O Centro de Dança da Secretaria da Cultura de 
Porto Alegre divulga a lista de finalistas ao prêmio Açorianos de Dança 2015. O 
prêmio será entregue em 15 de dezembro, 20 horas, no Teatro Renascença. Os 
espetáculos com maior número de indicações são Ìgbà- exercício de contemplação, 
do Coletivo Moebius, e 4 x 3 x 2 - Quatro Trilogias dançadas a dois, do Grupo 
Laços, com oito indicações, seguido por Etnias, do Grupo Kadima, e Corpobolados, 
ambos com seis indicações.
Em 2015 foram 15 espetáculos inscritos no Prêmio. O grande júri, que julga os espetáculos inscritos, foi composto por Beatriz Diamante, Cristina Melnik, Débora Leal, Débora Wegner, Gerson Vargas, Gina Vitola, Gustavo Silva, Luís Felipe Silveira, Naira Nawroski e Roberta de Savian.
O Prêmio Açorianos contempla 
ainda as categorias de destaque por modalidades, como balé, jazz, danças 
urbanas, entre outras, além das categorias de Novas Mídias em Dança e Projetos 
de Difusão e Formação. Essas categorias contam com júris especializados que 
somam um total de 25 profissionais da área.
Confira os 
finalistas:
Espetáculo do Ano:
- Corpobolados, Gabriel Martins, Giovanni Vergo e 
Paola Vasconcelos;
- Etnias, Grupo Kadima;
- Ìgbà - exercício de contemplação, Coletivo 
Moebius;
- 4 x 3 x 2 - Quatro Trilogias dançadas a dois, 
Grupo Laços;
- Um olhar através de, Transforma Cia de 
Dança.
Direção:
- Paola Vasconcelos, por 
Corpobolados;
- Amanda Chmelnitsky de Mattos e Lucas Fridman 
Schwetz, por Etnias;
- Douglas Jung, por Ìgbà- exercício de 
contemplação;
- Izabela Gavioli e Lélio Santos, por 4 x 3 x 2 - 
Quatro trilogias dançadas a dois;
- Cláudia Sachs e Marco Fillipin, por SeteOito - 
impermanências.
Bailarino:
- Adriano Oliveira, por Corações 
Insones;
- Igor Zorzela, por O Lago dos 
Cisnes...revisitado;
- Marco Fillipin, SeteOito - 
impermanências;
- Mariano Neto, por Corações 
Insones;
- Maurício Miranda, por Um Olhar através 
de.
Bailarina:
- Andressa Pereira, por Corações 
Insones;
- Didi Pedone, por Corações 
Insones;
- Paola Vasconcelos, por Corpobolados/Produção 
MEZCLA;
- 
Stephanie Cardoso, 
por Corações Insones e 4 x 3 x 2 - Quatro Trilogias dançadas a dois.
Coreografia:
- Gabriel Martins, Giovanni Vergo e Paola 
Vasconcelos, por Corpobolados;
- Amanda Chmelnitsky de Mattos, Lucas Fridman 
Schwetz, Elana Fridman, Fabrício Zaltzman, por Etnias;
-Coletivo Moebius, por Ìgbà- exercício de 
contemplação;
- Izabela Gavioli e Lélio Santos, por 4 x 3 x 2 - 
Quatro trilogias dançadas a dois;
- Suzana D’Avila e elenco, por Um olhar através 
de.
Cenografia:
- Luís Cocolichio, por Espaço 
Arcabouço;
- Amanda Chmelnitsky de Mattos, Lucas Fridman 
Schwetz, Elana Fridman e Fabrício Zaltzman, por Etnias;
-Coletivo Moebius, por Ìgbà- exercício de 
contemplação;
- Carmen Moré, por O Lago dos 
Cisnes...revisitado;
- ImadSleiman e Iara Schneider, por 
Luminous;
- Kiko Angelim, por 
Normótico.
Iluminação:
- Maurício Rosa, por Corações 
Insones;
- Fernanda Bertoncello Boff, por 
Corpobolados;
- Mirco Zanini, por Espaço 
Arcabouço;
-Guto Greca e Luka Ibarra, por Ìgbà- exercício de 
contemplação;
Igbá;
- Carolina Zimmer, por 
Normótico;
- Guto Greca, por 4 x 3 x 2 - Quatro Trilogias 
dançadas a dois.
