Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de janeiro de 2015

63º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO DO MTG - DE 09 À 11 DE JANEIRO EM URUGUAIANA


 

MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO
63º CONGRESSO TRADICIONALISTA
Uruguaiana: 09, 10 e 11 de janeiro de 2015

Realizou-se na cidade de Uruguaiana, de 09 à 11 de janeiro o 63º Congresso Tradicionalista do MTG.
Entre as proposições aprovadas esta a de nº 03 que sugeriu o nome de Delsi Dorneles para o patrono espiritual do 63º Congresso Tradicionalista Gaúcho do MTG.
“Para cada Competição Momento de Confraternização”, proposição nº 13 foi aprovada como tema anual do MTG.
“CAMPEIRISMO GAÚCHO E A SUA IMPORTANCIA SOCIAL E CULTURAL” proposta de Fabiano Vencato, de Canoas, 12ª Região Tradicionalista do ano de 2014 foi escolhida como tema para as comemorações dos Festejos Farroupilhas 2015.

Veja a justifacativa:

Barbosa Lessa em sua tese “O Sentido e o Valor do Tradicionalismo” relata que a vida humana, a sociedade - mais que o indivíduo constitui a principal força na luta pela existência. Mas, para que o grupo social funcione como unidade, é necessário que os indivíduos que o compõem possuam modos de agir e de pensar coletivamente. Isto é conseguido através da "herança social" ou da "cultura". Graças à cultura comum, os membros de uma sociedade possuem a unidade psicológica que lhes permite viverem em conjunto, com um mínimo de confusão. A cultura, assim, tem por finalidade adaptar o indivíduo não só ao seu ambiente natural, mas também ao seu lugar na sociedade. Toda a cultura inclui uma série de técnicas que ensinam ao indivíduo, desde a infância, a maneira como comportar-se na vida grupal. E graças à Tradição, essa cultura se transmite de uma geração a outra, capacitando sempre os novos indivíduos a uma pronta integração na vida em sociedade. A cultura, como um conceito dinâmico através do tempo, sofre reformulações constantes na busca de exprimir as configurações de uma sociedade com relação a seus costumes, símbolos, valores, ideias e tradições. Por estar intrinsecamente ligada às relações sociais, a cultura se remodela ao destino de compreender estes processos. Ainda hoje, constatam-se muitos artefatos e práticas hibridas que permeiam a sociedade ganhando força e relevância, pois é cada vez mais intensificado pelos processos globalizadores.

Desta forma o campeirismo gaúcho contribui com o enriquecimento da cultura gaúcha, pois como foi dito são hábitos e costumes que passam de geração a geração. O peão campeiro é o segmento social proposto para efetuar a compreensão de uma localidade que se afirma através de suas práticas campeiras evidenciadas pela tradição. Suas técnicas e estruturas de trabalho são artefatos riquíssimos para se perceber o quanto sua figura possui importância cultural e social. O hibridismo cultural conceitua-se como processo sociocultural no qual estrutura e prática se combinam para gerar, objetivos em comum. Por esta motivo é que proponho o tema já citado à cima exaltado assim as contribuições e homem campeiro a sociedade e o enaltecimento a cultura gaúcha. É importante salientar que o campeirismo gaúcho está presente desde a formação das Vacarias permitindo assim que se realizasse, na área do atual Estado, a atividade de preia do gado selvagem. Caçava-se o gado e se retirava o couro, que era exportado para a Europa. A carne que não era consumida pelos predadores, era deixada no campo, apodrecendo. Todos predavam gado: portugueses, índios de aldeamentos, moradores das terras espanholas que tinham permissão de suas autoridades para vaquear, indivíduos que vaquejavam por conta própria. O Movimento Tradicionalista Gaúcho orgulha-se de todas as atividades campeiras que fazem parte de nossa história, cultivado atividades que hoje são encontradas em Rodeios, Concurso do Peão e Guri Farroupilha e no FECARS desta forma fica evidente a importância do campeirismo gaúcho para a manutenção e formação social e cultural de nossas origens. Seguindo a esta linha de pensamento são propostos à confecção de 09 (nove) carros temáticos que representa de forma simples, mas concreta a importância do peão campeiro e as heranças que até os dias de hoje são cultivadas por todo o Rio Grande.