Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de janeiro de 2016

Monumento aos Açorianos começa a ser restaurado no dia 18

Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA
Obra tem 17m de altura por 24m de comprimento
Obra tem 17m de altura por 24m de comprimento
As obras de restauro do Monumento aos Açorianos, localizado na avenida Loureiro da Silva, serão iniciadas na segunda-feira, 18. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 7, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Além da recuperação das estruturas, a valorização do monumento também terá restauro das peças em aço, limpeza geral, pavimentação com paralelepípedo de granito e reposição da grama no entorno.
 
O monumento está cercado desde junho de 2013,  por medida de segurança, devido à corrosão.

Em  28 de setembro, foi publicado no Diário Oficial do município o edital de abertura de pregão eletrônico para contratação de empresa que fará a recuperação estrutural do monumento. O  pregão, ocorrido em 9 de outubro, no site www.cidadecompras.com.br, teve como vencedora a empresa Interativa Construções Ltda, com valor de contratação de R$ 356.mil.
 
Monumento aos Açorianos -  Trata-se de homenagem à chegada dos primeiros sessenta casais açorianos que povoaram Porto Alegre. Foi inaugurado em 26 de março de 1974, aniversário da cidade. A obra possui 17m de altura por 24m de comprimento.

Construído em aço, é uma obra do escultor Carlos Tenius, lembrando uma caravela composta de corpos humanos entrelaçados, e tendo à frente uma figura alada que lembra o mitológico Ícaro e representa a vitória.

No monumento existe o seguinte escrito: "Jamais sonhariam aqueles casais açorianos, que da semente que lançavam ao solo nasceria o esplendor desta cidade".
 


/meio_ambiente /monumentos
Texto de: Aline Czarnobay
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.