Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de janeiro de 2015

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo abre programação do ano com mostra coletiva de escultores


Em cerimônia que contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, na noite dessa terça-feira (13),  o Centro Cultura CEEE Erico Verissimo, abriu a programação de 2015 com a mostra coletiva Dimensão Pública, organizada pela Associação dos Escultores do Estado (AEERGS). A exposição tem o objetivo de apresentar a produção de artistas de diversas regiões do Rio Grande do Sul e divulgar a Lei 10.036.
Trabalhos de 36 escultores abrem programação 2015 do Centro Cultural CEEE
Trabalhos de 36 escultores abrem programação 2015 do Centro Cultural CEEE
Para o presidente da AEERGS e curador da exposição, Vinicius Vieira, a entidade se organiza desde a sua fundação em 1982, em assuntos comuns aos artistas visuais que atuam no segmento da escultura no estado.  A mobilização mais recente foi pela regulamentação da Lei 10.036/06  de Porto Alegre, que dispõe sobre a colocação de obras de artes plásticas nas edificações com área l igual ou superior a dois mil metros quadrados.
Vinicius Vieira é o curador da exposição
Vinicius Vieira é o curador da exposição
Vinicius informou que só a partir de 2014 os artistas começaram a ser contratados para a produção de arte nesses espaços. “Essa lei vem beneficiar os artistas que fazem estudos de obras de arte no espaço urbano”, afirmou. A ideia é que outros municípios formulem leis semelhantes e que a instalação de obras de arte sirva como medida compensatória à crescente verticalização das cidades.
Exposição inclui também intervenções de arte
Exposição inclui também intervenções de arte
A mostra Dimensão Pública pode ser vista  até o dia 21 de fevereiro, de terça à sexta-feira das 10h às 19h e nos sábados das 11h às 18h. O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo fica na rua dos Andradas 1223, no Centro Histórico de Porto Alegre.