Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

9 de dezembro de 2015

Estudantes apresentam propostas para Acampamento Farroupilha

Foto: Divulgação/PMPA
Trabalho acadêmico visa interação entre as ações do Turismo com a academia
Trabalho acadêmico visa interação entre as ações do Turismo com a academia
Alunos do curso de Turismo do Centro Universitário Metodista IPA apresentaram as percepções, diagnósticos e propostas sobre o Acampamento Farroupilha deste ano e o Projeto Turismo de Galpão, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) durante o evento tradicionalista, nessa terça-feira, 8. A atividade Noite Criativa encerrou o trabalho acadêmico desenvolvido para a disciplina de Planejamento e Organização do Turismo, que visa interação entre as ações do Turismo da cidade com a academia. O encontro ocorreu na sala D106 do Colégio Americano.

Os alunos desenvolveram projetos para o evento tradicionalista, Turismo de Galpão e Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). As propostas sugeridas pelos estudantes contemplaram: experiência de hospedagem no Acampamento Farroupilha; atividade do projeto durante a Semana de Porto Alegre, promovendo maior integração do Parque Harmonia com os moradores e visitantes; aplicativo do Turismo de Galpão, facilitando o acesso ao evento e ampliação da pesquisa de fluxo realizada pela SMTUR; ampliação do acolhimento realizado pelo Turismo Criativo, com acessibilidade, atividades voltadas ao público infantil e mais atividades no Espaço da Hospitalidade; fortalecimento da marca e aumento das ações promocionais em atrativos da cidade e a potencialização da divulgação e cobertura do projeto, com estratégias de comunicação digital. 

Os trabalhos foram realizados com base no conteúdo teórico aprendido durante o semestre, além dos dados disponibilizados pela SMTUR por meio das edições do Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre (Bemtur) e a experiência vivência no Acampamento Farroupilha deste ano, onde os universitários conheceram a infraestrutura do evento e do Turismo de Galpão e participaram de oficinas. Para a professora Fernanda Costa da Silva a aproximação com a SMTUR é importante para o desenvolvimento da disciplina. “É essencial para os alunos saberem como funciona e ter a vivência. O diálogo do educador é diferente de alguém que tem a experiência de estar no setor público e está envolvido diretamente em projetos”, disse.
 
As impressões dos alunos também foram analisadas em uma pesquisa de percepção e satisfação aplicada pela SMTUR durante o desenvolvimento do trabalho acadêmico. Os estudantes responderam o questionário antes e depois da experiência. O resultado também foi entregue pela secretaria durante a atividade. O encontro foi encerrado com uma oficina da gastronomia regional que segue o conceito de turismo criativo, realizada em parceria com propriedade dos Caminhos Rurais da Capital.


/acampamento_farroupilha /turismo
Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.