Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

25 de outubro de 2015

Plano Municipal de Cultura aprovado não é o nosso plano

No dia 21 de outubro, tivemos mais um embate na luta para que nossa cidade tivesse um Plano Municipal de Cultura. Depois de 3 anos de trabalho intenso e de o texto ter ido para a Câmara sem as metas, compusemos um acordo entre todos os partidos e vereadores e conquistamos o melhor texto naquele momento.


O plano que foi aprovado unanimemente, na tarde de 13 de julho, por todos os partidos e vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre, sofreu diversos vetos pelo prefeito José Fortunati, num claro desrespeito ao acordo consagrado.


Voltando para a câmara, alguns vetos foram derrubados, e um deles, o mais importante, pois trata de orçamento para a cultura, mesmo ela sendo o terceiro item de opção dos porto-alegrenses no Orçamento Participativo e sem o que nada se constrói, não foi aprovado.

O Plano aprovado  é um arremedo de plano municipal de cultura. Não é aquele que foi feito à várias mãos, pela sociedade civil, conselho e gestor. Mesmo que tivéssemos aprovado todas as nossas emendas e derrubado todos os vetos, queremos sinalizar que também não seria o nosso plano, pois o seu texto aprovado foi modificado pelo Executivo,  à revelia da sociedade porto-alegrense.


Mesmo assim, na certeza de que já obtivemos um avanço, incluindo Porto Alegre no Sistema Nacional de Cultura, cumprimentamos todos, que lutaram conosco, chamando já para a luta que continua.


Lutaremos até conseguir realmente aprovar, nas revisões previstas para o PMC POA,  um texto mais fiel e de acordo com o que foi construído a partir de 9 conferências de cultura, 18 anos de demandas represadas e que o gestor simplesmente ignorou.


A oportunidade para expressar aos gestores, comunidade cultural e imprensa, a nossa insatisfação por esse texto aprovado, será na 10ª Conferência Municipal de Cultura, que se avizinha, onde novamente nós todos  juntos e unidos continuaremos nossa luta pela verdade, ética e democracia, pois não desistiremos dos nossos sonhos!


ATIVISTAS DA CULTURA DE PORTO ALEGRE: JUNTOS CONTINUAMOS A LUTAR PELO NOSSO PLANO DE CULTURA!

Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
Em mandato prorrogado
F: 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com