.