Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

24 de outubro de 2015

Sancionada lei que regulamenta a Profissão de artesão


Por: | 22/10/2015 17:32
Festival Pernambuco Nação Cultural_Mata Norte_Goiana_Feira de Artesanato
A profissão de artesão sempre existiu, talvez seja uma das primeiras profissões e formas de comercio de produtos fabricados na terra, ainda no período neolítico 6.000 a.C, já tem descrição de produtos artesanais. O artesanato é tudo o que é feito com o uso da criatividade de transformar qualquer tipo de material em outro mais elaborado, necessidade em que os primeiros povos do mundo tinham em fabricar utensílios, adornos e ferramentas para melhorar e facilitar o dia a dia do povo.
E hoje foi sancionada pela presidente da republica Dilma Roussefff a lei  7755/10 que regulamenta a profissão de artesão.
A histórica reivindicação deste setor da cultura popular brasileira contou com o empenho de valorosos artistas pernambucanos.
A regulamentação da profissão é uma conquista de mais de 10 milhões de artesãs e artesãos, que contam com o empenho principalmente da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (Cnarts) que é presidida pela a artesã lagoense do carro Isabel Gonçalves ; das federações estaduais e da frente parlamentar, criada este ano com o objetivo de fortalecer a representatividade da categoria em nível nacional.
O PL pela presidenta, a Carteira Nacional de Artesão passará a valer, por um ano, em todo o território nacional, e poderá ser renovada após comprovada contribuição à Previdência Social. Além disso, a União também estará autorizada a criar a Escola Técnica Federal do Artesanat