Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

2 de outubro de 2015

Dilan Camargo será o patrono da 61ª Feira do Livro

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Airton Ortiz passa o patronato a Dilan Camargo na abertura do evento
Airton Ortiz passa o patronato a Dilan Camargo na abertura do evento
O escritor, compositor e poeta Dilan Camargo será o patrono da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 1º, pela Câmara Riograndense do Livro. A lista de patronáveis deste ano era composta também pela jornalista e escritora Cíntia Moscovich; a escritora Maria Carpi; o cartunista Santiago; e a escritora Valesca de Assis. No último ano, o posto foi ocupado pelo escritor Airton Ortiz. A feira será realizada entre 30 de outubro e 15 de novembro.
 
A escolha considera aspectos como qualidade, extensão e importância do conjunto da obra; representatividade no meio intelectual e na sociedade; e serviços prestados ao livro. Os candidatos podem ter obras publicadas em qualquer gênero, não exclusivamente literário, e devem ser gaúchos ou radicados no Estado há mais de cinco anos.
 
O colégio eleitoral que escolhe o patrono é formado por empresas associadas a Câmara Riograndense do Livro, ex-presidentes da Câmara, ex-patronos e representantes da comunidade cultural. 
 
Dilan Camargo participou da criação da Cooperativa de Escritores e do Grupo Vereda, da fundação da Associação Gaúcha de Escritores, foi membro do Conselho Estadual de Cultura, ministrou por anos oficinas de poesia no Instituto Fernando Pessoa, organizou três antologias de poesia do Rio Grande do Sul editadas pela Assembleia Legislativa, foi apresentador do programa de entrevistas Autores e Livros na TV Assembléia, escreveu mais 80 letras de música e teve encenada uma de suas peças de teatro sob a direção de Carlos Carvalho. Também foi secretário de Estado Adjunto da Cultura. Dilan Camargo recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura em 2008 com o livro BrinCriar. Suas obras mais recentes são de 2014, entituladas Um Caramelo Amarelo Camarada, Álbum da Fé-Li-Cidade II e Rimas pra Cima. Ele é natural de Itaqui no Rio Grande do Sul. 
 


/cultura /feira_do_livro
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.