Figurino:
- Atelie Alfa, por Corações 
Insones;
- Amanda Chmelnitsky de Mattos. Lucas Fridman 
Schwetz e Elana 
Fridman, por Etnias;
- Anderson Luiz de Souza e Coletivo Moebius, por 
Ìgbà - exercício de contemplação;
- Carmen More, Kelly Pinheiro, Nilma Corrêa, 
Marcela Corrêa, por O Lago dos Cisnes...revisitado;
- Grupo Laços, por 4 x 3 x 2 - Quatro Trilogias 
dançadas a dois.
Trilha Sonora:
- Paola Vasconcelos, por 
Corpobolados;
- Guilherme Guinalli, 
por Ìgbà- 
exercício de contemplação;
- Adriano Oliveira, por 
Normótico;
- Izabela Gavioli, por 4 x 3 x 2 - Quatro trilogias 
dançadas a dois;
- Fernanda Rosa e Mateus Cosa(A Corda em Si), por 
Duas artes em sinfonia azul.
Produção:
- Denise Turkienicz, Ida Nelstein, Marcela 
Roithmann, Rosane Krasner e Roseli Zelster, por Etnias,
- Lucida Desenvolvimento Cultural, Coletivo Moebius, 
por Ìgbà - exercício de contemplação;
- Lucida Desenvolvimento Cultural – Ana Paula 
Reis, Débora Nunes, Luka Ibarra e Taiane Panizzi, por O Lago dos 
Cisnes...revisitado,.
- Luka Ibarra/Lucida Desenvolvimento Cultural, por 4 
x 3 x 2 - Quatro trilogias dançadas a dois;
-Luka Ibarra/Lucida Desenvolvimento Cultural, por 
SeteOito - impermanências.
Destaque em 
Dança do Ventre:
- Brysa 
Mahaila, pela constante busca por aprimoramento teórico e prático e pela 
manutenção de espaços sistemáticos de formação e difusão da cultura da dança do 
ventre;
- Egnes 
Gawasy, pelas características didáticas na transmissão de seu 
saber;
- Emmeline 
Azah, pela oficina com as crianças durante o evento Festa Cigana no 
Parcão;
- Fernanda 
Mansur, pelo trabalho como coreógrafa de grupo, com destaque para a coreografia 
Fabulous Fluor;
- Manoela 
Bazacas, pela iniciativa de promover um evento incluindo apresentações 
artísticas, palestras e espaços de diálogo.
Destaque em 
Danças Urbanas:
- Aluísio 
Gustavo, pelo trabalho de pesquisa como bailarino, pela versatilidade de suas 
performances;
- Driko, 
pelo trabalho como sócio-educador, de produção cultural e pela iniciativa de 
produção de trilhas sonoras para danças urbanas;
- Jukinha, 
pela criação e produção de eventos, atuação política defendendo a cultura hip 
hop e pelo trabalho de formação nas comunidades.
Destaque em 
Danças de Salão:
- 
Espetáculo Corpobolados, pelo desenvolvimento de um conceito de criação 
coreográfica e direção do espetáculo;
- EA 
Produções, pelo fomento da dança de salão na cidade de Porto Alegre através dos 
eventos como o Dança Porto Alegre entre outros;
- 3º 
Encontro de Forró de Porto Alegre, pela divulgação e promoção do ritmo forró em 
Porto Alegre;
- Grupo 
Laços, pela manutenção de um grupo de dança de salão contemporânea em Porto 
Alegre; 
- 
Espetáculo Produção Mezcla, pela qualidade alcançada na produção, divulgação e 
figurinos do espetáculo.
Destaque em 
Danças Étnicas:
- Grupo 
Kadima, pelo espetáculo Etnias e pelo conjunto de eventos promovidos em prol da 
divulgação da cultura israeli;
- Festa 
Cigana no Parcão (Evento XVIIIª Alma Cigana, Ritos, Cantos e Magias), pela 
continuidade, valorização e divulgação da cultura;
- Ògúndábèdé, pela divulgação da 
cultura yorubá;
- Grupo de 
Dança do Maracatu Truvão, pela pesquisa e divulgação desse folclore popular 
através desta contagiante arte da dança;
- Centro 
Cultural 25 de julho, pelo montante das diversas iniciativas de formação e 
divulgação ao longo do ano.
