Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de outubro de 2015

SOPAPO POÉTICO - EDIÇÃO DE OUTUBRO/2015

 


Na oitava edição de 2015, o SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia recebe o poeta Jorge Fróes, para o lançamento do livro "Estamos Quites", e o artista multimídia Moisés Patrício, de São Paulo. O evento acontece no dia 27/10, terça-feira, às 19:00, na escola Instituto de Educação Flores da Cunha, na Av. Osvaldo Aranha, nº 527, Bairro Rio Branco, Porto Alegre/RS.


O sarau SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia - é realizado pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012, de março a novembro, sempre na última terça-feira do mês. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro celebra o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas.

Neste mês, Sopapo Poético recebe dois convidados especiais: o poeta Jorge Fróes e o artista multimídia Moisés Patrício.

Natural de Porto Alegre, JORGE FRÓES é poeta, escritor e professor de literatura. É também integrante da Associação Negra de Cultura e um dos idealizadores do projeto Leituras Negras, que, desde 2005, periodicamente, promove o encontro de leitores para reflexão e discussão de livros com temática negra. Em 1985, participou da Antologia de poetas brasileiros, Editora Shogun, organizadora Christina Oiticica. Em 1993, Porto Alegre, RODA de poesia negra. Poema: Negro é negro mesmo. 1995, Revista Negra, número especial da Porto & Vírgula, organizado por Ronald Augusto, ainda em 1995, Revista Callallo: African Brazilian Literature. 1998, Revista Continente Sul Sur, edição dedicada à poesia. De 2000 a 2001 editou com César Dias o jornal Fenestra Literatura, que teve entre outros entrevistados o poeta Oliveira, Silveira e o escritor Moacyr Scliar. 2001. Poemas no Ônibus. 2002. Poemas nos Ônibus 10 Anos, Porto Alegre, Unidade Editorial SMC. 2003, Poemas no Ônibus, Secretaria Municipal de Cultura. 2011, O Melhor da Festa – Vol. 3, editora Casa Verde, organizado por Fernando Ramos. No Sopapo Poético, Jorge Fróes estará lançando o seu primeiro livro individual de poesia, "Estamos Quites", pela Editora Vidráguas.

MOISÉS PATRÍCIO é artista multimídia e arte-educador. Nasceu no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, em 1984. Aos 10 anos, inscreveu-se na oficina de pintura e grafite dos Meninos de Arte de Santo André. Durante todo o período em que durou a oficina, chegou a trabalhar como assistente do professor e a participar de várias exposições e eventos. Hoje, trabalha e vive como artista e educador em São Paulo. É membro-fundador do Atelier Coletivo DES (Dialéticas Sensoriais), que, desde 2006, realiza ações coletivas estéticas, produzindo exposições, instalações dialéticas sobre arte contemporânea e urbanidade nas periferias de Santo André e São Paulo. Moisés Patrício participa da Mostra X, em cartaz na Fundação Ecarta até o dia 15 de novembro.

 

Neste mês, o Sopapo Poético será realizado no Instituto de Educação Flores da Cunha, a convite da escola, que desenvolve desde 2005 ações de incentivo ao ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira. A escola fica na Av. Osvaldo Aranha, nº 527, próximo à Redenção e ao campus central da UFRGS. Haverá estacionamento para o público, com entrada pelos fundos da escola, acesso pela Av. Setembrina.

 

O espaço será aberto para o público às 19h, com exibição de vídeos comandada por Dvj Augusto, em uma parceria com o Cineclube CINE KAFUNÉ.

No mesmo horário, tem início a FEIRA AFRO, integrando o empreendedorismo negro, com exposição e venda de artesanato, roupas, discos, livros e diversos acessórios.
Às 20h, começa o sarau poético-musical. Na primeira parte do evento, os presentes intervêm espontaneamente, com interpretações de poemas e canções. A seguir, são chamados os convidados da noite.

Paralelamente ao sarau, acontece o SOPAPINHO, onde os pequenos desenvolvem atividades acompanhadas de educadoras. Pede-se aos pais que tragam lanches e bebidas saudáveis para seus filhos compartilharem com as demais crianças.

 

SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia

35ª EDIÇÃO - OUTUBRO/2015

Convidados: Jorge Fróes e Moisés Patrício

Quando: terça-feira, 27 de outubro, às 19h

Onde: Instituto de Educação Flores da Cunha

Avenida Osvaldo Aranha, 527, Rio Branco, Porto Alegre - RS

ENTRADA FRANCA


Contatos: sopapo.poetico@gmail.com

8428-2804 - 9317-6497 - 9218-5449

 

Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

Apoios:
Cine Kafuné

Instituto de Educação General Flores da Cunha

Fundação ECARTA

Editora Vidráguas

SINDIPETRO-RS - Sindicato dos Petroleiros

SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre

AECPARS – Associação das Entidades Carnavalescas

Escola de Samba Acadêmicos da Orgia

Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)

 

Visite o nosso blog Sopapo Poético e tenha mais informações sobre o sarau:
http://sopapopoetico.blogspot.com.br/