Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

18 de agosto de 2016

Montagem do Acampamento Farroupilha começa neste sábado

Foto: Betina Carcuchinski/PMPA

A previsão é que todos os galpões estejam montados em 2 de setembro
A previsão é que todos os galpões estejam montados em 2 de setembro
Foto: Betina Carcuchinski/PMPA
Participam da festa tradicionalista um total de 365 entidades
Participam da festa tradicionalista um total de 365 entidades

O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) recebe a partir deste sábado, 20, a montagem dos galpões para a realização do Acampamento Farroupilha. A previsão é que até o dia 2 de setembro todos estejam montados. A maioria das entidades já recebeu os alvarás e o regulamento desta edição. Ao todo, participam da festa tradicionalista 365 entidades entre piquetes, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs). Para o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura, Giovani Tubino, a expectativa é de superar o público do ano passado, que foi de 1,2 milhão de visitantes. Uma das novidades desta edição será a instalação do Juizado Especial de Grande Eventos, que poderá atender e julgar as eventuais ocorrências.

Clique aqui  e veja a íntegra do regulamento

A abertura está programada para o dia 7 de setembro, com a chegada da chama crioula e o início das atividades oficiais. Com extensa programação de bailes, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas, esta edição terá como tema Campeirismo Gaúcho e a Sua Importância Social e Cultural.

Patrona  - As artividades do Acampamento Farroupilha este ano terão o comando de uma patrona, Neusa Secchi. Natural da cidade de Passo Fundo, é graduada em História e pós-graduada em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina de Porto Alegre. Neuza foi presidente da Comissão Gaúcha de Folclore e Conselheira da Comissão Nacional de Folclore.
Cronograma para o Acampamento Farroupilha de 2016

Período oficial do evento:  de 7 a 20 de setembro
Período de montagem: de 20 de agosto a 2 de setembro
Vistoria dos Bombeiros: de 2 a 6 de setembro
Período de desmontagem: de 21 a 30 de setembro

O Acampamento Farroupilha é uma realização da prefeitura, pela Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através da Fundação Cultural Gaúcha.


/acampamento_farroupilha

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.