Destaque em 
Sapateado:
- Gabriela 
Santos, pela realização do Flash Mob na Redenção e por seu trabalho como 
bailarina;
- Glenda 
Duarte, como divulgadora e organizadora de eventos de promoção da arte do 
Sapateado em Porto Alegre, como POA Tap, TAP Day e o espetáculo 
Matilda/Som;
- Leonardo 
Dias, como bailarino e coreógrafo na coreografia solo para o espetáculo anual do 
Laboratório da Dança;
Novas 
Mídias em Dança:
- 
Camundongos, drogas e arteci, de Giuli Lacorte e Lucas 
Tortorelli;
- Deitado 
na Areia – PEMBA, de Alessandro Rivellino;
- 3 Vozes 
Mind Vertice Nous Triskle ou Triskelion, de João 
Queiroz;
- VIVA A 
DANÇA, de Leonardo Lima Ferreira.
Destaque em 
Flamenco:
- Giovani 
Capeletti, pela trajetória como guitarrista flamenco, parceiro das companhias da 
cidade e por seu trabalho autoral;
- Juliana 
Prestes, como uma referência internacional no flamenco de Porto Alegre, através 
de cursos ministrados fora do país e participação nas apresentações de artistas 
internacionais;
- Jam Del 
Puerto, pela iniciativa e oportunidade de dar conhecimento ao público dos 
trabalhos individuais dos artistas flamencos;
- La 
Mirada, pelo resgate da trajetória do Tablado Andaluz e sua relevância no 
flamenco em Porto Alegre;
- Sala 502 
do Projeto Usina das Artes, pela programação de formação e divulgação do 
flamenco e intercâmbio com outros gêneros de dança, sob a coordenação do Grupo 
Sílvia Canarim.
Projetos de Difusão e Formação em 
Dança:
- Casa 
Cultural Tony Petzhold, pelo histórico do espaço e pelo acolhimento dado ao 
fazer artístico em dança;
- Circo 
Híbrido, pela qualidade do projeto e pela proposta de hibridização da arte do 
circo e dança;
- 3º 
Encontro de Forró de Porto Alegre, pela abrangência e impacto na cidade trazendo 
profissionais relevantes e comprometidos com uma proposta 
pedagógica;
- 
Oncodance, inovação da relação arte e saúde, pelo voluntariado e pela 
visibilidade alcançada pelo projeto;
- VIVA A 
DANÇA, pela originalidade da proposta em Porto Alegre e pela potencialidade de 
registro da memória da dança, bem como sua divulgação.
Destaque em 
Balé:
- Adiene Fernandes, pela 
qualidade técnica e versatilidade no espetáculo Les Sylphides/Carmina 
Burana;
- Ballet Vera Bublitz, pela 
qualidade técnica do trabalho de produção e formação;
- Cristiane Figueiredo, pela 
excelência técnica e maturidade profissional;
- Gala Ballet, pelo alcance, 
integração e difusão da dança clássica na cidade;
- Naira Nawroski Centro de Artes 
Integradas, pela qualidade do trabalho de formação.
Destaque em 
Jazz:
- Carol 
Dalmolin, pelo trabalho de formação, pela criação coreográfica e pela produção 
do espetáculo Textil;
- Igor 
Zorzela, pela qualidade técnica e artística no espetáculo O Lago dos Cisnes, 
pelo trabalho que vem desenvolvendo como bailarino e professor da técnica de 
jazz;
- 
Iluminação do espetáculo Um olhar através de, pela adequação ao conceito do 
espetáculo, sensibilizando e qualificando a cena;
- 
Espetáculo O Lago dos Cisnes... revisitado, pela inovação e ousadia da proposta 
de revistar um clássico do ballet através do jazz;
- Maurício 
Miranda, pela performance no espetáculo Um olhar através 
de.
Destaque em 
Dança Contemporânea:
- Coletivo 
Moebius, pelo engajamento na constituição de um coletivo de artistas que gera 
autonomia de construção de arte;
- Eduardo 
Severino, pela produção, curadoria, articulação e divulgação do espaço da Sala 
209/ Usina Gasômetro;
- Marco 
Fillipin, pelo trabalho de pesquisa no espetáculo SeteOito - 
impermanências;
- Necitra, 
pelo diálogo da dança com outras linguagens cênicas, propondo 
transversalidades;
- Projeto 
Macarenando Dance Concept, pela pesquisa de estratégias do encontro da dança com 
o público.
 
 
 
