Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

11 de outubro de 2015

No encerramento, Lideranças Elogiam o Curso de Formação e Clamam por novas Edições


Conselho Popular da Lomba do Pinheiro

Na tarde deste sábado 10/10/2015, foi realizado o quinto Módulo do curso de formação para lideranças a Lomba do Pinheiro, organizado pelo Conselho Popular. Contou coma participação especial do Professor e escritor Dr. Pedrinho Guareschi, que corou esse último momento do curso.

O projeto do curso de formação foi elaborado pela coordenação do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro e foi aperfeiçoado e dinamizado pelo Grupo de Trabalho para este fim, conforme link’s: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/03/estao-abertas-inscricoes-para-o-curso.html e

http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/04/curso-de-formacao-para-liderancas-do.html.

Foram cinco etapas distribuídas com conteúdo específicos e precedidos pela abertura com o Dr, Jacques Alfonsin, que deu o tom inicial. Contou com vários participantes, veja link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/04/excelente-e-triunfante-abertura-do.html.

O interesse pelo curso foi sendo revelado pelos próprios participantes na medida que era concluído mais um módulo. Nos links a segui são descritos o sentimento desses momentos: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/04/participantes-do-curso-de-formacao.html (módulo I);

http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/05/segundo-modulo-do-curso-de-formacao.html (Módulo II).

Os módulos seguintes também entusiasmaram os participantes – contou no Módulo III, com a importante participação do Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre/RS e Professora Rosa Ângela Cheiza, da Faculdade de Ciências Econômica da UFRGS e Sócia do Instituto Justiça Fiscal, que abordaram sobre o tema – Educação Fiscal e Cidadania – Contextualização do Sistema Fiscal no Estado e suas características, compreendendo o sistema para o controle social democrático.

O Módulo IV abordou o tema – O Controle Social e os desafios atuais: debaterá o papel dos agentes sociais e dos conselhos frente ao controle social e seu papel, atribuições, competências e ação com o gestor público. Teve a excelente participação da Assistente Social Rosa Castilhos; Mestre e Doutora em Serviço Social e professora do Curso de Serviço Social da UFRGS. Foi mais um momento de importante troca de saberes.

O urso contou com 81 inscritos, com uma média de participação, por módulo de aproximadamente 50 a 60 pessoas. Embora no decorrer do curso tenham transitado 123 pessoas, que em algum momento estiveram em algum dos módulos.

O encerramento foi marcado por momentos de depoimentos dos participantes revelando sua opinião sobre o que assistiu; a fala de Pedrinho Guareschi – sempre muito rica de conteúdo; interação partilhada com troca de mensagens entre os presentes e confraternização.

Asa falas foram unânimes em avaliar como excelente a iniciativa; a dinâmica, o conteúdo e a metodologia foram fundamentais paro o bom resultado desse curso de Formação. O pedido também foi unânime - É importante a reedição de novos cursos de formação.

A coordenação do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, ao atender o pedido para a realização de curso, sente-se com sua missão cumprida e feliz por ter atingido o objetivo proposto. Sobretudo ao Grupo de Trabalho que esteve presente em todos os momentos do Curso. Assim também, como a importante parceria do Cemitério Jardim da Paz, ONIBUS e o CPCA que colaboraram para o bom êxito dos encontros.


Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro