Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de janeiro de 2016

Secretaria da Cultura anuncia edital Regional do FAC para 2016



Iniciativa inédita na história do Fundo de Apoio à Cultura, edital garantirá distribuição de recursos para todas as regiões, estabelecendo cotas para cada uma das 9 regiões funcionais do estado.
O anúncio de um edital do Fundo de Apoio à Cultura, foi feito pelo secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, em palestra realizada no Fórum Inter-regional de Cultura, organizado pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), vinculado à Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizado na Ulbra de Torres.
Secretário Victor Hugo falou sobre as ações de 2015
Secretário Victor Hugo falou sobre as ações de 2015
“Ainda estamos definindo as regras do edital, mas a ideia é que contemplemos 18 projetos ao todo, garantindo uma isonomia para as regiões”, afirmou Victor Hugo.
Victor Hugo apresentou o relatório de Gestão da Sedac com o balanço das principais ações realizadas em 2015. Como uma das principais ações o secretário citou a aprovação do Plano Estadual de Cultura (Lei 14.778/15) e o início do trabalho de consolidação do Sistema Estadual de Cultura (Lei 14.310/13). “Os municípios devem estar alinhados e fazer sua lição de casa para que cada um tenha seu Plano, Fundo e Conselho Municipal de Cultura. Assim estaremos juntos consolidando o Sistema Estadual e trabalhando na busca por mais recursos para a cultura”. Acrescentou ainda, que a equipe da Sedac está apta e pronta a ajudar nas orientações aos municípios sobre o procedimento para esses passos.
Ao citar os três princípios norteadores de sua gestão: Normalidade Político –Administrativa, Presença Institucional e Busca por Resultados, o secretário disse que vê no relatório de gestão uma entrega para a comunidade cultural. “Quem como nós está na função pública tem que pensar na entrega e é isso o que estamos fazendo após nosso primeiro ano de trabalho no Governo do Estado”, afirmou.
12647190_1081158688602390_8864454318790736700_n

O diretor de Cidadania e Diversidade Cultural da Sedac, Leoveral Soares, falou sobre o Sistema Estadual de Cultura
O encontro contou também com a presença do diretor de Cidadania e Diversidade Cultural da Sedac, Leoveral Soares, que destacou o trabalho da Comissão Intergestora Bipartite, com integrantes do Codic. “ Em 2016 estaremos definindo os critérios para que os municípios tenham condições de aderir ao Sistema Estadual de Cultura, bem como o assessoramento para que possam ser construídos os Sistemas Municipais”, informou.
Após a palestra o secretário respondeu à perguntas dos dirigentes de 11 municípios que compareceram ao encontro. O evento integra a programação da Assembleia Geral de Verão da Famurs, que teve abertura com participação do governador em exercício, José Paulo Cairolli, e presença do secretário Victor Hugo.
Dirigentes Municipais de Cultura no encontro do Codic
Dirigentes Municipais de Cultura no encontro do Codic