Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

12 de janeiro de 2015

Carnaval de Rua da Cidade Baixa terá regras e horários definidos

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Encontro foi convocado pelo prefeito para debater alternativas e soluções
Encontro foi convocado pelo prefeito para debater alternativas e soluções
O prefeito José Fortunati e o vice Sebastião Melo se reuniram nesta segunda-feira, 12, com lideranças dos moradores e empresários da Cidade Baixa, secretários e gestores municipais, representantes da Brigada Militar, Polícia Civil,  Ministério Público Estadual e Conselho Tutelar, para tratar do regramento e infraestrutura necessários à realização do Carnaval de Rua da Cidade Baixa. O evento, organizado por blocos e associações, terá dias, horários e percurso previamente definidos e deverá respeitar algumas normas que estão sendo definidas em conjunto com a comunidade.  
 
O encontro foi convocado pelo prefeito para debater alternativas e soluções para as questões que envolvem o Carnaval de Rua, como segurança, limpeza urbana, trânsito e mobilidade, saúde, etc. “A prefeitura não organiza este evento, não se trata de um evento oficial. É uma manifestação popular espontânea. Mas exige uma preparação, organização e um regramento. Temos que garantir o sossego e a tranquilidade dos moradores e preservar essa tradicional festa na cidade”, disse Fortunati. Em seguida, moradores, comerciantes, representantes de entidades do bairro e dos órgãos públicos se manifestaram e fizeram sugestões.
 
Uma das alternativas que está sendo analisada é que os blocos de Carnaval se concentrem numa praça ou local amplo, percorram uma rua do bairro e depois a dispersão aconteça na orla do Guaíba. A pedido dos moradores e comerciantes, também serão definidos dias e horários específicos. A Brigada Militar informou que esse calendário, por questões de segurança, não poderá conflitar com outros grandes eventos na cidade, e se comprometeu em colocar uma guarnição, com 20 PMs, para trabalhar no local. 
 
Outro ponto acertado na reunião é que os gastos com hora-extra das equipes de limpeza, fiscalização e segurança, banheiros químicos, atendimento médico, entre outros, deverão ser custeados pelos organizadores e seus patrocinadores. “Nós daremos o devido apoio, sem envolver custos extras, e, principalmente, buscaremos manter a festa com regramentos, buscando um equilíbrio entre foliões, moradores, comerciantes e todos os envolvidos. Não permitiremos excesso e contaremos com a parceria da iniciativa privada, por meio de patrocínios, para arcar com os gastos excedentes que a festa venha a apresentar”, explicou o vice-prefeito.
 
O grupo volta a se reunir nesta terça-feira, 13, desta vez com a presença de representantes dos blocos, para discutir outros detalhes como dias, horários e o percurso do Carnaval. 


/bairros /carnaval /cidade_baixa
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.