Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

8 de janeiro de 2015

Economia Criativa na Capital ganha apoio do Legislativo

Foto: Joel Vargas/PMPA
Publicação com as diretrizes da Economia Criativa foi finalizado em dezembro
Publicação com as diretrizes da Economia Criativa foi finalizado em dezembro
A iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre de transformar a Economia Criativa num dos indutores do desenvolvimento da Capital gaúcha, ganhou um indicativo importante por parte do legislativo municipal. Na segunda-feira, 5, o vereador Guilherme Socias Villela assinou o Projeto de Emenda à Lei Orgânica que tem como objetivo incluir a Economia Criativa dentro dos princípios gerais da atividade econômica do município. “Alguns países têm recorrido à economia criativa para fins de revitalização do crescimento socioeconômico, além de fomentar a inovação, e iniciativas como essa devem fazer com que Porto Alegre trilhe o mesmo caminho”, justificou  Villela.
 
A Câmara Municipal de Porto Alegre integra o Comitê de Economia Criativa criado pela Prefeitura em 2013, através do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), que elaborou o Plano Municipal de Economia Criativa. O documento, finalizado e entregue em dezembro do ano passado, possui as diretrizes para o desenvolvimento desta atividade em Porto Alegre.

A principal meta para 2015 será a produção do “Mapa de Iniciativas e Oportunidades em Economia Criativa”, que irá embasar as ações indicadas no documento. “Com a inclusão na Lei Orgânica do Município o segmento da Economia Criativa começa a ser efetivamente normatizado e a sua importância resgatada oficialmente”, afirmou a secretária de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre, Deborah Pilla Villela.  A emenda deverá ser anunciada oficialmente no Plenário da Câmara logo após o recesso.


/economia /inovacao /inovapoa
Texto de: Paulo Cesar Flores
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.