Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

29 de agosto de 2016

Turismo de Galpão terá 158 atividades no Acampamento Farroupilha

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Projeto realizará também oficinas e caminhadas guiadas no Parque Harmonia Projeto realizará também oficinas e caminhadas guiadas no Parque Harmonia
A 5ª edição do projeto Turismo de Galpão, que acontece dentro da programação do Acampamento Farroupilha, terá 158 oficinas e atividades de interação e aprendizagem sobre a cultura e as tradições gaúchas, no período de 3 a 20 de setembro. As atrações, que mobilizam 40 entidades tradicionalistas parceiras, prometem movimentar os piquetes no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), e foram apresentadas nesta segunda-feira, 29, pela Prefeitura de Porto Alegre. A novidade deste ano é o 1º Festival Comida de Galpão, que irá oferecer cardápios de valorização da culinária regional. (fotos)

Durante o lançamento da 5ª edição do projeto, Fortunati destacou sua importância para divulgar as tradições gaúchas. “Temos uma cultura rica, forte, mas muito fechada. O Turismo de Galpão rompe com isso e mostra que estamos abertos a outros povos, outras culturas para mostrarmos que somos diferentes, mas somos brasileiros e respeitamos essa diversidade que faz o nosso país tão plural”, afirmou o prefeito. Ele lembrou que o projeto fez sucesso na edição extraordinária do Acampamento Farroupilha na Copa de 2014, quando muitos turistas se encantaram com as oficinas e descobriram tradições e costumes até então pouco difundidos internacionalmente.
O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, explicou que o ponto de referência do Turismo de Galpão, na área do parque, será o Espaço de Hospitalidade, localizado ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. No local, os visitantes serão acolhidos e poderão fazer as inscrições nas oficinas. Moraes acrescentou que as atividades proporcionam aos turistas uma experiência única, que é o contato direto com os gaúchos e a nossa cultura. O secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, ressaltou que essa iniciativa, em parceria com a 1ª Região Tradicionalista e a Fundação Cultural Gaúcha, está sendo acompanhada por pesquisadores para servir de exemplo para outras ações de promoção da cultura regional também em outros locais.

Nas oficinas, os visitantes aprenderão o preparo de pratos da culinária regional e do chimarrão, a forja e a afiação de facas, danças folclóricas, atividades campeiras, jogos, detalhes da indumentária típica de peões e prendas, os usos e costumes do campo. A grande maioria será gratuita, e algumas terão intérprete para inglês, espanhol, além de alemão e francês. O projeto realizará também caminhadas guiadas pelo Parque Harmonia.
Comida de Galpão - No lançamento do Turismo de Galpão foi apresentado o 1º Festival Comida de Galpão. Idealizado por Clarisse Chawrtzmann, nacionalmente conhecida como A Churrasqueira, o evento reunirá, no Espaço de Hospitalidade, alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul. No dia 20 de setembro, diferentes pratos da culinária gaúcha, preparados a partir da leitura contemporânea de criativos cozinheiros da cidade, estarão disponíveis ao público.

Linha Turismo – Outra novidade é que o city tour oficial de Porto Alegre se integrará aos festejos farroupilha fazendo uma parada especial no roteiro Centro Histórico, entre 3 e 20 de setembro, junto ao Parque Harmonia. Os passageiros que estiverem no passeio poderão desembarcar para visitar o Acampamento, o Espaço de Hospitalidade, interagir com a cultura gaúcha em oficinas do Turismo de Galpão e reembarcar, usando a mesma passagem, em um dos ônibus Linha Turismo que passarão pelo local de hora em hora, entre 10h05 e 16h05, aproximadamente.


/cultura /turismo

Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.